Pesquisando por curso de instrutor de mergulho PADI na internet nem sempre conseguimos as respostas para todas as nossas dúvidas.

Mesmo para quem é um mergulhador certificado ou até já é um divemaster nem sempre fica claro como fazemos para participar de um curso de instrutor de mergulho PADI e o que ele nos habilita a fazer.

Quais são os pré-requisitos para virar um instrutor de mergulho, quanto tempo dura o curso, e quanto custa são apenas algumas das principais perguntas que os interessados nesta formação costumam fazer.

Pensando nisso, nós resolvemos escrever o post de hoje, respondendo as principais dúvidas sobre o curso de instrutor de mergulho PADI e lhe ajudar no seu planejamento.

Segura o fôlego aí e vem com a gente porque o mergulho hoje vai ser profundo!

Vamos lá?

#01 – Quais são os pré-requisitos do curso de instrutor de mergulho PADI?

Pré-requisitos IDC

Para se inscrever no curso de Instrutor de Mergulho da PADI você precisa:

  • Ter mais de 18 anos
  • Ser um divemaster formado pela PADI ou por qualquer outra certificadora
  • Ter no mínimo 100 mergulhos registrados
  • Ser um mergulhador certificado a pelo menos 6 meses, ou seja, sua certificação de mergulhador básico precisa ter sido emitida a pelo menos 6 meses
  • Apresentar um atestado médico que comprove que você está apto para a prática do mergulho

Caso você não seja um divemaster, existem outros cursos que você precisará fazer para poder se inscrever no curso de divemaster.

Lógico que fazer toda sua formação pela PADI trás vantagens na hora de se formar como um instrutor de mergulho PADI, pois ao fazer os cursos você já conhece os padrões e a metodologia da PADI.

No caso dos mergulhos, ao finalizar o curso de divemaster, você terá feito 60 mergulhos de treinamento, ou seja, precisará fazer mais 40 mergulhos.

Se você já é um instrutor de mergulho por outra certificadora, para fazer um crossover você precisará participar de um IDC PADI completo.

Você deve estar pensando: por que participar de todo o treinamento se eu já sou instrutor?

Mesmo sendo instrutor, você ainda não conhece bem a metodologia e os padrões PADI de ensino. Além disso, você precisa conhecer os cursos e serviços da PADI e aprender como comercializá-los.

Além disso, você precisa ter concluído a formação de Instrutor RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e Primeiros Socorros – EFR (Emergency First Response), que normalmente já faz parte do IDC.

#02 – Qual é a duração do curso?

Duração do IDC

O curso de instrutor de mergulho PADI dura, em média, 10 a 15 dias corridos, sem considerar neste prazo os 2 dias do Exame de Instrutores (IE), que é realizado por um examinador da PADI para comprovar que o aluno está, de fato, apto a ser um instrutor PADI.

O IE é feito após o IDC, mas a data certa depende bastante do número de candidatos a serem examinados.

No Nordeste, por exemplo, é comum que a PADI agende o exame para a semana seguinte ao IDC. Entretanto, nos estados do RJ e SP, é comum a PADI agendar uma data para agrupar as várias turmas de IDCs.

As aulas do Programa de IDC podem ser ministradas durante o dia ou à noite, e seguem um programa mínimo de aulas estabelecidos pela PADI .

Se você está pensando em investir na sua carreira como profissional de mergulho e quer fazer o curso de instrutor de mergulho PADI, nós sugerimos que você se desligue o máximo possível das suas rotinas tradicionais e dedique-se ao curso.

Isso ajuda a conseguir melhores resultados!

# 03 – O que eu vou aprender durante o curso?

Conteúdo do IDC

No curso de instrutor de mergulho PADI, você será preparado para ministrar aulas de mergulho conforme a metodologia de ensino e os padrões PADI.

Você também aprenderá sobre como organizar e ministrar aulas dos diversos programas PADI, como o DSD (Discovery Scuba Diving).

Você será capacitado a ministrar tanto aulas teóricas como práticas, em diversos ambientes (piscinas e mar).

No âmbito teórico, você terá a oportunidade de revisar toda a teoria do mergulho, revendo todos os conceitos de física e fisiologia do mergulho, meio ambiente, equipamentos e uso de tabelas de planejamento de mergulho.

Você aprenderá sobre gerenciamento e manejo de riscos e quais serão as suas responsabilidades legais.

Além disso, você também aprenderá sobre o negócio do mergulho, e como precificar e comercializar os diversos cursos e programas PADI, de forma a conseguir atrair e reter melhor seus alunos.

# 04 – É preciso aguardar a formação de uma turma?

Turmas de IDC

O curso de instrutor de mergulho PADI é conhecido como IDC (Curso de Desenvolvimento de Instrutores), composto por 2 cursos: o curso de Assistente de Instrutor e o curso de Instrutor de Mergulho OWSI (Open Water Scuba Instructor), o primeiro nível de instrutor da PADI.

O curso é ministrado por um Diretor de Cursos (Course Director, ou CD), o nível mais elevado que um instrutor de mergulho PADI pode atingir.

