Bom, com certeza você já sabe que o curso de divemaster  é o primeiro passo para quem quer trabalhar com mergulho, certo?

Mas para se tornar um bom líder e guiar os demais mergulhadores, é essencial que você queira mesmo embarcar nessa profissão.

Afinal, além de muita responsabilidade, é preciso dedicar grande parte do seu tempo e da sua energia para a atividade.

Se é isso mesmo que quer, então aproveite as informações deste artigo.

Hoje você vai entender mais a respeito do curso de divemaster e também algumas curiosidades que talvez não saiba sobre ele.

Acompanhe a leitura!

Como funciona o Curso de Divemaster?

Funcionamento Curso de Divemaster

O curso de divemaster é para você que é um mergulhador de resgate que pretende iniciar a sua carreira na indústria do mergulho.

Falando de outra forma, ele é perfeito para quem quer se tornar um verdadeiro líder de mergulho.

Isso mesmo!

As suas funções serão guiar os mergulhadores certificados e dar apoio aos instrutores de mergulho nos diversos cursos de mergulho.

Além de expandir os conhecimentos sobre mergulho, no divemaster você ainda aperfeiçoa as suas habilidades, aprende a organizar e liderar as operações de mergulho e oferece um suporte para os instrutores ministrarem os cursos PADI.

Como pré-requisito para participar, é preciso ter 18 anos, ter a certificação Rescue Diver PADI, ter feito um curso de primeiros socorros e de RCP nos últimos 24 meses, ter pelo menos 40 mergulhos registrados e, por fim, apresentar um atestado médico em como está apto para a prática do mergulho.

Mas o que eu vou aprender no curso de divemaster?

Muita coisa interessante!

Você vai aprofundar os conhecimentos que envolvem a parte teórica, como fisiologia, física, equipamentos, meio ambiente e tabela e vai entender como organizar as operações de mergulho.

Mais do que isso, vai aprender a fazer preleções, a guiar mergulhadores certificados, a supervisionar os alunos durante as aulas, a mapear pontos de mergulho e a fazer a gestão de riscos e da segurança das outras pessoas.

Conhecer o negócio do mergulho e entender mais sobre essa carreira, além de saber como promover os programas PADI, também fazem parte do aprendizado.

O curso de divemaster é a base da sua formação profissional.

Para isso, o curso de divemaster envolve além da liderança nas operações de mergulho, toda uma base de conhecimento teórico.

É isso mesmo que está pensando em fazer?

Então saiba que se tornará um verdadeiro líder nesse mercado!

Você vai aprender a gerenciar equipes, a delegar tarefas e a saber agir com inteligência emocional em situações não planejadas.

Assim é possível adquirir uma experiência e uma técnica completamente fora dos padrões de outras capacitações como essa.

Quer começar e terminar logo para já entrar no mercado de trabalho?

Então saiba que o curso é super rápido. Ele dura cerca de 30 dias, feito de forma intensiva (que é o ideal),  mas é possível montar um cronograma específico de acordo com a sua necessidade, com aulas e mergulhos aos finais de semana e feriados, por exemplo.

No curso você ainda vai receber um kit de material didático composto por:

  • Manual do divemaster
  • Manual de instrutor PADI
  • Enciclopédia do mergulho
  • Workbook, que é o caderno de exercícios
  • eRDPML, que é uma tabela de mergulho eletrônica
  • Pranchetas subaquáticas de Divemaster
  • Logbook Profissional
  • Entre outros materiais

Além das aulas teóricas, na piscina e no mar e, claro, ter a oportunidade de realizar diversos mergulhos!

Gostou da ideia?

Então confira no próximo tópico as 5 coisas que você não sabe sobre o curso de divemaster e que com certeza vão te ajudar a escolher onde fazer seu curso!

5 coisas que você não sabem sobre o Curso de Divemaster

#01 – VOCÊ VAI APRENDER MUITA TEORIA DO MERGULHO

Teoria do Mergulho

É no curso de divemaster que aprofundamos nossos conhecimentos em física e fisiologia aplicada ao mergulho, meio ambiente, equipamentos e planejamento avançado  de mergulho.

Muita gente acha que isso não é importante ou que não será usado no futuro, mas isso é um grande erro.

Além desse conhecimento ser usado no seu dia a dia como um profissional do mergulho, as pessoas também vão lhe fazer perguntas e você deverá saber respondê-las.

É normal as pessoas perguntarem sobre o funcionamento dos equipamentos ou a razão das diversas regras existentes do mergulho.

Com mergulhador sabemos que umas das principais regras é nunca prender a respiração, mas você sabe porque esta regra é tão importante? Como um bom divemaster você terá que saber explicar isso e muito mais.

Além disso, esse conhecimento será fundamental para o seu próximo nível de formação, o curso de instrutor (IDC).

No IDC você irá rever toda a teoria, olha que eu falei rever e não aprender, e deverá ser aprovado no Exame de Instrutores com 75% de aproveitamento em cada área da teoria do mergulho (física, fisiologia, meio ambiente, equipamentos e tabela de mergulho)

#02 – VOCÊ IRÁ APRENDER A DEMONSTRAR AS HABILIDADES DE MERGULHO

Circuito de Habilidades de Mergulho

Como um divemaster você não estará habilitado a ministrar cursos de mergulho, mas dar suporte aos instrutores de mergulho em seus cursos é uma das suas funções.

Isso significa que você deverá saber como demonstrar as habilidade de mergulho para ajudar os alunos com dificuldades.

