Blog

Tudo sobre o mercado de trabalho e o salário de um Instrutor(a) de Mergulho

Mercado de Trabalho Instrutora de Mergulho

Você sabe o que faz exatamente um instrutor de mergulho e qual o salário do mercado?

Se você tem acompanhado aqui nosso blog, já deve ter visto diversos posts sobre a profissão e sua atuação. 

O instrutor de mergulho é um profissional indispensável para o mundo do mergulho recreativo. Para que uma pessoa possa aprender a mergulhar e conhecer o mundo subaquático, é essencial a presença desse profissional para transmitir segurança, todo o conteúdo e técnicas que envolvem o mergulho autônomo.

O que faz um instrutor de mergulho? O que é preciso para se tornar um instrutor de mergulho? As respostas para essas e outras perguntas veremos a seguir.

Antes de começar

Se você pretende iniciar a sua carreira no mergulho e aproveitar todos os benefícios e as vantagens desse trabalho divertido, prazeroso e muito encantador, primeiramente, é preciso entender uma coisa: como toda profissão você precisará se dedicar e se especializar ao máximo para ter notoriedade e se destacar no mercado. 

Como instrutor de mergulho seu escritório será o fundo do mar e você terá benefícios à sua saúde.

 Além disso, você será o responsável por apresentar as belezas subaquáticas para outras pessoas e viver essa experiência inesquecível.

Gostou da ideia e quer saber tudo sobre o mercado de trabalho e quanto ganha um Instrutor de Mergulho?

Então, vamos mergulhar fundo em um post repleto de informação! Vem com a gente?

#1 – O mercado de trabalho para um Instrutor(a) de Mergulho

mercado de trabalho para instrutor de mergulho

A demanda por instrutores de mergulho é bem maior que a demanda por divemaster ou assistente de instrutor. Isso porque um instrutor de mergulho pode fazer tudo o que outros níveis fazem e ainda pode ministrar os diversos cursos de mergulho.

Enquanto instrutor de mergulho, você terá a possibilidade de escolher se deseja trabalhar full time, em escolas e operadoras de mergulho, ou part time, ministrando cursos e participando de operações em seu tempo livre, seja à noite ou nos fins de semana.

Inclusive, a maioria das pessoas têm o mergulho recreativo como sua segunda carreira. Essa pode ser uma boa opção para você também.

Para aqueles que são extremamente apaixonados pelo mar, outra grande opção é trabalhar como instrutor de mergulho em cruzeiros e liveaboards (barcos especializados em turismo de mergulho). Nestas modalidades, a carga horária costuma ser maior, mas a remuneração costuma ser compatível.

Existe ainda a possibilidade de trabalhar como um instrutor de mergulho autônomo, ministrando seus cursos de mergulho de maneira independente. Assim, você pode definir sua própria margem de lucro, mas precisará planejar como atrair e reter seus clientes.  

É necessário também investir em equipamentos , pois esses serão suas ferramentas de trabalho.

Muitos instrutores também trabalham em parceria com escolas de mergulho, alugando sua infraestrutura como piscina, sala de aula e equipamentos.  

Aqui você pode encontrar mais informações de onde você pode trabalhar como instrutor de mergulho.

Se você é mulher, a boa notícia é que o mercado do mergulho está procurando por você. Ter mulheres instrutoras em uma equipe de trabalho traz equilíbrio e vários benefícios para a escola de mergulho!

Mercado no Brasil

Ok, mas e o mercado de trabalho para um Instrutor de Mergulho ? 

Como é de se imaginar, o mercado de trabalho para um Instrutor de Mergulho aqui no Brasil é menor do que no exterior.

Isso porque, a demanda por mergulho aqui no Brasil é bem menor se comparado com regiões como o Caribe ou o Sudeste Asiático, onde as condições de mergulho são incríveis, o que estimula o mercado do mergulho.

Ou seja, quando mais pessoas procurando por mergulho maior será a demanda por profissionais de mergulho.

Portanto, o mercado aqui no Brasil é menor, mas é possível sim trabalhar como instrutor aqui.

Você pode poderá trabalhar em cidades que não possuem mergulho, organizando viagens de mergulho para o litoral ou até para fora do país para concluir os cursos com seus alunos.

Ou se preferir poderá procurar por vagas de instrutor de mergulho no litoral, como por exemplo em Fernando de Noronha ou no nordeste brasileiro 

Mercado pós-pandemia

Apesar de muitos meses fechados, mais de 95% doas escolas de mergulho PADI continuaram trabalhando pelo mundo

A desaceleração econômica no mundo, consequência da pandemia, levou a cortes significativos de salários e até demissões. E no mergulho não foi diferente.

