Aqui no Brasil são poucas as pessoas que pensam em trabalhar como instrutor de mergulho em cruzeiros.

Mas recentemente temos recebido muitos contatos de pessoas perguntando como fazer para trabalhar com instrutor de mergulho em cruzeiros e como seria sua rotina de trabalho.

Você pode até pensar que a vida seria muito puxada, mas por outro lado já imaginou como seria fantástico conhecer diversos lugares viajando pelo mundo.

Assim como qualquer profissão e qualquer ambiente de trabalho, ser instrutor de mergulho em cruzeiros tem seus prós e seus contras.

No post de hoje, nós falaremos um pouco sobre os desafios, as vantagens e as consequências vividas pelos profissionais que escolhem trabalhar nesta modalidade.

Gostou do que vem por aí? Então acomode-se, porque o navio já está zarpando!

Como é a rotina de trabalho de um instrutor de mergulho em cruzeiros?

Rotina instrutor de mergulho em cruzeiros

Quem decide embarcar em uma jornada para trabalhar como instrutor de mergulho em cruzeiros, antes de qualquer outra coisa vai precisar de muita (muita mesmo) disposição.

Instrutores de mergulho num cruzeiro trabalham durante todos os dias do período do contrato, sem dias de folgas.

Normalmente quando o cruzeiro chega em algum porto, você como instrutor de mergulho será o responsável por acompanhar os passagens em seus mergulhos e snorkeling.

Ou seja, é o momento que o instrutor mais trabalha.

A jornada diária de trabalho, em alguns casos, chega a 12 horas e pode ser extremamente cansativa.

Por conta disso, é necessário que o profissional seja extremamente sério, comprometido, responsável e disciplinado. Os horários podem variar, conforme o escopo de trabalho definido para o contrato.

Os contratos duram, em média, de 6 a 8 meses, e as férias (de, aproximadamente, 2 meses) só chegam ao fim do contrato. Este é o momento que o instrutor pode aproveitar para relaxar, descansar e curtir.

Quais são os desafios?

Desafios trabalhar como instrutor de mergulho em cruzeiros

Para a maioria, o maior desafio é o isolamento.

No navio, você provavelmente irá dividir uma pequenas cabine com pessoas de toda parte do mundo, com culturas e costumes diferentes.

O problema do isolamento pode parecer fichinha se você enjoa nos mergulhos.

Quando o mar está muito agitado, até mesmo os veteranos, já bastante acostumados à rotina, admitem ficar enjoados.

Mesmo com todas essas dificuldades, se você é daquelas pessoas que desejam viajar o mundo fazendo o que gostam, além de ter a oportunidade de conhecer diversos pontos de mergulhos espalhados pelo planeta, essa pode ser uma ótima (ou, até mesmo, a melhor) opção para você.

Qual é o salário?

Salário instrutor de mergulho em cruzeiros

Segundo a Shelter, o salário de um instrutor de mergulho em cruzeiros varia de 1700 a 2400 dólares. Além disso, boa parte dos ganhos podem vir também de gorjetas.

Pessoas de outras países possuem uma cultura muito forte sobre o pagamento de gorjetas.

Se seus clientes gostarem e ficarem satisfeitos com o serviço que você prestar, você pode faturar, além do seu salário mensal, entre 20 e 50 dólares por dia.

Bom, não é?

Mas o que torna a remuneração ainda mais atrativa é o fato de não ter gastos acessórios no dia-a-dia durante o período do contrato, já que você já tem como benefícios garantidos pelo próprio contrato, na grande maioria das vezes, alojamento, alimentação e até a passagem para seu país de origem.

Isso permite que o instrutor de mergulho em cruzeiros consiga poupar e economizar durante o período de trabalho a bordo e faz com que os ganhos financeiros se tornem ainda mais vantajosos.

Quais são os pré-requisitos?

Requisitos trabalhar como instrutor de mergulho em cruzeiros

IDIOMAS

Já que estamos falando de cruzeiros, viagens e turismo, é até óbvio que tratemos o domínio de uma língua estrangeira como um dos primeiros requisitos necessários para ser um instrutor de mergulho em cruzeiros.

A maioria dos empregadores pedem que o instrutor fale, pelo menos, uma segunda língua. Somado a isso, o domínio do inglês, em boa parte dos casos é praticamente obrigatório.

EXAMES MÉDICOS

Outro ponto crucial que não pode, de forma alguma, ser menosprezado, são os exames médicos solicitados para verificar a saúde do profissional de mergulho antes que ele embarque, para evitar riscos desnecessários.

Exames como hemograma, glicemia, urina, fezes, diagnóstico de tuberculose e diversos outros podem ser solicitados, a depender da companhia e dos locais a serem visitados pelo cruzeiro.

Da mesma forma, você também pode ser aconselhado a visitar seu cartão de vacinas e garantir que todas elas estão em dia. Vacinas contra febre amarela e tétano, por exemplo, são obrigatórias.

CURSOS

Obviamente, por se tratar de um trabalho embarcado, você precisa de algumas capacitações mais técnicas como o Curso Básico de Segurança de Navios e o Curso de Familiarização de Proteção de Navio.

Além desses cursos, você precisa dos cursos específicos da área em que você quer trabalhar.

Como instrutor de mergulho é obrigatório a apresentação da sua certificação de Open Water Scuba Instructor.

E aqui ser um instrutor PADI é fundamental, pois 99% das companhias de cruzeiro especifica suas vagas apenas para profissionais PADI, já que ela é a maior e mais reconhecida no mundo.

Para agregar valor ao seu currículo e se destacar no processo seletivo é sugerido que você seja um instrutor MSDT, ou seja, que além dos curso básico você também ministre alguns cursos de especialização.

Normalmente os cursos de especialização mais requisitados são Mergulho Profundo, Mergulho em Naufrágios e outros como Peak Performance Buoyancy e Provedor de O2.

OUTROS

Você também precisa apresentar seu passaporte e sua ficha de antecedentes criminais.

Onde posso encontrar vagas de trabalho?

Vagas instrutor de mergulho em cruzeiros

Antes de qualquer coisa, não adianta buscar as vagas se você ainda não fez os cursos necessários para ser um instrutor de mergulho em cruzeiros e se ainda não atende todos os pré-requisitos necessários para poder participar do processo seletivo.

Se você já tem tudo o que é necessário e quer se candidatar a uma vaga, primeiro procure uma agência de recrutamento especializada, apresente-se e envie o seu currículo.

Você pode encontrar algumas delas AQUI, além de diversas outras empresas que também podem estar oferecendo o trabalho dos seus sonhos.

Agora que você já sabe tudo sobre a rotina, os benefícios e as dificuldades de ser um instrutor de mergulho em cruzeiros, que tal dar o primeiro passo nessa jornada e iniciar seu curso de instrutor de mergulho?

Acesse a página Como Virar Instrutor de Mergulho no nosso site e veja como você pode dar o pontapé inicial para a realização do seu sonho de fazer do mundo a sua casa.

Fonte de imagens: freepik

 

Você também vai gostar de