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Marketing no mergulho: Aprenda a se autopromover

Marketing no Mergulho

O marketing no mergulho é vital para qualquer profissional da área, pois possibilitará planejar as estratégias de autopromoção e aquisição de resultados, sem ficar com a fama de “marketeiro”.

Além de melhorar os rendimentos, atraindo mais alunos e mergulhadores, sua imagem como profissional conceituado será elevada.

Neste artigo vamos te apresentar várias ferramentas e dicas que facilitarão sua jornada no marketing pessoal.

Marketing aplicado ao mergulho é um dos workshops exclusivos da Let’s Dive!

UTILIZE AS FERRAMENTAS CERTAS

Utilize as ferramentas certas

Facebook

Você precisa estar conectado à maior rede social da Terra, Facebook. São cerca de 120 milhões de usuários só no Brasil, isso corresponde à mais da metade da população do nosso país.

É a rede social mais versátil e completa. Um local para gerar negócios, conhecer pessoas, relacionar-se com amigos, informar-se, divertir-se, debater, entre outras coisas.

Um dos pontos principais em considerar o Facebook na sua estratégia é a possibilidade de interagir com diferentes grupos sobre o mesmo assunto, neste caso, o mergulho.

Mas atenção, o intuito deles não é apenas para que você compartilhe seus eventos, blog posts ou fotos. Isso criará uma imagem negativa sobre você enquanto profissional.

A melhor forma de se autopromover nos grupos é ajudando outras pessoas!

Os grupos são criados com um objetivo: para que pessoas da mesma área possam esclarecer suas dúvidas ou partilharem os seus casos de sucesso.

Se você ajudar constantemente pessoas desse grupo, eles perceberão você como um especialista. E isso leva, mais tarde, a que algumas pessoas contratem os seus serviços ou tornem-se seus alunos.

LinkedIn

Aqui o ambiente é genuinamente corporativo, com mais de 600 milhões de usuários ativos, é destinado aos instrutores que buscam espaço em Dive Centers no Brasil e no mundo.

Há ainda os sites específicos para a área de mergulho, mais aconselháveis por concentrarem todo o foco em oportunidades de emprego para esta atividade.

Dessa forma, a plataforma facilita o encontro entre Dive Centers e as pessoas certas para determinada necessidade.

O único site de classificados exclusivo de mergulho, e melhor, totalmente em português é o Vagas & Currículos.

Divemaster, fotógrafo subaquático, freediver, instrutor de mergulho, piloto de embarcações e vendedor de mergulho são algumas das categorias presentes nesta plataforma.

Instagram

Com toda certeza esta é a rede social ideal para divulgarmos o mergulho! Isto porque é muito visual e tem mais de 50 milhões de usuários ativos no Brasil, em sua maioria jovens.

Falando em possibilidades de negócios no Instagram, o cenário é favorável para as empresas e profissionais que querem abrir uma conta por lá. 83% dos entrevistados segue alguma empresa, profissional ou marca na rede social.

Entre todos os usuários, 50% dizem ainda já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceu no Instagram.

Confira mais dados sobre o Instagram na Pesquisa sobre o uso de Instagram no Brasil: hábitos, frequência e relação com as empresas.

É importante reforçar: o Instagram é uma rede social visual. Ou seja, as pessoas estão lá, em sua grande maioria, para ver fotos, vídeos e artes agradáveis ao olhar.

Não transforme o seu perfil em uma panfletagem, esse, definitivamente, será o fim de qualquer relacionamento com seus possíveis futuros clientes.

Compartilhe a experiência única e a mudança de vida que o mergulho pode trazer.

BÔNUS: My PADI

Todo instrutor de mergulho PADI recebe acesso ao ambiente interno do site PADI Pros, onde vários materiais de divulgação são disponibilizados.

Lá você encontrará material para campanhas específicas como o PADI ReActivate ou o ScubaEarth, bem como material para difundir os diversos cursos oferecidos pela PADI.

Trata-se de uma ótima iniciativa para os profissionais que não têm experiência em edição de imagens publicitárias.

COMPARTILHE CONTEÚDO DE QUALIDADE

Compartilhe conteúdo de qualidade

Já criou seus perfis e páginas comerciais na redes sociais acima? Ótimo!

Mas e agora? O que você deve publicar?

Não há um passo-a-passo ou fórmula mágica, se existisse todos estariam nadando em rios de dinheiro!

Uma coisa é certa, compartilhe conteúdo de qualidade! Planeje o cronograma de publicações levando em consideração as dúvidas, curiosidades e vontades da sua persona.

Além disso, também é interessante pensar sobre a jornada de compra. Utilize o Gerador de Jornada de Compra para definir e conhecer os passos que seus potenciais clientes dão até estarem prontos para mergulhar.

Uma ideia seria dar uma olhadinha tanto no blog da Let’s Dive quanto no blog do QTCM e criar suas publicações com os temas abordados por lá. Só não esquece de marcar o link do post como referência. 😉

Alguns exemplos de tipos de postagens:

  • Citações
  • Perguntas
  • Dicas / Curiosidades
  • Assunto do momento
  • Bastidores
  • Repost de alunos
  • Conquistas no mergulho
  • Imagens
  • Vídeos

ABUSE DAS FOTOS E VÍDEOS

Abuse das fotos e vídeos

Como falamos acima, nossa atividade é muito visual, tire oportunidade disso!

Não economize nas fotos e vídeos subaquáticos! Eles chamam bastante a atenção de turistas e, até mesmo, de moradores locais.

Esteja sempre com sua câmera à mão, pois não sabemos ao certo quando avistaremos tartarugas, arraias, tubarões, etc. Vários vídeos deste tipo já se tornaram virais, não perca essa chance!

Um ótimo complemento para sua formação é a Especialização em Fotografia Subaquática, onde você aprenderá a fazer fotos de excelente qualidade, seja com uma câmera compacta ou uma DSLR profissional.

Esta é somente a ponta do Iceberg, o tema é muito mais complexo, contendo várias estratégias para aumentar, consideravelmente, seu resultado.

Quer saber mais sobre esse assunto?

Venha para a Let’s Dive! A Especialização em Marketing Aplicado ao Mergulho é uma exclusividade!

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