Como seu consumo de plástico afeta os oceanos?

Você já parou para analisar como está seu consumo de plástico durante a quarentena?

Atualmente o plástico é um dos maiores inimigos da saúde e limpeza dos oceanos.

Os detritos de plástico não apenas flutuam na superfície, mas também cobrem o fundo do mar e matam muitos animais marinhos por ano.

O mar começa na nossa casa, então quando fazemos escolhas mais conscientes e sustentáveis estamos ajudando na preservação dos oceanos.

POR QUE O CONSUMO DE PLÁSTICO É UM PROBLEMA?

De acordo com a Associação Internacional de Resíduos Sólidos – ISWA cerca de 25 milhões de toneladas de resíduos são despejados nos oceanos anualmente e 80% disso é gerado pelos cidades pela más gestão do lixo!

Uma garrafinha plástica que vai parar na natureza demorar cerca de 400 anos para se decompor, muito mais do que você irá viver no planeta terra!

E o pior é que quando ela chega no mar, ela irá se fragmentar através da força do vento, da onda e da chuva e se transformar no famoso microplástico.

Segundo os pesquisadores, os microplásticos chegam a ter o tamanho de até 1 milímetro e atingem a base da cadeia alimentar dos animais marinhos.

Os plânctons e outros animais menores se alimentam do microplástico e, ao serem comidos por peixes maiores, propagam a intoxicação por microplástico.

E quando o peixe ou outros animais marinhos chegam em nossas mesa também estamos sendo intoxicado por eles.

Então, o plástico não está somente poluindo nossos oceanos, mas como também está prejudicando nossa saúde.

Mas melhor do que remover o lixo dos oceanos é evitar que o lixo vá parar nos oceanos e para isso o ideal é rever o nosso consumo no dia a dia.

Desta forma, vou dar 07 dicas simples para você reduzir o consumo de plástico no seu dia a dia.

07 DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE PLÁSTICO

#1 – Use as ecobags ou sacolas retornáveis

Ecobags para frutas

Tenha sempre uma sacola de pano ou retornável com você ao ir no supermercado, assim você não vai precisar usar sacolas de plástico para levar a sua compra.

Você pode dar preferência para os supermercados que disponibilizam as caixas de papelão para você levar a sua compra para casa.

Você sabia que no mundo são consumidas um bilhão e meio de sacolas plásticas por dia?

#2 – Evite comprar frutas embaladas em plástico

Consumo de plástico através de frutas embaladas

Evite comprar frutas em bandejinhas e embaladas em plástico filme.

Outra coisa que podemos fazer é evitar o uso dos famosos saquinhos plástico para separar frutas e legumes.

Você pode colocar a sua fruta e legume direto no carrinho de compra e em casa você faz a higienização e o armazenamento.

Existem também saquinhos de tela reutilizáveis que são ótimos para fazer a feira.

#3 – Pense na embalagem na hora da compra

Pense na embalagem na hora de comprar

Revisar seus hábitos de consumo pode ajudar a quebrar padrões e reduzir ao máximo o uso de plástico no seu dia a dia.

Na hora de comprar um manteiga ou um sabonete, você pode dar preferência pela embalagem de papel ao invés das embalagens plástica.

Em vez de comprar um molho de tomate numa embalagem plástico, prefira molho em lata ou num pote de vidro. Aliás, melhor ainda é fazer aquele molho caseiro e congelar para agilizar as próximas refeições.

Ou seja, leve a embalagem em conta na hora de decidir por um produto ou outro.

#4 – Prefira latinhas de alumínio à famosa PET

Latinha de alumínio

De acordo com a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e a Abralatas, em 2016, o Brasil reciclou cerca de 280 mil toneladas de latas de alumínio, atingindo um índice de reciclagem de 97,7%, o que mantém o país entre os líderes mundiais no segmento desde 2001.

Isso porque o alumínio é financeiramente mais atraente para os envolvidos, inclusive para os produtores que montaram suas cadeias produtivas pensando na reutilização das latinhas para obter uma economia de energia de até 95%.

