Pensa em trabalhar após a aposentadoria? 7 dicas para você!

Quando o assunto é aposentadoria, a grande maioria das pessoas pensam em tranquilidade para aproveitar os dias livres com mais qualidade de vida e uma boa reserva financeira.

Mas, não é todo aposentado que pensa em parar de trabalhar. Há quem volte à labuta para complementar a renda, por exemplo, e há quem volte às atividades, simplesmente, por não conseguir se acostumar com a nova vida.

Seja qual for a forma de pensamento, há uma vontade em comum em todos: manter-se ocupado de alguma forma. E, preferencialmente, com alguma atividade para “diminuir o ritmo”.

Você é uma dessas pessoas? Então, as dicas que preparei são especialmente para você!

Pronto para mergulhar fundo nelas? Vamos lá!

#1 – MANTENHA A SUA MENTE E CORPO ATIVOS:

Agora que você está numa mais tranquila da vida e tem mais tempo para realizar algumas atividades que você já queria, utilize o tempo ao seu favor!

Uma das melhores maneiras para isso é desenvolver o potencial da sua sabedoria, mantendo a mente ativa.

Para continuar trabalhando, você precisa estar ciente que deve focar em outras coisas para a melhoria das suas habilidades e para dar uma aliviada nas cargas de estresse também.

Sendo assim, utilize o seu tempo livre para:

  • Estudar um novo idioma
  • Aprender novos hobbies
  • Ler livros
  • Praticar atividades físicas

Até porque, para quem já tanto trabalhou, um momento de lazer e aprendizado é puro merecimento! 🙂

#2 – MANTENHA-SE ATUALIZADO:

Outra dica bem importante é manter-se o mais atualizado possível, e isso inclui as novas tecnologias e Internet.

Você pode começar sendo um consumidor mais assíduo das redes sociais, por exemplo. Busque entender as suas funcionalidades. Lá na frente, elas vão te ajudar na sua carreira! 😀

Inclusive, falando em atualização, é bacana lembrar que um currículo atualizado em conjunto com uma boa e ativa rede de contatos ainda são ingredientes indispensáveis para a vida profissional.

#3 – FAÇA UMA LISTA DE ATIVIDADES QUE TE INTERESSAM:

Com o tempo mais livre, você pode, também, preparar uma lista de atividades que te interessam. O que você gostaria de fazer nessa nova etapa após a aposentadoria?

Pense bem nas suas aptidões e em atividades que te proporcionam prazer, isso inclui os seus hobbies também. Liste-as de acordo com as áreas em que você mais gostaria de atuar.

Vale a pena pensar e pesquisar nos pós e contras. Afinal, a tomada de decisão só pode ser feita quando existe algum planejamento.

Você já teve uma vida profissional ativa, e talvez nem faça tanto tempo que se aposentou, então deve saber: não vale a pena arriscar se jogar em qualquer nicho de qualquer forma, não é?

#4 – DEDIQUE TEMPO A FAZER O QUE GOSTA:

O momento da aposentadoria é uma oportunidade para que você possa se dedicar mais aos seus hobbies! Eles também podem se tornar uma fonte de renda, sabia?

Então, após preparar a lista de atividades que te interessam, e agora que você chegou a este momento da vida, dedique o seu tempo a aperfeiçoar suas técnicas e conhecimentos fazendo o que te faz bem.

Assim como quando com a vida profissional ativa, quando você se aposenta, você pode sim dedicar um tempo às suas atividades atuais e adicionar algumas outras. 😀

#5 – PRATIQUE O QUE VOCÊ ESTÁ APRENDENDO:

Agora que você sabe mais sobre as atividades que te proporcionam prazer, estude, leia, busque informação e, principalmente, pratique tudo o que você está aprendendo.

Além de se manter atualizado, é importante manter-se ativo nas atividades que te despertam o interesse.

Em caso de erro, relaxa! Eles acontecem. E você deve saber que é com os erros que aprendemos a não os repetir, certo?

Persistir é necessário para todo novo ciclo. Tome nota! 😉

#6 – PLANEJAMENTO:

Um pouco mais acima, falei sobre o risco de não planejar a sua nova etapa. Raros são os casos em que existe o sucesso sem planejamento, e isso não quer dizer que você tenha que se arriscar dessa forma.

Até porque, enquanto aposentado, o que você menos quer é risco, correto?

Avalie o mercado, ofertas, os tipos de consumo, demandas e tudo mais. Você quer trabalhar após a aposentadoria, então, não cometa o erro de dar o primeiro passo nesse novo ciclo sem planejar.

Dedique o seu tempo, também, a pensar nos benefícios das atividades que te despertam o interesse.

Vale a pena compartilhar ideias e trocar experiências com pessoas que também estão buscando novas empreitadas após a aposentadoria.

Novas perspectivas se abrem quando compartilhamos nossos projetos, não tenha medo de falar sobre eles!

#7 – DICA EXTRA: CONSIDERE O MERGULHO COMO PROFISSÃO! 

Após tantos anos trabalhados, com certeza, você vai procurar uma profissão que te proporcione prazer e mais qualidade de vida!

E o mergulho é a escolha perfeita! Quer alguns motivos para isso?

A busca pelo mergulho enquanto profissão tem aumentado muito por conta dos seus benefícios, principalmente pelo fator satisfação pessoal!

Trabalhando com mergulho, você tem a opção de fazer os seus horários, o que te dá a possibilidade de ter mais tempo livre durante a semana, caso prefira assim.

Você pode separar os dias dos seus fins de semana para fazer do mar o seu escritório, por exemplo. E pode ser ótimo, afinal, a ideia de voltar a trabalhar após a aposentadoria envolve também momentos de lazer, não é?

Além disso, você estará em contato direto com a natureza, podendo trabalhar em verdadeiros paraísos de qualquer parte do mundo, pois a certificação da PADI é aceita no mundo todo.

E você vai estar fazendo um bem enorme à sua saúde também! Inclusive, para a sua saúde mental também, pois, além de ser um forte aliado contra problemas como a ansiedade, há quem considere o mergulho como forma de meditação!

Como você pode ver, são realmente muitos benefícios! Quer saber mais? Entre em contato com a gente. Será um prazer bater um papo com você!

No mais, espero que você tenha curtido as dicas.

Você tem alguma dúvida? Deixe um comentário! E para não perder nenhuma atualização, assine a nossa newsletter no box ao lado.

Até o próximo post! 😀

Quer saber como trabalhar com mergulho?

Clique no link e saiba como!