Ninguém está livre de cometer algum erro na hora de procurar aquele emprego de instrutor de mergulho que tanto quer.

Mas você sabe quais são os erros mais graves e que, mesmo assim, muita gente comete?

Há 2 semanas o Miguel escreveu um artigo sobre alguns macetes para você conseguir emprego nesta temporada.

Recebemos diversas mensagens contando casos engraçados no momento da contratação. Então, hoje resolvi falar sobre os principais erros que fazem você parecer um idiota na hora de procurar um emprego.

Por incrível que pareça a maioria destes erros são bem mais comuns do que se acredita, mas eles derrubam qualquer chance que você tinha de conseguir a tão desejada vaga como divemaster ou instrutor de mergulho.

Os principais erros são:

Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse artigo com seus amigos e não se esqueça de deixar o seu comentário. Me conte o que você já viu no seu Dive Center!

#1 - PEDIR EMPREGO PELAS REDES SOCIAIS

Currículo pelas redes sociais

Hoje em dia quase todo o mundo está nas redes sociais. É difícil encontrar uma pessoa que não tenha pelo menos uma rede social.

O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, que hoje é a rede sociais mais popular do planeta. Segundo dados do primeiro trimestre de 2016, o Facebook é acessado por cerca de um bilhão de usuários de todo o mundo todos os dias.

A gente se comunica com os amigos, acompanha as notícias, compra coisas, enfim usamos as redes sociais para diversas coisas, mas precisamos ficar atentos que não são todos os assuntos que devem ser tratados pelas redes sociais.

Se você está procurando emprego de instrutor de mergulho ou divemaster não vai entrar nas redes sociais das escolas de mergulho e mandar uma mensagem pedindo emprego.

Esse não é o lugar, nem a forma correta para isso!

Saiba que quem gerencia as redes sociais não é a mesma pessoa responsável pela contratação. O foco das redes sociais das empresas é a comunicação com o público, não receber currículos.

Normalmente quem toma conta disso pode ser a recepcionista ou vendedora da escola ou até uma agência de marketing. Desta forma, sua mensagem poderá ficar perdida e até nem ser respondida.

Entre no site da empresa, veja seus contatos e envie um e-mail formal se apresentando e perguntando se estão com alguma vaga em aberto. Ah! Nunca esqueça de anexar seu currículo!

#2 - ENVIAR E-MAIL SEM O CURRÍCULO

ENVIAR E-MAIL SEM O CURRÍCULO

Esse erro é clássico! Se você quer um emprego de instrutor de mergulho em alguma escola de mergulho você deve primeiro mostrar para essa empresa que você tem o perfil e preenche os pré-requisitos da vaga.

Mas não é bem assim que acontece. Recebo diversos e-mails de pessoas dizendo que são instrutores de mergulho e que querem trabalhar na Let’s Dive, mas não se apresentam e nem anexam o currículo.

Tenha em mente que o tempo das pessoas é escasso e por isso torne suas comunicações mais eficientes e otimize o trabalho delas.

Lembre-se que a comunicação já faz parte do processo seletivo! Então, por que esperar a pessoa pedir o seu currículo? Isso é o mínimo que você deve ter para ir atrás de trabalho.

O currículo é o seu cartão de visitas profissional e algumas atitudes aparentemente simples podem desclassificar você já no envio do currículo.

Na internet você vai achar diversos modelos de currículo, sites com dicas de como fazer e até ferramentas online para geração de currículo.

Aqui no blog também já criamos um artigo com dicas para você criar o seu currículo de mergulho. Não há desculpas! Sente no computador e faça um bom currículo.

#3 - USAR ENDEREÇO DE E-MAIL INAPROPRIADOS

USAR ENDEREÇO DE E-MAIL INAPROPRIADOS

Esse é um exemplo de detalhe que pode tornar sua candidatura a uma vaga um motivo de piada e já te desclassificar na primeira fase do processo de seleção.

Se vai enviar um currículo para uma vaga de emprego veja por qual e-mail vai enviar. Nada de usar aquele e-mail engraçadinho que você usa com seus amigos para enviar seu currículo.

Já recebi e-mail de gostosinha@xx.com.br ou gatinhodomar@xx.com.br. Se você não tem outro e-mail profissional é recomendável que crie um novo, com nome e sobrenome, sem apelidos. Isso até facilitará a sua vida na hora de monitorar se houve retorno da vaga.

Não anexe o currículo sem dizer nada na mensagem. Preencha corretamente o assunto e escreva um texto de apresentação no corpo do e-mail. Esse texto deve ser breve, profissional e formal.

Já recebi e-mails onde as pessoas contam toda sua história e até abordam assuntos que nem são pertinentes. Escrever textos enormes e citar qualidades que não têm a ver com a vaga também é um erro.

#4 - ENVIAR CURRÍCULO INCOMPLETO

ENVIAR CURRÍCULO INCOMPLETO

Muitas pessoas acreditam que só porque mudaram de carreira para trabalhar com mergulho não precisam incluir no seu currículo informações como sua formação ou experiências anteriores.