Você deve estar se perguntando o que são essas habilidades de mergulho?

Sabe aqueles exercícios todos que você aprendeu na piscina durante o curso básico de mergulho? Pois bem, todos esses exercícios são conhecidos como Circuito de Habilidades

Desalagar uma máscara, usar uma fonte alternativa de ar ou controlar a flutuabilidade são alguns exemplos de habilidades de mergulho.

No curso básico de mergulho da PADI existem mais de 24 habilidades que o instrutor de mergulho demonstra embaixo d’água.

E são essas habilidades que você também aprenderá a demonstrar com maestria durante o seu curso de divemaster.

Toda demonstração é avaliada entre 1 e 5:

  • Nota 01: Candidato foi incapaz de executar o exercício
  • Nota 02: Exercício executado com considerável dificuldade ou erros significativos
  • Nota 03: Exercício executado corretamente, porém muito rápido para exibir ou ilustrar adequadamente os detalhes da habilidade
  • Nota 04: Exercício executado corretamente, lento o suficiente para exibir ou ilustrar adequadamente os detalhes da habilidade
  • Nota 05: Exercício executado de modo correto, lentamente e com movimentos exagerados – aparentou facilidade

No final do circuito de habilidades, você precisará tirar pelo menos 82 pontos na soma de todas as habilidades. Também não poderá tirar nenhuma nota abaixo de 3 e precisa tirar nota 5 em pelo menos 1 habilidade.

Se você aprende desde o início a maneira certa de demonstrar as diversas habilidades sua vida ficará mais fácil.

Tanto no curso de divemaster como no curso de instrutor IDC você fará o que chamamos de circuito de habilidades e aprenderá como demonstrar de maneira que pareça fácil para os alunos.

Caso você venha a se tornar um instrutor de mergulho, seu desempenho também será avaliado no Exame de Instrutores PADI (IE), onde você terá que demonstrar 5 habilidades de mergulho.

#03 – VOCÊ IRÁ APRENDER OS PADRÕES DA CERTIFICADORA

Padrões PADI

já falamos aqui no blog quais são as vantagens de ser um instrutor PADI e porque a PADI é a melhor certificadora, e não vamos abordar isso aqui.

Mas o fato é que se torna muito mais fácil entender os padrões e a metodologia PADI se você foi um aluno PADI.

Quanto mais contato com os cursos PADI, mais fácil será o seu entendimento, pois você já terá vivido aquela experiência como aluno.

Saber os padrões PADI é importante para qualquer profissional PADI, seja um divemaster ou um instrutor de mergulho

No nível de divemaster ter esse conhecimento é fundamental na hora de fornecer suporte aos instrutores e na hora de promover os programas da PADI.

Ficará mais fácil até na hora do exame de divemaster (e do instrutor), onde você deverá apresentar 75% de aproveitamento no exame de padrões PADI.

Se você fez nenhum dos seus curso de mergulho na PADI e deseja ser um Instrutor de Mergulho PADI é fundamental que, pelo menos, seu curso de divemaster seja PADI

#04 – VOCÊ IRÁ PRATICAR E MUITO

Mergulho

Para iniciar seu curso de divemaster pela PADI é obrigatório no mínimo 40 mergulhos registrados. E para finalizar você precisará de 60 mergulhos registrados.

Isso é o mínimo do mínimo.

Quanto mais operações e mergulhos você fizer melhor, pois vai ganhar mais experiência.

Mas ganhar experiência também depende do tipo de operação e cursos que você deu suporte.

Quando maior a diversidade de cursos e atividades a escola onde você estiver fazendo seu curso de divemaster tiver melhor, pois você terá a oportunidade de acompanhar mais cursos e aprender mais técnicas e vivenciar os cursos da PADI de perto.

Se você fizer seu curso em uma escola que é focada em batismo de mergulho, vai ficar super experiente em batismo, mas vai deixar de aprender outras coisas.

Pelos padrões da PADI o candidato a divemaster tem ainda que cumprir um estágio obrigatório, onde acompanha um curso básico completo (piscina e mergulhos no mar) e um curso de educação continuada (qualquer curso acima do básico) mas isso também é muito pouco. Quanto mais melhor!

#05 – VOCÊ DEVE BUSCAR APRENDER ALÉM DO QUE É ENSINADO NOS MANUAIS

conhecimento-extra

Quanto mais você aprender sobre o mergulho melhor e nisso está incluso como usar os equipamentos (bússola, carretilha, lift bag, etc.), como se portar numa embarcação, como recarregar cilindro, como cuidar dos equipamentos de mergulho.

Esses são conhecimentos que não estão na grade de um curso de divemaster, mas são conhecimentos que serão cobrados de você quando for entrar no mercado de trabalho.

Uma maneira de ajudar você a aumentar seu conhecimento são os cursos de especialidade da PADI.

Quando você participa de um curso de especialização em naufrágio, por exemplo, você irá aprender as técnicas apropriadas para esse mergulho, além de aprender a manusear os equipamentos específicos.

Muita gente acha que por se formar como divemaster não vale a pena fazer os cursos de especialidade, mas isso é um grande engano.

Esses cursos vão fazer você ampliar seu conhecimento e ganhar mais experiência como um profissional de mergulho.

Gostou de saber mais sobre a importância de fazer um bom curso de divemaster para a sua carreira?

Então clique AQUI para entender mais sobre ele e aproveite a oportunidade para se inscrever agora mesmo!

 

Você também vai gostar de