Em uma era em que o trabalho exige cada vez mais dedicação dos profissionais, tem muita gente que passa o ano inteiro contando os dias para sair de férias.

Quem pode culpá-los? Com ambientes tão competitivos (não de uma forma saudável), cobranças excessivas que implicam em altos níveis de estresse e cansaço mental e físico, é completamente compreensível que qualquer pessoa numa situação como esta esteja o tempo todo esperando uma oportunidade para dar uma pausa na correria de todos os dias.

E se a gente te disser que dá pra tirar férias ENQUANTO você trabalha? Não acredita? Mas dá, sim!

Trabalhando como instrutor de mergulho, ou como divemaster, você tem a oportunidade de estar inserido todos os dias, durante sua jornada de trabalho (que você monta conforme preferir) no ambiente que as pessoas procuram para tirar férias: o mar.

No post de hoje, trouxemos 5 motivos pelos quais você deve considerar ter uma carreira – talvez uma segunda – na área de mergulho recreativo.

#1 - Faça da praia o seu escritório

Faça da praia o seu escritório

As pessoas procuram a praia para fugir da atmosfera dos escritórios. Só isso já seria suficiente para explicar porque trabalhar com mergulho pode ser uma ótima ideia.

Além disso, diferente da movimentação e do ritmo frenético dos escritórios, na praia, o ambiente inspira calma e tranquilidade.

É claro que, por ser o seu ambiente de trabalho, eventualmente, haverá problemas que precisarão de solução, mas o nível de preocupação e estresse não chega nem perto do dia a dia dos escritórios.

Sem contar que ter um cenário paradisíaco como plano de fundo de seu escritório já é um diferencial!

#2 - Conheça a natureza mais de perto

Conheça a natureza mais de perto

Uma das melhores coisas de trabalhar com mergulho é poder ver as maravilhas da natureza todos os dias.

Durante as saídas de mergulho, é possível ver de perto diversas espécies de algas, peixes, moluscos, crustáceos e mamíferos, e, na maioria das vezes, interagir com eles. É emocionante!

A variedade de vida encontrada no mar em diversas formas, texturas e cores é surpreendente! Cada novo mergulho é uma nova experiência para o profissional.

Além disso, você tem a oportunidade de guiar outras pessoas no primeiro encontro delas com o riquíssimo e belíssimo ecossistema marinho e ver as expressões de surpresa e encantamento no rosto delas.

O trabalho com mergulho oferece recompensas que vão além do dinheiro, e trazem uma enorme sensação constante de satisfação pessoal e profissional.

#3 - Trabalhe quando quiser

Trabalhe quando quiser

Trabalhar com mergulho permite que cada profissional construa sua própria agenda. Você pode trabalhar intensivamente por temporadas, intercalando com períodos de descanso, ou com atividades de uma segunda carreira.

Se você não quiser abandonar sua carreira atual, você não precisa! Você tem a opção de trabalhar part time, podendo trabalhar com mergulho, por exemplo, apenas nos fins de semana.

Você organiza sua agenda, você gerencia seu tempo. No trabalho com mergulho, você é seu próprio chefe. Mesmo se você quiser trabalhar em algum centro ou escola de mergulho, é uma decisão sua, diante das várias possibilidades que a carreira oferece.

#4 - Dê adeus ao estresse

Dê adeus ao estresse

O ambiente de trabalho é o mar. Seu trabalho é levar outras pessoas a terem experiências fantásticas de entretenimento e aprendizado, seja como instrutor ou como monitor de mergulho. Vamos combinar que estresse não combina nem um pouco com um cenário desses, não é?

É claro que é preciso, sim, manter a postura profissional. Afinal, é seu trabalho, e você precisa encarar como tal. Eventualmente, você precisará lidar com situações adversas, gerenciar conflitos, e nem sempre tudo será algo agradável de se fazer.

Para trabalhar com mergulho (e ser um profissional de destaque) são necessários muita responsabilidade, dedicação e trabalho duro!

Porém, é muito provável que você aproveite cada experiência de trabalho sentindo aquele gostinho de férias, com nenhum ou muito pouco estresse!

Viva experiências inesquecíveis

Viva experiências inesquecíveis

Quando se fala em tirar férias, a maioria das pessoas pensa logo em viajar.

Ninguém pode negar que viajar é maravilhoso. A experiência de conhecer novos lugares, novas pessoas e novas culturas é inesquecível.

Aqui no blog, já falamos diversas vezes como os profissionais de mergulho podem trabalhar praticamente em qualquer lugar do mundo. Nas últimas semanas, inclusive, trouxemos dicas sobre o que os profissionais de mergulho precisam fazer para trabalhar no México e na Austrália (que possui uma barreira de corais de mais de 2km que pode ser vista do espaço).

Como a PADI, que é o principal órgão certificador de profissionais e instituições de mergulho, está presente no mundo inteiro, a formação dos profissionais de mergulho é aceita em toda a área de atuação da PADI, diferente de formações técnicas e de graduação, cujas validades dependem das normas e parâmetros de cada país.

Sendo assim, trabalhando com mergulho, você pode, literalmente, trabalhar e tirar férias ao mesmo tempo!

Para aqueles que possuem outra profissão e desejam trabalhar com mergulho como uma segunda carreira, ou durante seu ano sabático, é possível criar um roteiro e trabalhar em diversos países por temporada, aproveitando para fazer um roteiro turístico.

Quem já trabalha com mergulho pode buscar novas oportunidades – e melhorar o currículo – indo trabalhar em outros países por um determinado período, fazendo um intercâmbio de experiências com os profissionais de mergulho locais.

Imagine a quantidade de experiências inesquecíveis que você pode acumular durante toda uma vida! Enquanto estava trabalhando! Não é fantástico?

Se você ainda está em dúvida se deve considerar trabalhar com mergulho, temos diversos materiais aqui no blog que podem te ajudar a conhecer mais sobre a carreira e o mercado. Se precisar de mais informações, nós da Let’s Dive, estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter. Liga pra gente ou manda um e-mail, e vamos bater um papo!

Se você já trabalha com mergulho, compartilhe esse post e ajude-nos a contagiar outras pessoas com a nossa paixão! E não deixe de contar sua experiência pra gente nos comentários! Você trabalha full time, ou tem uma agenda mais flexível? Como a sua carreira começou? Como é o seu dia a dia? A gente quer saber!

 

Você também vai gostar de