Esta semana resolvemos escrever para você que já é um divemaster formado ou está em vias de terminar seu curso e analisando as possibilidades para continuar com sua formação e se tornar um instrutor de mergulho.

Você pode ter feito todos os seus cursos de mergulho por umas única certificadora ou pode ter experimentado várias, mas é certo que na hora de seguir para o nível de instrutor você irá se perguntar qual é a melhor certificadora de mergulho?

Esta é a dúvida da maioria das pessoas.

Você deve analisar as certificadoras com um olhar mais crítico, pois agora você não é mais um simples aluno.

Ao se tornar um profissional de mergulho temos que avaliar como essa certificadora poderá contribuir para o meu desenvolvimento e crescimento na carreira.

Aqui vamos destacar alguns pontos que você deve analisar antes de decidir a certificadora que vai estar na sua tão sonhada carteirinha de instrutor de mergulho!

  1. Qualidade do Material Didático
  2. Padrão de Ensino
  3. Mais Vagas de Emprego

Ficou curioso? Vem com a gente e não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários. 😉

#01 – QUALIDADE DO MATERIAL DIDÁTICO

Materal Didático

Você pode pensar que isso é um detalhe, mas a qualidade do material didático vai impactar diretamente na qualidade do curso de mergulho que você, como instrutor de mergulho, irá oferecer ao mercado.

Ou seja, afeta sua imagem como instrutor e serve como um diferencial na hora de vender seus cursos e se manter ativo no mercado.

Um material didático ilustrado e de fácil leitura deixa o seu curso mais agradável e divertido, além de facilitar o aprendizado de seu aluno.

Ter um DVD do curso ou até mesmo o curso todo em formato digital que possa ser lido num tablet ou celular, também faz toda a diferença, pois seu aluno poderá assistir o conteúdo do curso no conforto de sua casa.

No mundo em que vivemos, flexibilidade é a palavra chave!

Rotina turbulenta, horas extras no trabalho, trânsito estressante, exigência da família, comodidade e interatividade, são alguns dos motivos que levam as pessoas a optarem por aulas a distância.

Com isso os produtos digitais e os cursos online vão ajudar você a vender mais, pois o aluno pode montar sua rotina de estudo aproveitando os espaços livres na sua agenda.

Lembre-se que no mundo globalizado de hoje, provavelmente você terá alunos de outras localidades, que querem chegar no destino de mergulho e não querem perder tempo em sala de aula.

Daí a oportunidade de poder adiantar a parte teórica utilizando as novas tecnologias.

Analise também os idiomas em que estão disponíveis os materiais didáticos.

Já imaginou perder uma venda porque sua certificadora não tem o material disponível na língua de seu cliente?

Neste ponto a PADI é, sem sombra de dúvidas, a líder de mercado.

Seus materiais são coloridos, modernos e escritos para que até crianças possam entender o conteúdo do material facilmente.

Para atender as necessidades dos mergulhadores em âmbito mundial, os materiais da PADI estão disponíveis em pelo menos 26 idiomas.

A PADI também saiu na frente no quesito tecnologia e hoje é a única que possui material em formato touch para tablets e smartphone.

#02 – PADRÃO DE ENSINO

Certificadora

O  WRSTC – World Recreational Scuba Training Council é uma organização internacional que estabelece os padrões mínimos de treinamento para as certificadoras de mergulho recreativo.  

Atualmente as principais certificadoras de mergulho seguem esses padrões, o que permite a equiparação dos cursos entre as certificadoras.

Mas se existe um padrão internacional, o que difere uma certificadora da outra?

Primeiro ponto que precisamos lembrar é que esses padrões são mínimos, ou seja, cada certificadora pode adicionar conteúdos e habilidades que julgam melhorar a qualidade de seus treinamentos.

Além desses padrões, as próprias certificadoras definem seus padrões e treinam seus instrutores para seguí-los.

No caso da PADI, os padrões definem qual material didático é obrigatório, como as aulas devem ser ministradas, quais são os requisitos de performance para as diversas habilidades de mergulho e até as proporções de alunos.

Isso garante que o curso ministrado aqui no Brasil é igual ao curso ministrado na Austrália ou nos Estados Unidos.

Mas outras certificadoras também possuem padrões internacionais. Então, o que faz a PADI ser diferente das demais certificadoras?

A PADI é a única certificadora de mergulho que possui um departamento de controle de qualidade.

Esse departamento é responsável por monitorar através de pesquisas enviadas a uma amostragem de alunos certificados, para verificar se o instrutor seguiu os padrões do curso.

Nessa pesquisa o aluno certificado responde diversas perguntas como, por exemplo, se ele recebeu o material original, quantos mergulhos realizou e até quais exercícios realizou na piscina ou em águas abertas.

Caso seja identificada a quebra de algum padrão, é aberto um processo administrativo para investigação e tratamento, podendo resultar, em casos muito graves, na expulsão do instrutor.

Isso garante que os padrões sejam realmente seguidos e respeitados, garantindo assim a qualidade dos cursos.

Os cursos PADI (ver quadro abaixo), a nível mundial, são certificados por um auditor independente conforme as normas da ISO para serviços de mergulho recreacional, da European Underwater Federation e do Austrian Standards Institute.

Normas ISO Cursos PADI

#03 – MAIS VAGAS DE EMPREGO

Vagas instrutor de mergulho em cruzeiros

Atualmente a PADI é a líder de mercado em termos de número de certificações emitidas no mundo.

Até hoje foram emitidas mais de 25 milhões de certificações de mergulho desde a sua fundação em 1966.

Segundo levantamento realizado em 2014 pelo site www.divebuddy.com, umas das maiores comunidades online de mergulho criada em 1998, o market share da PADI é de 63%.

Veja a lista completa:

Market share scuba diving

E o que isso tem haver com a escolha da certificadora para se tornar um instrutor de mergulho?

Isso mostra que a demanda pelos cursos PADI é maior do que a demanda pelos cursos das demais certificadoras e assim as oportunidades são maiores para os profissionais PADI.

Algumas vezes a marca de algum produto “fixa” na mente das pessoas de tal ponto, que deixamos de utilizar o nome real de determinado produto e passamos a fazer uso do nome da marca.

Esse é o caso de produtos como Nescau e Toddy (Achocolatados em pó), Bombril (Esponja de aço), Cotonete (Haste pequena envolta ao algodão), entre tantos outros.

Hoje esse efeito já acontece com a PADI.

Muitas pessoas já usam a expressão “My PADI” para falar da certificação de mergulho, o que demonstra o poder da marca.

Se você entrar nos principais sites de vagas de emprego da indústria de mergulho, logo irá perceber que a maioria das vagas são específicas para profissionais PADI.

www.divezone.net

www.diversjobs.com

Lógico que existem algumas exceções, e por isso o ideal é pesquisar a área onde você quer trabalhar para verificar se existem alguma certificadora predominante nesta área.

Mas de uma maneira geral a PADI é hoje a certificadora mais popular do mundo, líder de mercado nos principais pontos de mergulho como México, Tailândia, Maldivas, Filipinas, Galápagos e Egito.

Desta forma, se você quer ter a possibilidade de se colocar no mercado de maneira fácil e trabalhar em qualquer lugar do mundo, a PADI é a certificadora certa.

Hoje são mais de 6 mil Dive Centers and Resorts PADI espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Você já tinha parado para pensar neste pontos? Ainda tem dúvida sobre as vantagens de ser um instrutor PADI?

Que tal BATER UM PAPO com um instrutor de mergulho para conversar sobre a profissão e o mercado de trabalho?

 

Você também vai gostar de