Normalmente as pessoas colocam só sua formação de mergulho, indicando seu nível profissional e quando se formaram, mas esquecem de incluir sua escolaridade e suas experiências fora do mergulho.

Se estiver cursando ou já for formado em um curso técnico ou algum curso superior indique o nome da instituição, nome do curso, data de início e fim ou previsão de conclusão.

Coloque suas principais experiências, mesmo que não tenham sido na área de mergulho. Lembre-se de sempre indicar os períodos de trabalho, cargo e quais eram suas responsabilidades.

#5 - ENVIAR CURRÍCULO EM MASSA

ENVIAR CURRÍCULO EM MASSA

Nunca envie seu currículo em massa. Tenha o cuidado de criar um e-mail para cada empresa onde pretenda disputar uma vaga de emprego.

Ao enviar seu currículo em cópia para diversas empresas você está passando a ideia que não tem preferência por nenhuma, ou seja, que aceita qualquer vaga de emprego. Passará também a imagem de uma pessoa sem foco e estratégia ou que está desesperado.

Neste caso, as chances do seu currículo ser descartado é grande, pois as empresas vão sentir que são apenas mais uma e que você não desejar fazer parte daquela empresa em particular.

#6 - COLOCAR FOTO DE FACEBOOK NO CURRÍCULO

COLOCAR FOTO DE FACEBOOK NO CURRÍCULO

Colocar uma foto é muito importante, mas você deve saber qual foto usar. Não precisa ser uma foto 3×4 toda formal, até porque estamos falando sobre um currículo de mergulho.

Jamais use fotos mal tiradas, com uma resolução muito baixa e fora de foco ou com uma baixa luminosidade. Uma outra informação importante é que seja uma foto atualizada.

Você pode usar uma foto com equipamento de mergulho, mas evite fotos subaquáticas, pois vamos combinar que todo mundo de máscara é igual. Você pode usar uma foto que estiver equipado na embarcação ou na praia, mas nada de foto sem camisa.

Tenha cuidado com os detalhes, como sua apresentação pessoal. Como está seu cabeço? Está com barba por fazer? O que você está fazendo na foto? Nada de foto com bebida na mão ou abraçando a namorada.

Já recebi currículo com foto de balada, foto de corpo inteiro, foto com vestido de formatura ou terno. Tenha em mente uma coisa: foto de currículo é uma coisa e foto para facebook é outra coisa!

#7 - NÃO RESPONDER UM E-MAIL PARA MARCAÇÃO DE ENTREVISTA

NÃO RESPONDER UM E-MAIL PARA MARCAÇÃO DE ENTREVISTA

Já perdi a conta das vezes que enviei um e-mail para um candidato a instrutor de mergulho dizendo que tinha gostado do currículo e que gostaria de agendar uma entrevista por skype e não obtive resposta ou a pessoa me respondeu um mês depois.

Se você enviou um e-mail com o seu currículo para uma vaga de emprego de instrutor de mergulho o mínimo que deve fazer é monitorar sua caixa de e-mail para ver se há alguma resposta.

Crie uma rotina. Olhe sua caixa de e-mail uma vez por dia, mesmo durante o final de semana. Se você está em alguma localidade que o acesso ao e-mail seja ruim, deixe essa informação clara quando enviar seu currículo.

A empresa não vai esperar por você. Se não obtiver seu retorno ela continuará o processo sem você.

#8 - NÃO MOSTRAR INTERESSE NA ENTREVISTA

NÃO MOSTRAR INTERESSE NA ENTREVISTA

Os principais erros das entrevistas de empregos são:

  • Não saber nada sobre a empresa
  • Respostas robô. As respostas são curtas e sem dar continuidade ao assunto
  • A única pergunta que o candidato faz é: quanto é o salário?

Esses erros irritam qualquer recrutador e certamente vão excluir você da seleção.

Se você se inscreveu para concorrer a uma vaga, você deve se preparar para a entrevista. Não é apenas respondendo as perguntas do entrevistador que você pode ganhar pontos com ele.

Uma maneira de mostrar interesse e se diferenciar é fazer perguntas que demonstrem primeiramente que você pesquisou informações sobre a empresa e, em seguida, que tem interesse pela empresa e pela vaga em questão.

Mas tome cuidado. Não fique fazendo perguntas sem motivo só para mostrar que você deu uma pesquisada sobre a empresa. Só pergunte o que você realmente quiser saber.

Faça uma reflexão sobre como sua formação e suas experiências podem contribuir para a empresa em questão. Porque você deve ser contratado. Quais são seus diferenciais? Não deixe para pensar nessas coisas para estar bem preparado na hora da entrevista.

Se você quer a vaga o mínimo que deve mostrar é interesse pela empresa!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário ou deixe as suas dúvidas neste assunto que eu lhe responderei.

Fonte de imagens: freepik

 

Você também vai gostar de