#5 – Escolha produtos sustentáveis para a higiene pessoal

Higiene pessoal sustentável

Troque a sua escovas de dente por uma biodegradável.

Evite o uso de sabonetes líquidos, que geram toneladas de embalagens plásticas. O sabão sólido é super eficiente e cumpre o mesmo papel.

Se você é mulher, troque os absorventes pelos copinhos coletores ou calcinhas absorventes – no longo prazo, sai até mais barato.

Já escutou falar em shampoo em barra? Uma ótima opção para reduzir as embalagens plásticas.

#6 – Evite os descartáveis e reduza o consumo de plástico

Consumo de plástico descartável

Prefira um guardanapo, no lugar do pratinho de plástico! Coma com a mão, em vez de usar talheres e garfos de plástico.

Diga não ao canudinho. Ele representa 4% de todos lixo plástico do planeta e não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente.

Você pode comprar um necessaire e montar um kit com canudo de inox, um copinho e um jogo de talher, para evitar a utilização de descartáveis na rua.

#7 – Dê preferência às empresas que ajudam o planeta

Lojas Zero Waste

No mundo inteiro estão surgindo as lojas zero waster, ou zero lixo em português, para incentivar o consumo dos produtos sem embalagem.

Elas vendem a granel e o cliente leva a sua embalagem.

Até as lojas tradicionais, como a Erva Doce & Doce Erva, que já estão oferecendo ao cliente a opção de levar a sua embalagem para comprar os produtos vendidos no peso.

Essa atitude reduz drasticamente o consumo de sacolinhas plásticas.

Estão surgindo também empresas que pensa na cadeia como um todo, desde a escolha de substâncias que não agridem os oceanos, até a entrega com zero emissão de monóxido de carbono, como é o caso da Positiva, empresa de venda de produtos para limpeza em geral.

QUER AJUDAR MAIS NA PRESERVAÇÃO DOS OCEANOS?

Conheça o Project Aware, uma organização sem fins lucrativos que atua como um movimento global para a proteção do oceano.

Sua missão é unir a paixão pela aventura oceânica com o objetivo da conservação marinha para gerar mudanças duradouras para o oceano.

Participe dos campanhas do Project Aware

Dive Against Debris Maceió

Para ajudar na remoção do lixo que vai parar nos oceanos, o Project Aware criou em 2011 uma campanha chamada Dive Against Debris.

O objetivo da campanha Dive Against Debris,ou Mergulho Contra Detritos em português, é remover detritos do mar e criar um banco de dados mundial com o tipo, quantidades e locais dos materiais coletados.

Desde 2011, quando a campanha foi criada, mais de 217 mil eventos foram realizados em mais de 182 países ao redor do mundo, removendo mais de 1.6 milhão de peças de lixo.

Aqui em Maceió realizamos a segunda edição em fevereiro deste ano e ao todo já removemos mais de 65 quilos de lixo da Piscina Natural da Pajuçara.

Ao participar dessa campanha, você está dando seu retorno ao planeta, limpando os oceanos e até estimulando outras pessoas ao seu redor a participarem.

Existe também a campanha do Adopt a Dive Site, onde você mergulhador adota um ponto de mergulho e monitora o lixo ao longo do tempo.

Legal, né!

Se você é um instrutor de mergulho, você conhece a fundo o Project Aware e se envolve sem suas campanhas?

Aprenda mais sobre o Project Aware e o fundo do mar

Existem 2 especializações que vão aumentar o seu conhecimento para ajudar você a preservar os oceanos.

  • Especialização em Project Aware
  • Especialização em Preservação de Corais

Esses cursos são para instrutores, divemaster, mergulhadores e até não mergulhadores e podem ser feitos totalmente online. 

CURSOS ONLINE PROJECT AWARE

Aumente seu conhecimento, ajude os oceanos e ganhe mais uma certificação PADI

Adicionar o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *