Essa é a pergunta que não quer calar: aula presencial ou ensino online no mergulho?

Como um instrutor de mergulho, antes de oferecer seus cursos de mergulho no mercado, você deverá pensar na estrutura do curso.

A certificadora de mergulho define o conteúdo mínimo que você deve abordar e as atividades que você executar, mas é você quem faz o cronograma de aula.

Com o avanço da tecnologia, a maneira como nossos alunos aprendem a parte teórica está mudando.

Na PADI, além da opção o E-Learning, na qual o aluno assiste aos vídeos, realiza suas revisões de conhecimentos e a prova pela internet; é possível também adquirir os Materiais Touch para baixar no seu smartphone ou tablet.

Escuto muita discussão sobre o que é melhor e por isso hoje resolvi escrever os prós e contras do ensino online e da aula presencial.

  1. Aula Presencial
  2. Ensino Online
  3. Mitos do Ensino Online
  4. Qual a melhor opção?

Ficou curioso, então vem comigo! 😉

AULA PRESENCIAL

Aula presencial

PRÓS

  • Compartilhamento de experiência: ao trabalhar junto com seus alunos em sala de aula, você terá a oportunidade de compartilhar com eles suas experiências e exemplos reais de mergulho para fortalecer a aprendizagem.
  • Relacionamento: durante as aulas teóricas você tem a oportunidade de construir um relacionamento ainda mais forte com seus alunos.
  • Toque pessoal: como instrutor você terá a oportunidade de imprimir seu toque pessoal nas aulas, ensinando a teoria do curso de maneira única e pessoal.
  • Feedback instantâneo: você poderá esclarecer na mesma hora as dúvidas e maiores dificuldades de seus alunos.
  • Mais vendas: você terá a oportunidade de promover outros cursos, especialidades e até equipamentos, linkando eles com os assuntos abordados e demonstrando sua importância.

CONTRAS

  • Disponibilidade para aulas: com a correria do dia a dia, você ainda terá que achar uma brecha na agenda de seus alunos para agendar uma aula presencial.
  • Comprometer os feriados e finais de semana: no caso dos destinos de mergulho, esse é o maior contra. As pessoas que estão em viagem não querem perder tempo em sala de aula!
  • Deslocamento: pensando nas grandes cidades, imagina seu aluno depois de um dia de trabalho ainda ter que enfrentar o trânsito para atravessar a cidade para ter uma aula.
  • Bunda na cadeira: quando seu aluno se inscreveu no curso de mergulho, ele buscava diversão! Ficar horas e horas, ou até dias, sentado numa cadeira escutando sobre teoria de mergulho não é divertido e assim as pessoas acabam achando que mergulhar é chato.

ENSINO ONLINE

Ensino online

PRÓS

  • Disponibilidade de horário: com acesso 24 horas, 7 dias por semana, o seu aluno pode ajustar seus estudos em sua própria agenda, escolhendo aprender pequenos tópicos em sessões mais longas.
  • Mais conforto: seu aluno pode optar por aprender no conforto de sua própria casa, numa cafeteria ou até mesmo na viagem de avião para o seu destino de mergulho.
  • Economize tempo: ao completar a parte teórica do curso de mergulho antes de uma viagem de mergulho, seu aluno chegará no destino e irá direto para a aula de piscina e para os mergulhos, evitando assim perder seu precioso tempo em sala de aula.
  • Aprenda no seu próprio ritmo: com a variedade de conteúdo, vídeos e questionários interativos, o PADI e-Learning e o PADI Touch se adaptam ao seu estilo e ritmo de aprendizado de seus alunos. Eles poderão estudar cada capítulo em seu próprio ritmo, repetindo as seções necessárias para atualizar e incorporar sua compreensão de cada tópico – sem se preocupar em estar “segurando a classe”.

