Se você já decidiu tornar-se um instrutor de mergulho, sua dúvida agora provavelmente é a seguinte: fazer a transição aos poucos, ou mergulhar (literalmente) de cabeça e viver uma imersão nesse novo mundo?

A decisão de ter uma segunda carreira, ou até mesmo mudar completamente de profissão não é algo que se planeja do dia para a noite, mas uma vez tomada a decisão, quanto mais rápido você alcançar seu objetivo, melhor, não é mesmo?

Imersão é uma palavra bastante conhecida por quem já teve contato com o universo do mergulho. Em uma explicação bem simples e genérica do sentido conotativo da palavra, significa sair de determinado ambiente ou meio e entrar por completo em outro.

No artigo de hoje, queremos explicar pra você por que a imersão é a melhor forma para você virar um instrutor de mergulho. Por que é melhor desligar-se do ambiente e da rotina atual e entrar por completo no mundo do mergulho para ter uma formação mais intensiva e consolidada?

#1 - Maior foco no objetivo

Maior foco no seu objetivo

Você já percebeu como é difícil conseguir conversar com outra pessoa em uma festa onde a música está tocando num volume alto? A probabilidade de que algo seja entendido da forma errada é altíssima.

Já reparou que quando fazendo várias coisas ao mesmo tempo sempre sai alguma coisa errada? É difícil manter o foco simultâneo em várias coisas que demandam nossa atenção.

As coisas funcionam melhor quando estamos 100% atentos ao que estamos fazendo.

Imagine trabalhar durante o dia, enfrentar o trânsito, assitir aulas teóricas até tarde e ainda participar de operações de mergulho aos finais de semana! Veja quanta coisa há para se preocupar! As rotinas do trabalho, tarefas pendentes, prazos apertados, atividades para obter notas no curso, tudo isso irá fazer você tirar o foco de seus estudos.

Eis aí nosso primeiro motivo para aconselhar você a fazer seus cursos até instrutor de mergulho em caráter de imersão. Desligue-se completamente de todas as suas preocupações e mantenha seu foco totalmente direcionado para o seu objetivo.

Quando estamos totalmente focados no que estamos fazendo, nosso cérebro dedica toda a atenção necessária à compreensão do que estamos fazendo e assim conseguimos absorver melhor a experiência.

Ao viver uma imersão no mundo do mergulho, toda a sua atenção e dedicação estarão voltadas a esse objetivo, sem preocupações acessórias para desviar você do foco.

#2 - Melhor retenção do conteúdo e menor possibilidade de reprovação

Maior aprovação

A última coisa que você quer depois de investir tempo, dinheiro e esforço na sua formação de instrutor de mergulho é não colher os resultados que você esperava.

Ao fazer seus cursos de divemaster e instrutor de mergulho em uma modalidade como a imersão, você estará 100% focado no seu objetivo de se tornar um instrutor, o que permite que você dedique mais tempo para revisar as matérias dadas em sala de aula, e também para buscar materiais complementares como livros, vídeos e outros conteúdos.

Sua mente estará ligada no seu objetivo durante todo o tempo, e você conseguirá reter absorver o conteúdo do curso de forma mais eficaz, com menos perda de informações.

Nosso cérebro naturalmente já não consegue reter por completo toda a informação que recebemos. Esse índice de absorção diminui ainda mais se nosso foco está dividido entre trabalho e formação de mergulho.

Ao fim do seu curso, tudo isso pode ser comprovado através da sua aprovação no exame final para obter sua certificação de instrutor de mergulho. Alunos que fazem o curso na modalidade de imersão têm um percentual maior de aprovação do que aqueles que optam por cursos com períodos intercalados.

#3 - Viva o dia a dia de um instrutor

Viva a rotina de um instrutor

Se você escolheu se tornar um instrutor de mergulho, é muito provável que você queira saber como é o dia a dia deste profissional o quanto antes, não é mesmo?

Ao viver uma imersão no mundo do mergulho, você terá diversas oportunidades de observar de perto como é o cotidiano de um instrutor de mergulho nas diversas atividades que ele realiza.

Você irá acompanhar a rotina de um instrutor de mergulho na sala de aula, interagindo com os alunos e explanando o conteúdo, mas poderá também acompanhá-los nas operações de saídas de mergulho ou aulas em piscina.

Você poderá ver como é a vida de um instrutor de mergulho, e já começar a analisar quais são as atividades que mais atraem sua atenção, o que você mais gostaria de fazer quando você se tornar um instrutor.

#4 - Aprenda muito mais do que o padrão

Planejamento para profissionais de mergulho

Ao viver uma imersão você terá a oportunidade de aprender muito mais do que os padrões dos curso pedem. Você viverá o back office das operações de mergulho, participando junto com os instrutores na preparação das operações, recebendo os clientes e resolvendo os problemas ocorridos.

Fazendo seus cursos na modalidade de imersão, você ganhará mais experiência operacional, que fará toda a diferença após a sua formação como instrutor de mergulho.

Obviamente, a experiência dos seus instrutores não se resume ao que você vê nas aulas teóricas e práticas que eles ministrarão durante o seu curso. Mas, por tê-los tão próximos durante o período em que você estiver realizando seus cursos, você terá inúmeras oportunidades de conversar com eles e tirar suas dúvidas sobre aquilo que você não vê na sala, sobre as possibilidades de atuação, sobre o mercado de trabalho, sobre a carreira, sobre a história profissional do seu instrutor, e talvez até já começar a montar sua própria rede de contatos profissionais, olha só!

#5 - Mais tranquilidade para o seu bolso

tranquilidade-bolso

A gente sabe que um dos fatores que mais impedem algumas pessoas que desejam ser instrutores de mergulho a realizar este sonho é a falta de dinheiro para investir na formação. Se essa é a sua situação, sugerimos que leia nosso artigo que dá dicas de como bancar seu curso de instrutor de mergulho.

A gente entende a importância do investimento em uma carreira. Afinal, o retorno que se espera de um investimento como este é exatamente a oportunidade de ter uma fonte de renda, e um trabalho que te faça feliz.

O investimento em uma boa formação profissional é tão importante quanto a decisão de comprar um carro ou um imóvel. Uma boa formação será essencial para sua empregabilidade depois de ter a certificação de instrutor na mão.

Nem todo mundo tem dinheiro guardado para investir na formação, mas é aqui que entra outra vantagem da imersão: melhores condições de pagamento.

Não é todo mundo que possui condições de planejar-se para fazer um pagamento à vista, mas, para todas essas decisões tão importantes, existem possibilidades de parcelamento que favorecem a compra. Para a sua formação de instrutor de mergulho não precisa ser diferente. Você já conhece o Programa GoPro?

Umas das vantagens do Programa GoPRO é poder parcelar seus cursos em até 12 vezes. Desta forma, você finaliza seus cursos, entra no mercado de trabalho e assim ajuda a pagar seu investimento.

Fonte de imagens: Freepik

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios da imersão para o seu curso de instrutor de mergulho, ou se deseja conhecer mais sobre o programa GoPro, manda um e-mail ou agende um bate-papo com o instrutor! 😉

 

Você também vai gostar de