10 vantagens em trabalhar com mergulho

Você já percebeu como os mergulhadores falam sobre as vantagens e benefícios do mergulho para a vida deles? Não é para menos! Trabalhar com mergulho apresenta várias vantagens! 

O mergulho não é apenas uma forma de exercitar o corpo e estar em contato com a natureza. É também uma atividade que te ajuda a ver um mundo sob uma nova perspectiva

Os benefícios do mergulho para o corpo, mente e a sua qualidade de vida, de uma forma geral, são muitos!

Mergulhar traz resultados positivos para a sua saúde e é um dos hobbies que mais tem sido buscado nos últimos anos. Pensando nisso, listei 10 vantagens em trabalhar com mergulho para você. 

Você quer trabalhar com mergulho e conhecer as suas vantagens? Prepare-se para mergulhar fundo nas dicas! 😉 

#1 – MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO: 

Durante o mergulho, você tem que se mover ao longo da água e, por isso, os músculos tendem a trabalhar mais do que se estivessem fora da água. Isso ocorre por conta da resistência da água e a corrente. 

Quanto mais você nadar durante o mergulho, mais os seus músculos vão alongar e desenvolver força e resistência, melhorando também a flexibilidade. 

Além disso, o nado durante o mergulho não só fortalece as pernas como também ajuda a ter uma postura melhor.

#2 – MELHORA A RESPIRAÇÃO:

A melhora da técnica da sua respiração é uma das principais vantagens do mergulho! E você é capaz de perceber isso nos seus primeiros contatos com o seu equipamento. 

Por conta do mergulho, você acaba se acostumando a respirar de forma lenta e calma. Isso faz com que você controle a intensidade e, consequentemente, consiga utilizar melhor o seu oxigênio. 

Além de ajudar bastante o seu corpo a produzir mais energia, este fator estimula a circulação sanguínea, fazendo com que o seu coração não precise fazer tanto esforço para bombear o sangue! 🙂 

#3 – DIMINUI A PRESSÃO ARTERIAL: 

Durante os seus primeiros mergulhos, é normal que a sua frequência cardíaca e pressão arterial aumentem um pouco. A emoção, a adrenalina e até mesmo a ansiedade podem motivar isso. Quando já habituado com o mergulho, o nosso ritmo cardíaco reduz, assim como a nossa pressão arterial. 

Aprendemos a respirar lenta e profundamente em nosso curso de mergulho em águas abertas, e esse ritmo de respiração nos ajuda a baixar a pressão arterial e a manter a calma durante todo o tempo do nosso mergulho.  

Mas, se você sofre com a pressão arterial elevada, vale a pena procurar acompanhamento médico antes de mergulhar. Tome nota! 

#4 – REDUZ OS NÍVEIS DE ESTRESSE:

Mergulhar nos proporciona trabalhar o corpo em um estado mental de tranquilidade, relaxamento e calma. A respiração desacelera e induz um estado de calma, enquanto o mergulhador aprecia o seu ambiente subaquático. 

Fatores como a riqueza do mundo subaquático, estar em contato com a água, a ausência de ruídos, a leveza e fluidez do corpo na água, contribuem para a redução dos níveis de stress. 

Além disso, esses mesmos fatores são ótimos aliados contra a ansiedade e demais problemas de saúde mental.

#5 – ÁGUA SALGADA FAZ BEM À SAÚDE: 

A água do mar tem muitos efeitos de cura.  Além disso, promove sentimentos de felicidade, bem-estar e segurança.

Mas, é importante se manter hidratado! Permanecer em água salgada por muito tempo pode causar desidratação. Por isso, beba sempre muita água. Isso significa que você está reabastecendo suas células tanto interna quanto externamente.

#6 – CONTATO DIRETO COM A NATUREZA:

Trabalhar com mergulho significa dizer que você estará em contato direto com a natureza! Ver a grande diversidade de corais e peixes já é o suficiente para colocar o seu bom humor em dia. 

Além disso, este contato direto com a natureza vai te despertar uma consciência maior em relação à vida marinha. Praticar o mergulho vai te oferecer a oportunidade de conhecer pessoas que vão te ensinar muito sobre os habitats subaquáticos e sobre a importância de preservá-los.

#7 – EXPOSIÇÃO AO SOL E SEUS BENEFÍCIOS: 

A exposição à luz do sol é essencial para a o nosso corpo, e ajuda na produção de vitamina D, que, por sua vez, ajuda na absorção de cálcio no nosso organismo, mantendo os nossos ossos fortes e saudáveis. 

A luz do sol também ajuda a aumentar a produção de endorfina em nosso cérebro! 

#8 – PROMOVE A SOCIALIZAÇÃO: 

No mundo do mergulho recreativo existe uma regra: nunca mergulhe sozinho. Você vai se acostumar com a presença do seu dupla durante os seus mergulhos assim como nos acostumamos com a presença do nosso instrutor de mergulho durante as aulas do curso de mergulho. 

E essa é uma grande possibilidade para fazer amizades! Você ainda pode realizar saídas de mergulho em grupo, tornando o seu mergulho ainda mais divertido! 

#9 – PERMITE CONHECER LUGARES INCRÍVEIS: 

O nosso Brasil é muito rico em belas praias e águas cristalinas, e esse é um dos melhores pontos positivos do mergulho: mergulhar nos permite viajar e conhecer lugares incríveis! 

Você pode viajar até Maceió para aproveitar as belezas naturais das suas praias e vida marinha, por exemplo.

Enquanto um mergulhador certificado PADI, você tem a opção de mergulhar em qualquer parte do mundo! Assim, as opções para a sua viagem de mergulho só aumentam! 

Mergulhar abre um leque de novas possibilidades e deixa suas viagens mais completas, o que com certeza, como antes dito, é um dos maiores benefícios do mergulho.

#10 – CONSIDERE TRABALHAR COM MERGULHO:

Agora que você conheceu alguns dos benefícios do mergulho para a mente e saúde, que tal considerar trabalhar com mergulho?

Além da melhora da sua qualidade de vida, a busca pelo mergulho enquanto profissão tem aumentado muito por conta dos seus benefícios, principalmente pelo fator satisfação pessoal!

Trabalhar com mergulho te dá a opção de fazer os seus horários, o que te dá a possibilidade de ter mais tempo livre durante a semana, caso prefira assim.

Você pode separar os dias dos seus fins de semana para fazer do mar o seu escritório, por exemplo. 

Além disso, você estará em contato direto com a natureza, podendo trabalhar em verdadeiros paraísos de qualquer parte do mundo, pois a certificação da PADI é aceita no mundo todo.

E, como visto aqui no post, você vai estar fazendo um bem enorme à sua saúde também! Inclusive, para a sua saúde mental, pois, além de ser um forte aliado contra problemas como a ansiedade, há quem considere o mergulho como forma de meditação!

Como você pode ver, são realmente muitas vantagens e benefícios! Quer saber mais? Entre em contato com a gente. Será um prazer bater um papo com você!

No mais, espero que você tenha curtido as dicas.

Você tem alguma dúvida? Deixe um comentário! E para não perder nenhuma atualização, assine a nossa newsletter no box ao lado.

Até o próximo post! 😀

QUER TRABALHAR COM MERGULHO?

Veja como é mais simples do que você imagina. Clique no link e saiba como!