Seja por necessidade ou por opção, ter uma segunda carreira se torna cada vez mais realidade na vida de muitos profissionais no Brasil e no mundo.

Mas o que talvez você não saiba é que ter uma carreira paralela traz diversos benefícios para sua vida!

Aqui neste artigo vou falar sobre alguns deles como:

Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse artigo com seus amigos e não se esqueça de deixar o seu comentário.

#1 - FACILITA A MUDANÇA DE CARREIRA

mudança de carreira

Você pode até ter um bom emprego, um bom salário, trabalhar numa ótima empresa, mas pode não estar feliz com sua carreira atual. Sente que falta aquela motivação, que te faz acordar todas as manhãs com vontade de ir trabalhar.

Isso pode acontecer por 2 motivos simples:

Escolha errada

Vamos pensar em como se deu a início de nossa carreira. Você estava lá no segundo grau, vivendo a pressão da pergunta “Já decidiu qual faculdade vai cursar?”.

Ao escolher o curso você até levou em conta suas afinidades pessoais, mas essa decisão também foi baseada em influências familiares, comodismo e conservadorismo. A escolha equivocada de uma profissão pode gerar frustrações futuras.

Acontece que, nessa fase, por falta de maturidade e experiência e por priorizar mais segurança deixamos de lado algumas aptidões ou habilidades, que hoje poderiam trazer mais prazer para nossas vidas! Mas isso não é o fim do mundo, pois atualmente mudar de carreira está muito mais fácil e aceitável pelo mercado de trabalho.

Falta de desafios

Você pode já ter chegado ao topo de sua primeira carreira!

Quando iniciamos nossa vida profissional aos vinte e poucos anos definimos alguns marcos de sucesso, como por exemplo, ser diretor de uma grande empresa, ganhar um prêmio de renome ou até ser referência em nossa área de atuação. E daí chega um dia que você olha para trás e vê que realizou tudo que planejou para sua carreira. Mas, e agora?

Este é um momento crucial em nossas vidas. Neste período experimentamos um misto de emoções, que vão desde sentimento de realização até um desejo incessante por novos desafios.

Seja por um motivo ou o outro, o ideal para mudar de carreira é levar as dias atividades em simultâneo. Você começa na sua futura carreira em paralelo e quando se sentir preparado fazer a virada. Isso tornará a transição entre as duas carreiras mais tranquila e segura.

#2 - GERA UM RENDIMENTO EXTRA

renda extra

Ganhar uma grana extra é sempre bom e uma segunda carreira pode lhe ajudar a fazer aquela viagem dos sonhos ou até a cobrir gastos extras do mês!

Mas você deve ser cauteloso ao escolher a área em que deseja atuar. Você não deve basear a escolha apenas pelo ganho financeiro. Não há milagres, uma carreira paralela significa mais trabalho, mais responsabilidade e consequentemente menos tempo. Você só terá disposição para encarrar uma segunda jornada caso realmente goste daquilo que faz, ou seja, que traga uma satisfação pessoal.

Outro ponto que precisa ficar claro é a diferença entre hobby e segunda carreira. Você pode até gostar muito de jogar tênis, mas será que está preparado para dar aulas de tênis ou se tornar um atleta profissional? Uma carreira paralela requer um novo desenvolvimento profissional e novos compromissos.

#3 - SERVE COMO UM PLANO B

plano b

Você não precisa apostar sua vida profissional em um único caminho!

Vivemos um momento de instabilidade econômica e por isso ter um plano B é uma ótima ideia. Uma segunda carreira pode lhe ajudar com as contas do dia a dia em caso de uma demissão ou por outro lhe ajudar a desempenhar melhor sua atividade principal.

Saber que existe uma alternativa deixará você mais seguro e assim o tornará um profissional mais ousado. Sua carreira paralela também pode lhe trazer mais contatos profissionais, novas oportunidades de negócio e aprendizados que possam ser levados para sua atividade principal.

Ter uma atividade paralela também pode ser o início de uma nova vida após a aposentadoria. Foise o tempo em que a palavra aposentadoria significava o fim de uma vida produtiva e por isso você precisará pensar em como ocupar o tempo que agora ficou disponível.

Lembre-se, sua segunda carreira irá demandar capacitação profissional e assim o quanto antes começar melhor, pois quando chegar a hora da transição de carreiras você estará preparado.

#4 - PROPORCIONA MAIOR SATISFAÇÃO PESSOAL

satisfação pessoal

Todos nós temos diferentes vocações! Você pode ser um excelente advogado durante o dia e ao mesmo tempo um chefe de cozinha de noite ou um executivo de uma grande empresa durante a semana e um ótimo instrutor de mergulho nos finais de semana.

Enfim, podemos desempenhar bem diversas atividades, mas com a correria do dia a dia acabamos por ter que deixar algumas coisas que gostamos de fazer de lado.

Uma pesquisa realizada em 2013  pela Pactive Consultoria apontou que 65% dos entrevistados gostariam de fazer algo mais ligado à sua personalidade. Ainda de acordo com esta mesma pesquisa, o que mais motiva os entrevistados profissionalmente é autorrealização, com 53% dos entrevistados.

A rotina de ter duas carreiras pode parecer cansativa, mas a satisfação de fazer o que gosta pode compensar o ritmo intenso e trazer mais prazer para sua vida!

As possibilidades são infinitas! Você deve olhar para os seus hobbies e analisar se há como desenvolver uma carreira nesta área. Existem pessoas que em sua segunda carreira são músicos, organizadoras de casamento ou artistas plásticos.

JÁ PENSOU EM TER O MERGULHO COMO SUA SEGUNDA CARREIRA?

segunda carreira como instrutor de mergulho

Uma das opções para segunda carreira que tem ganho bastante expressão nos últimos anos é a de Instrutor Mergulho, exatamente porque ela consegue facilmente abranger os quatro pontos acima.

Para os que estão insatisfeitos ou entediados com a sua carreira atual, nada melhor que dar uma mudança radical na sua rotina. Como instrutor de mergulho você nunca mais terá 2 dias de trabalho iguais. Num dia você está ministrando um curso de mergulho e no outro mergulhando naquele naufrágio espetacular rodeado por peixes de todas as cores e tipos. A vida de instrutor de mergulho pode ser repleta de aventuras, não há monotonia que resista! rsrs

E o que pode haver de melhor do que fazer aquilo que se gosta e ainda receber por isso? Além de mergulhar muito e se divertir, você pode ganhar dinheiro ministrando cursos ou guiando mergulhadores certificados ou até mesmo acompanhando um grupo numa viagem de mergulho.

Imagine que você amanhã chega no seu trabalho e o seu chefe o chama e diz que devido a cortes no orçamento você será demitido. E agora, o que vai fazer? Como você pagará as suas contas? Trabalhando como instrutor de mergulho você não ficará totalmente desemparado.

Sem contar que o mergulho ainda lhe proporciona mais contato com a natureza e diversos benefícios para a sua saúde como, por exemplo, melhora do condicionamento físico, controle respiratório e alivio do stress.

Saiba mais sobre a carreira de Instrutor de Mergulho:

E você, já decidiu o que fazer na sua segunda carreira? Deixe seu comentário contando como está o seu planejamento ou como está a sua experiência em ter duas carreias. Se preferir, escreva também sobre as suas dúvidas neste assunto que eu lhe responderei.

Fonte de imagens: freepik

 

Você também vai gostar de