O CD solicita à PADI Americas, escritório da PADI ao qual o Brasil se reporta, uma autorização para realização do curso. Por conta do processo burocrático e da logística inerentes à realização do curso, é exigida uma quantidade mínima de alunos.

Portanto, é necessário, sim, formar uma turma para realizar o IDC.

Desta forma, as escolas trabalham com datas fixas durante o ano. Aqui na Let’s Dive atualmente temos 2 turmas por ano, uma em março e outra em novembro.

# 05 – É necessário ter equipamento de mergulho?

Equipamento de Mergulho

De forma bem direta, a resposta para esta pergunta é sim!

Ter o seu próprio equipamento de mergulho não é apenas necessário, mas extremamente importante.

Como profissional de mergulho, você precisa ter seu equipamento. Este é, inclusive, um requisito da maioria das escolas, operadoras e dive centers quando contratam um instrutor.

Neste aspecto, você deve ser bastante criterioso. Na tentativa de economizar, muitos profissionais se decepcionam quando sentem na pele que o barato pode sair caro.

Invista em equipamentos de qualidade!

Lembre-se que sua rotina pode exigir que você esteja na água literalmente todos os dias, e seus equipamentos precisam suportar esta mesma rotina.

Não pense nos seus equipamentos como custo. Eles são investimentos. Coletes e reguladores, por exemplo, se tiverem boa qualidade, podem durar até 7 anos.

Além disso, seu equipamento também influi na sua imagem como profissional.

Um equipamento que aparenta má qualidade e falta de cuidado e manutenção pode passar para os seus alunos a ideia de que você não é um bom profissional.

#06 – O que estarei habilitado a fazer?

O que habilita o IDC

Ao final curso de instrutor de mergulho PADI e sendo aprovado no Exame Final, você se formará como Open Water Scuba Instructor (OWSI) e ficará habilitado a ministrar:

  • Curso Básico de Mergulho (Open Water Diver)
  • Curso Avançado de Mergulho (Advanced Open Water Diver)
  • Curso de RCP e Primeiros Socorros
  • Curso Mergulhador de Resgate (Rescue Diver)
  • Curso de Divemaster
  • Especialização em Máxima Performance em Flutuabilidade (Peak Performance Buoyancy, ou PPB)
  • Especialização Project AWARE
  • Especialização em Conservação de Corais

Você também estará apto e autorizado a realizar mergulhos guiados com mergulhadores certificados e com iniciantes.

Você pode incluir no seu IDC o programa de formação de instrutor MSDT, ficando habilitado a ministrar mais alguns cursos de especialização PADI, o que pode aumentar ainda mais suas chances de se destacar na profissão e conseguir melhores oportunidades.

#07 – Qual é o valor do IDC?

Valor do IDC

Essa informação pode variar bastante, pois, mesmo que o curso de instrutor de mergulho PADI tenha um padrão estabelecido, os serviços agregados ao curso podem ter valores diferentes, a depender dos itens inclusos no pacote.

O valor do seu IDC pode variar de R$ 5000 a R$ 6500, mas, mais uma vez, é importante entender o que compõe este valor final.

Algumas escolas e dive centers incluem no pacote alguns workshops que vão preparar melhor você para o mercado de trabalho e agregar conhecimento.

Outras oferecem alojamento para que você não precise se preocupar com a logística e possa manter todo o seu foco no estudo.

O sucesso da sua carreira começa por uma formação de qualidade. Neste momento, lembre-se que preço não é tudo.

Avalie com calma todos os aspectos, inclusive o currículo e a experiência dos instrutores, a reputação da escola e a qualidade dos profissionais formados por ela.

Uma formação “meia boca” é o primeiro passo para o seu fracasso como profissional.

Recentemente escrevemos um post sobre o que deve ser analisado antes de decidir onde fazer o seu IDC.

Outra coisa que você deve incluir no seu planejamento financeiro para virar instrutor são as taxas da PADI.

Para participar o IE a PADI cobra uma taxa de 847 dólares, e esse valor pode alterar anualmente. Essa taxa serve para cobrir os gastos da realização do exame e a emissão de sua certificação, mas também já inclui a sua primeira anualidade como profissional PADI.

Se você optar pelo programa MSDT são mais 65 dólares por especialização. Como neste programa são feitas normalmente 5 especializações, você terá  ainda um investimento de 325 dólares.

Uma possibilidade para não ficar descapitalizado é enviar para a PADI uma aplicação de instrutor de especialidade por mês, já que você não é obrigado a fazer a aplicação logo após o IDC.

É importante mencionar que como a PADI é uma empresa internacional e o pagamento das taxas é feito à PADI Americas, escritório ao qual o Brasil é subordinado, você precisará de um cartão de crédito para compras internacionais.

Você pode pensar que isso é um complicador, mas hoje em dia existem diversas empresas de cartão de crédito que não cobram anualidade e tem um processo de solicitação bem menos burocráticos, como é o caso do Nubank.

Conseguimos responder todas as suas dúvidas? Não? 🙁
Deixe sua dúvida ou comentário aqui, que teremos o maior prazer em responder!

 

Você também vai gostar de