CONTRAS

  • Acesso à internet: no caso do sistema E-learning, seu aluno precisa ter um bom acesso à internet, tanto para assistir aos vídeos como para preencher as revisões de conhecimento e realizar o prova final. Neste caso o Material Touch tem um pequena vantagem, pois requer internet só no momento de baixar o material para o dispositivo e depois para enviar as revisões de conhecimento e a prova.
  • Tirar dúvidas: durante os estudos seu aluno não conseguirá tirar as dúvidas e assim poderá chegar para a aula de piscina com mais perguntas, fazendo sua aula demorar um pouco mais do que o normal.
  • Impessoalidade: você não terá criado um relacionamento prévio com seus alunos e assim na aula de piscina você sentirá um clima mais fechado.
  • Requer disciplina: todo auto-estudo requer disciplina e comprometimento. Como instrutor você deverá verificar o andamento de seus alunos para certificar que todos cheguem nas aulas de piscina com os módulos de teoria concluídos.

MITOS DO ENSINO ONLINE

E-learning PADI

Existe ainda muito preconceito no mercado com relação ao ensino online.

Escuto muitos instrutores de mergulho das antigas dizendo que os cursos online não tem qualidade ou que seus clientes não valorizam cursos que não são presenciais.

Na minha opinião isso é um grande mito!

Seguindo a tendência da utilização das mídias digitais no dia a dia, como serviços bancários e compras, a área da educação online vem conquistando adeptos todos os dias.

Ou seja, as pessoas querem e demandam cursos online!

De acordo com a pesquisa feita pela NZN Intelligence, 90% das pessoas afirmaram que fariam um curso online em algum momento da vida, sendo que 61% delas já realizaram alguma aula na web.

Outro mito é com relação a possibilidade de falsificação de desempenho, já que alguém pode fazer o curso por ele.

Lembre-se, toda a parte teórica aprendida pelo aluno será aplicada na prática, tanto na aula de piscina como nos mergulhos em águas abertas, e assim você conseguirá ver pessoalmente se o aluno está apto para progredir na atividades do curso.

Outro mito do ensino online é acreditar que ausência presencial de um professor é um desestímulo ao estudo.

Muitas pessoas, principalmente os brasileiros, se sentem mais confortáveis com a pressão externa do professor, como ocorre em uma sala de aula, para estudar.

Mas é importante dizer que o professor, no ensino online, está presente, mas numa forma virtual.

Como instrutor de mergulho você pode e deve acompanhar o desempenho do seu aluno no ensino online, vendo o progresso nas aulas e a nota dele nas revisões de conhecimentos e na prova final.

Assim, como professor, você pode cobrar prazos para finalização de atividades e ainda ver as dificuldades deles e até sanar suas dúvidas à distância.

Outro mito que existe é acreditar que o estudo pelo computador ou pelos dispositivos móveis traz distrações.

Na verdade é o contrário! Essas plataformas trazem um aprendizado multimídia, com texto, vídeo e imagem, fazendo com que o aluno aprenda melhor aquele conceito teórico.

ENTÃO, O QUE É MELHOR?

Possibilidades Instrutor de Mergulho

Não é possível dizer categoricamente o que é melhor. Ambas as opções, aula presencial e ensino online, possuem vantagens e desvantagens.

Essa será uma escolha pessoal do instrutor e do aluno!

Você precisa analisar alguns pontos como:

  • Público-alvo: analise quem serão seus potenciais clientes. O que eles iriam preferir e o que condiz mais com o dia a dia deles.
  • Local: você é um destino de mergulho ou um emissor? Como é o deslocamento e o trânsito na sua cidade?
  • Idioma: você recebe muitos estrangeiros? Como está o seu inglês? O sistema e-Learning e os materiais touch podem ajudar você quando a língua for um problema.
  • Vantagem competitiva: analise seus concorrentes. Como é a estrutura de cursos deles? Será que você pode oferecer algo diferente?

Com base nessa matriz você conseguir definir o que é melhor para você e assim montar a estrutura do seu curso de mergulho.

E aí, qual é a sua opinião sobre a aula presencial e o ensino online?
Você prefere fazer curso presenciais ou online?

Compartilhe com a gente o seu caso e mostra como funciona a parte teórica do seu curso de mergulho.

 

Você também vai gostar de