O mergulho recreativo é um mar de oportunidades onde você poderá trabalhar como instrutor de mergulho de diversas maneiras. Se o seu objetivo é viajar e conhecer novas culturas, então sua certificação de Instrutor de Mergulho será seu passaporte de entrada.
Diferentemente das profissões tradicionais, onde seu diploma não é reconhecido em muitos países, uma certificação de Instrutor PADI garante uma facilidade muito maior para conseguir trabalho e até mesmo um visto de permanência. E sem a necessidade de fazer nenhuma prova extra, já que todas as certificações PADI já são reconhecidas internacionalmente.
Atualmente a PADI – Professional Association of Diving Instructors, é a melhor certificadora de mergulho do mundo. Ela está presente em mais de 186 países e já formou mais de 25 milhões dos mergulhadores pelo mundo afora. Por esse motivo, não há dúvida que os instrutores de mergulho PADI são os mais requisitados da indústria do mergulho.
E você já imaginou viajar o mundo trabalhando com mergulho? Então continue aqui conosco e mostraremos onde você pode trabalhar como Instrutor de Mergulho!
Onde é possível trabalhar como Instrutor de Mergulho
#1 – Resorts ou Dive Centers
Trabalhando como instrutor de mergulho você poderá trabalhar em período full time, fazendo parte do quadro fixo de staffs dos dive centers, ou em período part time, ministrando cursos e participando de operações em seu tempo livre, seja de noite ou nos finais de semana.
Muitas pessoas possuem hoje o mergulho recreativo como uma segunda carreira! São médicos, advogados ou que possuem outra atividade principal e optam por trabalhar como Instrutor de Mergulho nos finais de semana.
Assim, como divemaster ou instrutor de mergulho PADI você terá acesso aos classificados na área profissional do site padi.com. Você terá acesso a ofertas de trabalho nos diversos dive centers e resorts PADI espalhados pelo mundo, como também poderá divulgar o seu currículo para o mercado.
No site www.divezone.net você também pode consultar oportunidades de emprego para divemaster, instrutores de mergulho, atendente e gerentes de centro de mergulho. Vocè ficará por dentro das línguas mais exigidas, os níveis profissionais mais procurados e até mesmo verificar se a vaga é para homem, mulher ou casal.
A rotina de trabalho de um instrutor de mergulho num dive center pode variar de local para local, mas irá sempre envolver atendimento ao cliente, organização de mergulhos e preparação de aulas, além das atividades de recarga de cilindros e manutenção de equipamentos.
#2 – Cruzeiros ou Liveaboards
Se você é apaixonado pelo mar, outra grande opção é trabalhar como instrutor de mergulho nos Cruzeiros e Live Aboards, barcos especializados em turismo de mergulho.
A carga horária desses tipos de emprego são geralmente maiores, mas o salário costuma compensar (sem contar as gorjetas).
Mas lembre-se: trabalhar em um liveaboard é um compromisso de 7 dias por semana, 24 horas por dia. Se você não acha que pode assumir esse compromisso, este trabalho pode não ser para você.
Os liveaboards estão se espalhando pelo mundo e são bem procurados pelos amantes dos mergulhos. No site www.liveaboard.com você terá acesso ao número de liveaboards existente em cada região do mundo.
Você também pode buscar oportunidades para instrutor de mergulho em cruzeiros nos sites:
Trabalhar em um iate de mergulho de luxo em um local exótico é uma experiência de vida única, emocionante e gratificante! Você terá a chance de viver e mergulhar em locais espetaculares, encontrar uma vida marinha extraordinária e compartilhar seus conhecimentos e habilidades adquiridas com convidados de todo o mundo.
#3 – Operando como Instrutor de Mergulho independente
Ainda há a possibilidade de trabalhar como um instrutor de mergulho de forma independente, ministrando seus cursos de mergulho sem vínculo com um dive center.
A vantagem de se trabalhar como autônomo é que você poderá aumentar a sua margem de lucro. Entretanto, precisará planejar a forma como atrairá seus próprios clientes, além de ter que investir em equipamentos e infraestrutura para seus cursos.
Para evitar esse investimento, muitos instrutores trabalham em parceria com as escolas de mergulho alugando sua infraestrutura como piscina, sala de aula e equipamentos.
Para ter sucesso como instrutor independente antes de tudo você precisará ser um empreendedor e dominar habilidades como marketing, vendas e finanças. Aqui na Oceano Sub , nossos alunos contam com um workshop exclusivo sobre marketing e vendas focados no mergulho, além de uma consultoria exclusiva para dar os seus primeiros passos nesse caminho.
#4 – Organizando viagens de mergulho
Se sua vibe não está alinhada com as outras opções acima, você ainda terá a opção de trabalhar com viagens de mergulho, organizando grupos ou acompanhando os mergulhadores.
Atualmente o mercado de viagens especializadas para mergulho está em alta no Brasil. Os brasileiros estão viajando mais para mergulhar, principalmente para destinos internacionais como, por exemplo, Bonaire, uma ilha paradisíaca que fica no Caribe, destino favorito dos brasileiros.
Caso você opte por trabalhar organizando viagens o ideal é que você trabalhe em parceria com uma agência de viagem.
Organizando viagens de mergulho você terá a oportunidade de mergulhar em diversos lugares paradisíacos e ainda receber por isso (tem coisa melhor?).
Normalmente as agências de viagens especializadas em mergulho oferecem uma vaga free se você vender de 10 a 15 pacotes. Desta forma, você não precisa desembolsar com a sua viagem e ainda ganha comissão de cada pacote vendido. Isso garantirá mais segurança e profissionalismo para seus clientes.
Conheça as 2 maiores agências de viagem especializadas em mergulho no Brasil:
www.vectraviagens.com.br
www.azulprofundo.tur.br
Fora do Brasil temos o site www.divingspecials.com.
Existem profissionais que se destacaram neste ramo e hoje possuem grupos fechados para diversos períodos do ano, como carnaval, ano novo e outros feriados do ano. Já imaginou passar o ano viajando e ainda receber por isso?
Dicas extras
Seja nos principais dive centers ou liveaboards nacionais, como em Florianópolis, Arraial do Cabo, Ilhabela, Maceió, Recife e Fernando de Noronha, ou nos principais pontos de mergulho do mundo, como México, África do Sul, Tailândia, Indonésia e Austrália, você sempre encontrará alguém em busca de aprender a mergulhar!
Entretanto, para conseguir esse emprego dos sonhos você deve estar preparado! Confira abaixo mais dicas para conseguir um emprego e construir uma carreira de sucesso no mergulho:
- Como montar um bom currículo de Instrutor de Mergulho
- 8 macetes para você se destacar e conseguir um emprego como Instrutor de Mergulho
- 5 dicas para você ter sucesso como Instrutor de Mergulho
Ainda com dúvidas? Deixe aqui abaixo seus comentários.
Se preferir, você pode agendar um bate papo sem compromisso com um de nossos instrutores para entender melhor o mercado de trabalho.
DESCUBRA O PLANO IDEAL PARA VOCÊ?
Acesse todos os detalhes e os valores
Excelente artigo!!! Adorei!!! Parabéns, Fe!!! Beijos e continue na caminhada! Leitora assídua! 😉
Oi Dri, fico feliz que tenha gostado! Isso mostra que estamos no caminho certo!
Gostei bastante do artigo
Olá Daniel
Obrigado pelo seu comentário! 😉
Gostei das informações! Gosto também de receber os seus e-mails. Muito prático!
Oi Danilo, ficamos muito feliz com seu feedback!😁 Fique à vontade para sugerir novos temas e tirar seus dúvidas!