SALÁRIO DE INSTRUTOR DE MERGULHO: QUANTO?

 

Opa, diver! Você que acompanha os nossos posts, já sabe o que faz um instrutor de mergulho, correto? E, certamente, entende praticamente tudo sobre a profissão. Então, que tal saber sobre o salário de instrutor de mergulho no Brasil?

Ótimo! Isso significa que você pretende iniciar a sua carreira no mergulho e aproveitar todos os benefícios e as vantagens desse trabalho divertido, prazeroso e muito encantador.

Primeiramente, diver, é preciso que você entenda uma coisa: você vai precisar de muito foco e determinação, e se especializar ao máximo (!) para ter um espaço notório nesse mercado.

Além disso, o mais legal é que você vai atuar diariamente no fundo do mar, em contato direto com a natureza e os seus benefícios à saúde, e ainda por cima ajudar outras pessoas que, assim como você, querem descobrir as belezas subaquáticas e viver uma experiência inesquecível.

Gostou da ideia e quer saber sobre o salário de um Instrutor de Mergulho?

Então, vamos mergulhar fundo nesse post!

#1 – NO MERGULHO, COMO FUNCIONA O MERCADO DE TRABALHO?

Hm, sobre o mercado de trabalho de um Instrutor de Mergulho…

Antes de te falar quanto ganha um Instrutor de Mergulho no Brasil, preciso explicar um tanto sobre esse mercado de trabalho tão outrageous.

Como é de se imaginar, o mercado de trabalho para um Instrutor de Mergulho aqui no Brasil é bem reduzido.

Isso porque as operadoras dão mais preferência aos instrutores de mergulho do que aos profissionais com formação em divemaster, o que não significa que existe uma desvalorização dessa mão de obra.

É uma questão de flexibilidade e logística, falarei a seguir sobre.

É que o instrutor consegue oferecer maior flexibilidade, pois além de cuidar da logística da operação e guiar os mergulhos, ele também tem a possibilidade de ministrar os cursos. I$$o acaba sendo bastante atrativo, pois isso ajuda a manter o quadro de colaboradores regulado para as empresas.

Portanto, é melhor, consequentemente, contratar um profissional que realize todas as possíveis funções.

Mas aqui no nosso Brasil, infelizmente, a maioria das operadoras são menores e precisam trabalhar com quadros mais sucintos, considerando principalmente que o custo de operação por aqui é um taaanto alto.

Por essas e outras, esta sequência de posts sobre a profissão de um Instrutor de Mergulho se faz necessária.

Pois, acreditamos e recomendamos fortemente que você invista na sua formação e vire mesmo um Instrutor de Mergulho, pois isso fará mais portas se abrirem para você. Com toda a certeza, diver. Põe fé.

Masss vamos lá, afinal…

#2 – QUAL O VALOR DO SALÁRIO DE INSTRUTOR DE MERGULHO NO BRASIL?

Vamos direto ao ponto, diver.

No Brasil, a média do salário fixo de um instrutor fica entre 1.200 a 2.000 reais, sem contar as comissões de cursos ministrados, mergulhos realizados e vendas!

Instrutores que trabalham em regime freelancer (part time), geralmente, não recebem salário fixo como os instrutores que trabalham em tempo integral.

Mas, se além de instrutor, você ocupar outras funções, como chefe de operação, por exemplo, provavelmente seu salário fixo será maior.

Cruzeiros e live aboards costumam pagar salários fixos mais altos aos profissionais de mergulho, mas os valores são calculados com base na média do mercado local.

Em média o salário em um live aboard, fora do Brasil, fica entre 1500 e 2000 dólares mensais, mas você precisa falar inglês e mais algum outro idioma como espanhol, francês, alemão ou italiano.

Para ter um salário maior você precisa entrar de cabeça na profissão. Desta forma, ser um instrutor fixo vai lhe ajudar a realizar seu sonho de viver do mergulho.

#3 – O SEU SALÁRIO DE INSTRUTOR DE MERGULHO É VOCÊ QUEM FAZ:

Como a vida ensina, tempo é muito relativo, na verdade ganhar experiência tem mais relação com a frequência de operações em que você participa. É muito diferente mergulhar todos os dias ou uma única vez ao mês, convenhamos!

Vamos considerar que você curte mesmo essa aventura e que o seu sonho é poder atuar na área, ao ponto de abrir mão de outros trabalhos e ter o mergulho como a sua fonte de renda.

Olha, a dica é a seguinte: siga na sua formação e torne-se um Instrutor de Mergulho AGORA!

Isso mesmo!

E não pare no primeiro nível de instrutor, diver. É mancada!

O primeiro nível, na PADI, é o Open Water Scuba Instructor (OWSI). Como já foi explicado no post anterior.

Ah, e por falar no nível de Instrutor de Mergulho, uma dica é investir em cursos de marketing e vendas! Como um profissional de mergulho você precisará divulgar e vender seus serviços.

Mergulhar em conhecimento e dedicação é extremamente necessário.

Se você acha que isso é apenas uma responsabilidade para a empresa que você presta serviço ou que somente o buzz adiantará, infelizmente você está fadado ao insucesso, acredite.

No mergulho, você é quem faz seu salário e muito do seu ganho vem das comissões.

Vendas e marketing são técnicas e todo mundo pode aprender. Com certeza isso fará você se destacar e muitos no mercado de trabalho!

#4 – INVI$TA EM CONHECIMENTO E DEDICAÇÃO:

Convenhamos, diver. Para concretizar qualquer sonho, dedicação e conhecimento nunca são demais. Na verdade, são essenciais.  

Este é o mais importante fator na determinação da sua remuneração salarial. E não apenas da sua remuneração, mas do sucesso da sua carreira como instrutor de mergulho.

Geralmente, as pessoas que reclamam do salário de Instrutor de Mergulho, costumam, com frequência, reclamar de diversas outras coisas, e, assim, acabam tornando-se pessoas fechadas, que demonstram pouca ou nenhuma simpatia.

Vamos combinar: ninguém quer passar por um processo de aprendizado de algo novo com um instrutor como esse, não é mesmo?

E temos a certeza que você não será desses 😀

Deste modo, a forma como você se porta e se relaciona com as pessoas, influencia, sim, na sua remuneração. Profissionais mais simpáticos, mais abertos ao diálogo e mais compassivos causam melhor impressão nas outras pessoas.

Para um Instrutor de Mergulho, isso pode significar mais alunos, mais indicações, e, consequentemente, mais dinheiro no bolso!

My diver, as faixas de remuneração para um Instrutor de Mergulho podem realmente variar bastante. Mas, para quem não tem preguiça de trabalhar e procura investir em conhecimento e dedicação, as oportunidades sempre batem à porta.

O importante é estar preparado para abraçá-las no momento em que elas chegarem. Portanto, se você ainda não planejou sua formação para se tornar um Instrutor de Mergulho, aproveite o verão e o início de 2020 para entrar em contato com a gente e saber sobre próximas turmas!

Gostou do post? Deixa um comentário! E para não perder nenhuma atualização nossa, assine a nossa newsletter no box ao lado.

Até o próximo post, diver! 🙂

QUER SER INSTRUTOR DE MERGULHO?

É mais simples do que você imagina. Clique no link e saiba como!