Viajar pelo mundo é, sem dúvidas, o hobby preferido da maioria das pessoas que estão de férias. E se eu te disser que é possível unir o melhor dos dois mundos?

Se seu objetivo neste ano é encontrar uma profissão que te possibilite viajar ao redor do mundo, é muito provável que ela esteja listada neste artigo.

  1. Profissionais de TI e Desenvolvedores
  2. Trabalhar em Navio de Cruzeiro
  3. Piloto Comercial
  4. Arqueólogo
  5. Profissional de Relações Internacionais
  6. Tradutor ou Intérprete
  7. Instrutor de Mergulho

Leia este artigo até o final e descubra a profissão ideal para você viajar pelo mundo!

1 – Profissionais de TI e Desenvolvedores

Profissionais de TI e Desenvolvedores

Em geral os profissionais das áreas de tecnologia têm a grande vantagem de trabalhar em qualquer lugar, basta ter um computador e acesso à internet.

É possível desenvolver softwares, criar sites e aplicativos, atender empresas dos mais diversos segmentos ao trabalhar em regime freelancer.

São as profissões mais comuns quando pensamos neste tema.

2 – Trabalhar em Navio de Cruzeiro

Trabalhar em navio de cruzeiro

As temporadas de cruzeiros contratam bastantes pessoas para trabalhar em seus navios.

Será uma ótima oportunidade de desbravar o mundo sem gastar com alojamento e outros benefícios, como praticar bastante vários idiomas.

Mas não se engane, trabalhar em cruzeiros é como todo trabalho, você está ali para pegar no pesado e fará isso.

3 – Piloto Comercial

Piloto Comercial

Talvez uma das profissões mais encantadoras e buscadas por quem ama viajar pelo mundo. Afinal, é possível estar em vários países em um só dia!

Ser piloto comercial te garante ótimos ganhos, porém o processo é muito mais lento, burocrático e caro.

Da matrícula no curso teórico de piloto privado de avião até receber a licença de piloto comercial, o futuro profissional vai desembolsar a partir de R$ 90 mil.

Como viajar pelo mundo sem lavar prato?

4 – Arqueólogo

Arqueólogo

O arqueólogo é responsável por estudar as sociedades e culturas por meio de objetos fabricados e utilizado por povos antigos.

Dessa forma, pode viajar por todo o mundo em busca de vestígios de uma antiga civilização e, assim, conhecer melhor a cultura do lugar e por quais transformações ele passou.

Pode trabalhar em centros de pesquisa, universidades e também como consultor na elaboração de relatórios de sítios arqueológicos e licenças ambientais, antes da construção de grandes empreendimentos, como hidrelétricas, rodovias ou indústrias.

Talvez o grande porém dessa profissão é sua dificuldade em achar cursos de graduação e, com isso, a demora em se tornar qualificado. Em todo o território brasileiro, são encontradas apenas 14 universidades que possibilitam a formação em Arqueologia!

Caso a sua cidade não seja sede de uma dessas universidades, o mais indicado seria fazer uma outra formação, em Geologia, por exemplo, e só depois fazer mestrado em Arqueologia. O que prolonga consideravelmente o tempo até que você possa viajar pelo mundo com esta carreira.

5 – Profissional de Relações Internacionais

Profissional de Relações Internacionais

O profissional de relações internacionais é a pessoa que viabiliza o contato entre povos, governos ou empresas de diferentes países.

Ele poderá atuar viajando pelo mundo em funções de diplomacia ou como analista internacional, coletando dados e elaborando relatórios sobre a situação internacional para empresas privadas, por exemplo.

Esta profissão, assemelha-se ao arqueólogo em relação ao tempo de formação. Mas aqui, além de alguma formação superior, é necessário passar em um concurso super concorrido para ter o cargo de diplomata, por exemplo.

No que diz respeito ao concurso, nenhum curso superior prepara integralmente o candidato para a prova, pois seu conteúdo é muito abrangente. É comum, depois da graduação, dedicar muito tempo de estudo para ter alguma chance de aprovação.

6 – Tradutor ou Intérprete

Tradutor ou Intérprete

Ao alcançar a fluência em outros idiomas, você poderá trabalhar em multinacionais ou como prestador de serviços na função de tradutor, transcrevendo documentos em geral.

Como intérprete, você poderá acompanhar reuniões, viagens e viabilizar a comunicação entre pessoas que não falam a mesma língua pelo mundo.

Para isso, ambos os profissionais dominam o vocabulário, a gramática, as gírias e as expressões coloquiais do português e de outras línguas.

Também é preciso conhecer os costumes, as tradições e a cultura de povos estrangeiros.

7 – Instrutor de Mergulho

Instrutor de Mergulho

Você passa o mês pensando em quando vai mergulhar? Faça disso o seu trabalho e mergulhe todos os dias em lugares paradisíacos!

Ao contrário dos vários exemplos acima, trabalhar com mergulho é muito mais relaxante e prazeroso.

Se você não tem experiência com mergulho, então precisará realizar alguns cursos. Mas não pense que serão anos até que eles sejam devidamente concluídos.

São apenas 6 meses para garantir a certificação, podendo ser reduzido ainda mais caso você seja mergulhador básico ou avançado.

É possível fazer um planejamento para trabalhar cada temporada em um lugar diferente, assim você viaja pelo mundo e ainda ganha uma boa grana. Existem diversos dive centers e resorts PADI espalhados pelos mundo!

Um ótimo ponto positivo é que sua certificação de instrutor de mergulho tem reconhecimento internacional. Você não precisará fazer a validação do seu diploma no país onde deseja trabalhar.

Outra forma de trabalhar com mergulho é de forma independente, organizando viagens de mergulho nacionais ou internacionais. Isso te possibilitará fazer seus próprios horários e / ou adequar-se à necessidade dos seus clientes.

Conheça nossos planos!

E garanta seu reconhecimento no mercado de trabalho!