O mergulho recreativo é um mar de oportunidades e você poderá trabalhar como instrutor de mergulho de diversas maneiras.

Se o seu objetivo é viajar e conhecer novas culturas, sua certificação de Instrutor de Mergulho será seu passaporte de entrada.

Diferente das profissões tradicionais, onde seu diploma não é reconhecido em muitos países, uma certificação de Instrutor PADI lhe garantirá uma facilidade maior para você conseguir trabalho e até um visto de permanência, isso sem a necessidade de fazer nenhuma prova extra, pois todos as certificações PADI já são reconhecidas internacionalmente.

Atualmente a PADI – Professional Association of Diving Instructors, é a melhor certificadora de mergulho do mundo. Ela está presente em mais de 186 países e já formou mais de 25 milhões dos mergulhadores pelo mundo afora.

Por esse motivo, os instrutores de mergulho PADI são, sem dúvida nenhuma, os mais requisitados na indústria do mergulho.

Já imaginou rodar o mundo trabalhando com o mergulho?

Veja onde você poderá trabalhar como Instrutor de Mergulho:

#1 – Resort ou Dive Center

Local de trabalho de um instrutor de mergulho

Como instrutor de mergulho você poderá trabalhar full time, fazendo parte do quadro fixo de staffs dos dive centers, ou part time, ministrando cursos e participando de operações em seu tempo livre, seja de noite ou aos finais de semana.

Atualmente muitas pessoas tem o mergulho recreativo como sua segunda carreira! Muitos são médicos, advogados ou outra atividade principal e optam por trabalhar como Instrutor de Mergulho nos finais de semana.

Como divemaster ou instrutor de mergulho PADI você terá acesso aos classificados na área profissional do site padi.com. Lá é possível ver ofertas de trabalho nos diversos dive centers e resorts PADI espalhados pelo mundo, como também divulgar o seu currículo para o mercado.

Você também pode acessar os sites www.diversjobs.com e www.divezone.net para consultar oportunidades de emprego para divemaster, instrutores de mergulho, atendente e gerentes de centro de mergulho.

Lá é possível ficar por dentro das línguas mais exigidas, os níveis profissionais mais procurados e até verificar se a vaga é para homem, mulher ou casal.

A rotina de trabalho de um instrutor de mergulho num dive center pode variar de local para local, mas irá sempre envolver atendimento ao cliente, organização de mergulhos e preparação de aulas, além das atividades de recarga de cilindros e manutenção de equipamentos.

#2 – Cruzeiros ou Liveaboards

O que é um divemaster

Se você é apaixonado pelo mar, outra grande opção é trabalhar como instrutor de mergulho nos Cruzeiros e Live Aboards, barcos especializados em turismo de mergulho.

A carga horária desses tipos de emprego são geralmente maiores, mas o salário costuma compensar, isso sem contar as gorjetas!

Os liveaboards estão se espalhando pelo mundo e são bem procurados pelos amantes dos mergulhos.

Acesse o site www.liveaboard.com e veja o número de liveaboards existente em cada região do mundo.

Outros sites que você também pode buscar oportunidades para instrutor de mergulho em cruzeiros são:
www.cruiseshipemployment.ca
www.allcruisejobs.com
www.royalcareersatsea.com

Trabalhar em um iate de mergulho de luxo em um local exótico é uma experiência de vida única, emocionante e gratificante! 🙂

Você terá a chance de viver e mergulhar em locais espetaculares, encontrar uma vida marinha extraordinária e ter a chance de compartilhar seus conhecimentos e habilidades adquiridas com convidados de todo o mundo.

Mas lembre-se, trabalhar em um liveaboard é um compromisso de 7 dias por semana, 24 horas por dia. Se você não acha que pode assumir esse compromisso, este trabalho pode não ser para você.

#3 – Operando como Instrutor de Mergulho independente

curso de divemaster

Existe ainda a possibilidade de você trabalhar como um instrutor de mergulho de maneira independente, ministrando seus cursos de mergulho sem estar ligado a um dive center.

A vantagem de se trabalhar como autônomo é que você poderá aumentar sua margem de lucro, mas precisará planejar como atrair seus próprios clientes, além de ter que investir em equipamentos e infraestrutura para seus cursos.

Para evitar este investimento muitos instrutores trabalham em parceria com as escolas de mergulho, alugando sua infraestrutura como piscina, sala de aula e equipamentos.

Em São Paulo temos o exemplo da Immersioni, que possui um pacote super atrativo para os instrutores independentes que desejam alugar sua piscina, sala de aula e até equipamentos de mergulho.

Para ter sucesso como instrutor independente você precisará ser um empreendedor e precisará dominar habilidades como marketing, vendas e finanças.

#4 – Organizando viagens de mergulho

Conheça a natureza mais de perto

Se sua vibe é outra, você ainda terá a opção de trabalhar com viagens de mergulho, seja organizando grupos ou acompanhando os mergulhadores.

Atualmente o mercado de viagens especializadas para mergulho está em alta no Brasil.

Os brasileiros estão viajando mais para mergulhar, principalmente para destinos internacionais como, por exemplo, Bonaire, uma ilha paradisíaca que fica no Caribe,  destino favorito dos brasileiros.

Caso você opte por trabalhar organizando viagens o ideal é que você trabalhe em parceria com uma agência de viagem.

Organizando viagens de mergulho você terá a oportunidade de mergulhar em diversos lugares paradisíacos e ainda receber para isso!

Normalmente as agências de viagens especializadas em mergulho oferecem uma vaga free se você vender 10 a 15 pacotes. Desta forma, você não precisa desembolsar com a sua viagem e ainda ganha em cima de cada pacote vendido.

Isso lhe garantirá mais segurança e profissionalismo para clientes.

Conheça as 3 maiores agências de viagem especializadas em mergulho no Brasil:
www.vectraviagens.com.br
www.azulprofundo.tur.br
www.oxigenacao.com.br

Fora do Brasil ainda existe o site www.divingspecials.com.

Existem profissionais que se destacaram neste ramo e hoje possuem grupos fechados para diversos períodos do ano, como carnaval, ano novo e outros feriados do ano.

Já imaginou passar o ano viajando e ainda receber por isso?

DICAS EXTRAS

LEIA AS LETRINHAS MINÚSCULAS DO CONTRATO

Quer seja nos principais dive centers ou liveaboards nacionais, como em Florianópolis, Arraial do Cabo, Maceió, Recife e Fernando de Noronha, como também nos principais pontos de mergulho do mundo, como México, África do Sul, Tailândia, Indonésia e Austrália, você encontrará sempre alguém querendo aprender a mergulhar!

Mas para conseguir esse emprego dos sonhos você deverá estar preparado!

Leia os artigos abaixo e veja algumas dicas para conseguir um emprego e construir uma carreira de sucesso no mergulho:

Ainda tem dúvida? Deixe seus comentários. Se preferir agende um bate papo com um de nossos instrutores para entender melhor o mercado de trabalho.

 

Você também vai gostar de