Todos os que possuem algum relacionamento com o mergulho, com toda certeza, já se pegaram confundidos com as siglas utilizadas na PADI.

De fato, para quem ainda não tem uma relação mais profissional com o mergulho, ou para quem está começando agora na carreira, não é uma tarefa fácil habituar-se a todos os códigos que os instrutores utilizam com tanta naturalidade.

Para te ajudar a se inserir nesse universo e ficar por dentro de tudo que rola nessa sopa de letrinhas, nós fizemos esse post com algumas das principais e mais importantes siglas utilizadas na PADI. Vem com a gente?

PADI

Significado PADI

Para começo de história, vamos logo esclarecer o significado da sigla mais importante.

PADI é a abreviação para Professional Association of Diving Instructors. Em tradução livre para o português, seria algo como Associação Profissional de Instrutores de Mergulho.

Como já falamos diversas vezes aqui no blog, a PADI é a maior e mais conceituada certificadora profissional de mergulho em todo o mundo. Além de oferecer formações com alto nível de qualidade e renome, a PADI também é uma das certificadoras que mais inova nos métodos e na didática de seus cursos.

As certificações concedidas pela PADI são aceitas em mais de 182 países, e os materiais estão disponíveis em mais de 26 idiomas, o que faz dela a melhor opção para qualquer pessoa que esteja pensando em iniciar uma carreira como profissional de mergulho.

OWD

Curso OWD

Open Water Diver é o título concedido a todos aqueles que concluem o curso básico de mergulho da PADI. Para ingressar no curso, a idade mínima é de 15 anos, embora pessoas a partir de 10 anos possam realizar o curso na modalidade Junior.

Neste curso, são apresentados os conceitos básicos necessários para aprender a praticar o mergulho de forma autônoma. Geralmente, as primeiras aulas acontecem em uma piscina, ou em um ambiente semelhante, para que, depois, os alunos sejam instruídos em ambiente aberto (lago, mar, etc).

Para receber seu certificado e sua credencial, você precisa, além de cumprir todo o programa do curso, realizar 5 mergulhos registrados em água confinadas e 4 mergulhos em água abertas.

Com o curso básico você irá abrir as portas para um novo mundo!

AOWD

Curso AOWD

Depois do OWD, o próximo passo é obter sua certificação AOWD (Advanced Open Water Diver).

Neste nível, é possível começar a experimentar atividades diferentes no mergulho, mais especializadas, como mergulho profundo, fotografia subaquática, mergulho noturno, estudo da natureza submarina, navegação submarina, mergulho em naufrágios e outros.

Para se submeter a esta formação, a idade mínima é de 15 anos (12 anos para a modalidade Junior) e são necessários, além da conclusão do curso, 5 mergulhos registrados para concessão da credencial.

EFR

Curso EFR

RCP e primeiros socorros são habilidades úteis em qualquer área de atuação, mas no mundo do mergulho, são extremamente necessárias.

No curso de Emergency First Response – EFR (Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros), você não aprenderá conceitos ou técnicas de mergulho, mas desenvolverá habilidades de resgate fora da água, baseadas em cuidados de emergência de padrão internacional.

Ao final do curso, você você receberá uma certificação de socorrista de emergência e ficará apto a atuar de maneira correta diante de diversas situações como acidentes domésticos, de trânsito ou, até mesmo, uma parada cardíaca.

RD

Curso RD

O curso de Rescue Diver – RD (Mergulhador de Resgate) ensina a prevenir acidentes e a como reagir diante de situações de emergência na água, caso ocorram.

Saber como proceder diante de situações de risco podem ajudar você a sentir-se mais confiante como mergulhador, inclusive por saber que está apto a ajudar outros, em casos de necessidade.

O curso prepara o aluno para lidar com emergências, de todos os tamanhos, através de uma grande variedade de técnicas. Nos exercícios de salvamento, você aprende quais detalhes observar e como reagir em situações de risco.

Durante o curso, você aprenderá conceitos como auto-resgate, gerenciamento do estresse e da ansiedade durante as situações de risco, gestão de equipamentos de emergência, resgate de mergulhadores em estado de pânico, e, até mesmo, resgate de mergulhadores que perderam a consciência.

DM

Curso DM

DM é a sigla utilizada para abreviar o título do primeiro nível profissional da PADI: o divemaster.

O conteúdo da formação necessária para que você obtenha a sua credencial de divemaster ampliará seu conhecimento sobre mergulho e promoverá o desenvolvimento de suas habilidades de liderança, tornando-o apto a supervisionar atividades de mergulho e, em alguns casos, auxiliar os instrutores de mergulho.

No curso de divemaster, você aprenderá sobre a logística das operações de mergulho e sobre os parâmetros de ensino das formações da PADI. Você receberá aulas teóricas, fará exercícios de aquacidade, e participará de 5 workshops e, pelo menos, 20 mergulhos registrados.

Para conseguir sua credencial, você precisa ter realizado até aqui, durante toda a sua trajetória no mergulho, 60 mergulhos registrados.

O divemaster costuma atuar como um monitor de mergulho. Ele guia outros mergulhadores certificados em operações de mergulho, e também pode ser um profissional de suporte para os instrutores de mergulhos em seus cursos.

Uma coisa que sempre gostamos de deixar claro é que, ao contrário do que muitos pensam, o divemaster NÃO é um instrutor de mergulho. Mesmo sendo, sim, um profissional do mergulho recreativo, um divemaster ainda não está apto a ensinar outras pessoas a mergulhar, nem ministrar aulas, por mais simples que possam parecer, relacionadas ao universo do mergulho. Essa tarefa é apenas para instrutores de mergulho.

Mas o divemaster pode, sim, auxiliar os instrutores na supervisão e no acompanhamento dos alunos durante as aulas, tanto dentro como fora da água.

O divemaster pode ser considerado um líder de mergulho, responsável pela segurança de outros mergulhadores. O fato de não ser propriamente um instrutor de mergulho não faz dele um profissional menos importante. Pelo contrário: ele é uma figura indispensável. Um bom divemaster pode fazer toda a diferença em uma operação de mergulho.

Você já conhecia todas as siglas que escolhemos para o post de hoje? Tem alguma sigla que você tenha escutando, mas não conhece o significado? Não deixe de contar pra gente nos comentários!

Nas próximas semanas, traremos mais algumas siglas PADI que costumam causar um pouco de dúvida entre os iniciantes no mundo do mergulho.

Fonte de imagens: Freepik

 

Você também vai gostar de