Um passo importante na carreira de um instrutor de mergulho é a escolha da certificadora.
É a certificadora de mergulho que irá reconhecer a validade do seu curso e dos cursos que irá ministrar. Existem diversas certificadoras no mercado como a PADI, SSI, Naui e CMAS.
Entretanto, a PADI, Professional Association of Diving Instructors, é a maior e mais reconhecida certificadora de mergulho do mundo.
Atualmente a certificação PADI é reconhecida em mais de 186 países e responsável pela formação de mais de 27 milhões dos mergulhadores pelo mundo afora.
Como um profissional da PADI você terá as mais respeitadas e cobiçadas credenciais de mergulho autônomo do mundo.
O que temos que pensar é que uma boa certificadora de mergulho irá lhe garantir qualidade antes, durante e depois de sua formação.
As certificadoras vão lhe fornecer material didático e métodos de ensino teóricos e práticos, além de todo o suporte para seu trabalho.
Como um profissional PADI você também desfrutará da mais alta demanda na indústria do mergulho. Existem mais de 6.600 Dive Centers e Resorts PADI espalhados pelo mundo.
Desta forma, ser um profissional PADI lhe garantirá uma vantagem na hora de arrumar um trabalho como instrutor de mergulho.
Existem sempre mais vagas disponíveis para profissionais de mergulho PADI, que para profissionais de outras certificadoras.
Veja AQUI porque mais pessoas escolhem a PADI do que qualquer outra certificadora de mergulho:
1. Material didático
Como um profissional PADI você terá acesso ao que há de melhor no mercado, escritos em uma linguagem de fácil entendimento os materiais PADI estão traduzidos em 26 línguas. Seus cursos terão o suporte de manuais e DVD’s de excelente qualidade, além da plataforma de ensino online e dos materiais touch para tablet, que fornecem mais flexibilidade e conforto para o aluno, além de economizar tempo em sala de aula, permitindo assim maior tempo para a prática.
2. Padrão de ensino
O sistema de ensino PADI para a formação de mergulhadores garante que os profissionais PADI do mundo inteiro ensinem os cursos de mergulho de uma maneira coerente e padronizada, sem deixar de ser adaptada às suas necessidades singulares e aos requisitos de seu ambiente de mergulho local.
Isso permite que um curso da PADI oferecido aqui no Brasil seja praticamente o mesmo que um curso feito na Austrália, mas ambos estarão adaptados à cultura, aos costumes, aos protocolos e ao idioma local.
3. Aprendizado baseado em performance
Isto significa que você progride ao passo que domina os requisitos específicos essenciais para se tornar um mergulhador autônomo.
Seu instrutor de mergulho autônomo irá ajudá-lo a cumprir esses requisitos, independentemente do tempo que você leve para dominá-los.
Você precisa receber a sua certificação PADI, mas faz isso em um ambiente de aprendizado motivador e bem fundamentado.
4. Educação Continuada
Pensando na continuidade de seu aprendizado a PADI disponibiliza diversos cursos de mergulho que vão ampliar e desenvolver suas habilidades como mergulhador ou profissional de mergulho.
Além dos cursos padrão do mergulho recreativo, que vão do curso básico ao instrutor de mergulho, você vai encontrar mais de 25 cursos de especialidades PADI, como mergulho em naufrágio e mergulho noturno.
Para o mergulhador isso é bem interessante, pois poderá direcionar seu aprendizado para o que mais gosta.
Para o instrutor de mergulho isso significa novas oportunidade de manter os mergulhadores ativos, pois sempre haverá algo novo para aprender.
5. Controle de Qualidade
Firmando seu compromisso com a qualidade de seus cursos, a PADI é a única certificadora de mergulho que possui um programa de controle de qualidade.
Todos os cursos PADI caem sob rigorosos padrões educativos monitorados para verificar sua consistência e qualidade.
Desta forma, de maneira pró-ativa e aleatória a PADI envia questionários aos mergulhadores para confirmar se seus padrões educacionais estão sendo seguidos por seus instrutores.
Ao verificar inconsistências nos cursos, a PADI tomará ações para garantir que isso não aconteça novamente, como aconselhamentos, retreinamento ou até expulsão do instrutor.
6. Qualidade Profissional
Assim como os mergulhadores autônomos devem ganhar certificações PADI, os novos instrutores devem completar um Programa de Desenvolvimento de Instrutores PADI (IDC).
Cada novo instrutor irá demonstrar seu conhecimento aprofundado sobre o Sistema PADI e suas habilidades para conduzir os programas PADI, através de critérios específicos.
Antes de ganhar a qualificação como Instrutor PADI, todos os candidatos são avaliados por um seleto grupo de examinadores PADI.
Isso garante que o processo de avaliação seja impessoal, objetivo, justo e coerente em todo o mundo.
Esta é apenas um dos exemplos que demonstra que o Sistema de Ensino PADI está acima de outros segmentos da indústria do mergulho.
Todos os padrões PADI seguem a normatização do mergulho recreativo no Brasil regulamenta pelo Decreto nº 7.381 que regulamenta a Lei Geral do Turismo.
PADI – Professional Association of Diving Instructors
www.padi.com
PADI Brasil
www.padibr.com.br
Gostou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.