Mas pela primeira vez desde o início da pandemia, novos anúncios de emprego estão sendo publicados no Classificados de Emprego da PADI.

Só no mês de maio deste ano, foram adicionados mais de 150 novas vagas de emprego, incluindo oportunidades em dive centers e liveaboards nos Estados Unidos, Austrália, Grécia, Chipre, Maldivas e México.

As oportunidades de trabalho para profissionais de mergulho continuarão a aumentar à medida que a demanda por mergulho aumenta, exigindo que os dive centers aumentem  a contratação de instrutores e divemasters.

Além disso, o estímulo ao home office e todas as medidas de distanciamento social adotadas para conter o COVID-19, estão mantendo milhões de pessoas em casa.

A consequência disso é que as pessoas estão cedentes de atividades ao ar livre e em contato com a natureza!

Portanto, haverá uma busca maior por mergulho e esta será uma grande oportunidade para os profissionais de mergulho.

#2 – E o “money”, qual o salário de um Instrutor de Mergulho?

salário de instrutor de mergulho

Falamos sobre esse assunto em outro post aqui no blog, inclusive.

 No Brasil, a média do salário fixo de um instrutor está entre 1.400 a 2.000 reais, sem contar as comissões de cursos ministrados, mergulhos realizados e as comissões de vendas!

Se somarmos tudo, esse salário pode passar dos 5 mil reais por mês e você ainda pode ter alojamento e alimentação.  Fora do Brasil, esse montante pode ser muito maior.

Instrutores que trabalham em regime freelancer (part time), geralmente, não recebem salário fixo como os instrutores que trabalham em tempo integral (full time).

Mas, se além de instrutor, você ocupar outras funções, como chefe de operação, por exemplo, provavelmente seu salário fixo será maior.

Cruzeiros e live aboards costumam pagar um salário de Instrutor de Mergulho fixo mais alto aos profissionais de mergulho, mas os valores são calculados com base na média do mercado local.

Em média o salário em um live aboard, fora do Brasil, é de 1500 a 2000 dólares mensais, mas você precisa falar inglês e mais algum outro idioma como espanhol, francês, alemão ou italiano.

Para conquistar um salário de Instrutor de Mergulho maior você precisará entrar de cabeça na profissão. Assim, ser um instrutor fixo vai ajudar a realizar seu sonho de viver do mergulho.

Essas são algumas qualificações que pode aumentar o seu salário de instrutor:

#3 – Dica: torne-se um(a) Instrutor(a) de Mergulho! 

seja um instrutor de mergulho

Trabalhar com mergulho tem muitas vantagens, e uma vida cheia de aventuras e grandes emoções!

Geralmente, a profissão é exercida por pessoas que optaram por um mudança de vida, porque o mergulho oferece mais qualidade de vida e principalmente mais satisfação pessoal.

A PADI é maior certificadora de mergulho e oferece um programa desenhado especialmente para quem deseja se tornar instrutor de mergulho. O Programa GoPRO é o treinamento ideal para quem desejar se tornar um Divemaster ou Instrutor de Mergulho.

Aqui na Let’s Dive, o Programa GoPRO é muito mais do que um simples pacote de cursos. Através de um treinamento intensivo, sua formação será focada no seu desenvolvimento como profissional desde o início.

Ou seja, desde do momento da sua chegada aqui na Let’s Dive você irá participar das operações e cursos como um membro de staff em treinamento e aprenderá todo o back office de uma operadora de mergulho.

Quer começar a se aventurar no mar e desbravar as belezas subaquáticas com o auxílio de instrutores de mergulho de alto nível? Conheça os nossos planos de carreira!

Conseguiu tirar as suas dúvidas, diver?

Vamos tornar essa crise numa oportunidade para dar uma sacudida na sua vida e fazer o que você realmente ama!

E se gostou deste post sobre o mercado de trabalho e salário de Instrutor de Mergulho, compartilhe nas redes sociais e marque seus amigos! 

Comenta aqui embaixo pra gente saber se você tem alguma outra dúvida que não foi esclarecida no texto, tá? 

Ah! Se quiser bater um papo mais detalhado sobre a carreira e salário de Instrutor de Mergulho, você pode mandar uma mensagem para gente marcar um horário. 

Até o próximo post, diver! 😉

QUAL É O INVESTIMENTO PARA VIRAR INSTRUTOR?

Não fique esperando emails de orçamento.
Veja na tela do seu computador os valores e tudo o que está incluso no Programa GoPRO para você virar um profissional do mergulho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.