10 dicas para transformar o seu hobby em profissão

“Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida” já dizia Confúcio, mas, infelizmente, essa não é a realidade de muitas pessoas.

Nos deparamos diariamente com o dilema de vários profissionais das mais diversas áreas, que se sentem desmotivados no âmbito profissional.

Seja por uma escolha errada, pela correria da rotina ou até mesmo pelo clima que paira no ar onde trabalham, é fácil encontrar quem pense em transformar o seu hobby em profissão.

Por conta dessa indagação, muitos profissionais acabam descobrindo que sim, é possível transformar o seu hobby em profissão. E o melhor, viver com a nova renda gerada.

Mas, antes de qualquer tomada de decisão, é necessário pensar com cautela sobre essa mudança de carreira, na qual o hobby torna-se protagonista.

 

Sucesso sem planejamento? Raros são os casos. Por isso, atente-se às dicas que preparei para você, diver! Vamos lá? 🙂  

 

#1 – ANTES, PENSE BEM NO ASSUNTO:

Antes de tudo, um hobby, geralmente, é também uma atividade que te alivia o estresse do dia-a-dia. Então, antes de pensar em transformar o seu hobby em profissão, pense: estou disposto a abrir mão do meu hobby?

Outra questão importante a se pensar é que não é por ser uma atividade prazerosa que você deixará de dar a devida atenção. Assim como em qualquer trabalho, você precisa ter responsabilidade, dedicação e empenho. 

Além disso, assim como numa mudança de carreira, de início, você terá que enfrentar alguns desafios e dificuldades. E isso pode dar uma desanimada e até mesmo fazer você pensar em desistir.

Mas, se você tem consciência desse fato e quer ir em frente, continue atento às dicas.

#2 – AVALIE O SEU HOBBY ENQUANTO PROFISSÃO:

É necessário avaliar bem os prós e os contras que o seu hobby oferece enquanto profissão.

A sua nova atividade é rentável? Você conseguirá cumprir prazos? Você ficará tranquilo em trabalhar com isso o dia inteiro, todos os dias?

Se a sua resposta for sim, então você realmente está no caminho certo!

#3 – INVISTA EM CONHECIMENTO:

Por mais que você seja bom em algo e goste de fazê-lo, é importante buscar por cursos e por treinamentos que possam aperfeiçoar seu talento natural. Com eles, você conhecerá novas técnicas e métodos que vão otimizar o seu tempo de trabalho, além de tornar você um profissional mais capacitado para o mercado.

Além disso, busque também, em seu tempo livre, vídeos e materiais na internet que te deem mais informações técnicas sobre aquela atividade que você gosta e vá praticando em casa enquanto essa atividade não se torna um trabalho de fato.

#4 – TENHA O NECESSÁRIO:

Uma vez tomada a decisão de tornar o seu hobby em profissão, é importante entender que, para prestar os seus serviços, você precisa do material necessário para executá-los.

Suponhamos que você curta o mergulho e quer seguir carreira nisso, você não pode ter apenas uma máscara e não ser certificado.

E isso vale para todas as outras áreas, claramente. Assim como um fotografo precisa da sua câmera, você precisa entender que quantos mais materiais disponíveis você tiver, melhor e mais profissional o resultado do seu trabalho será.

Uma vez tomada a decisão de tornar o seu hobby em profissão, é importante entender que, para prestar os seus serviços, você precisa do material necessário para executá-los.

Suponhamos que você curta o mergulho e quer seguir carreira nisso, você não pode ter apenas uma máscara e não ser certificado.

E isso vale para todas as outras áreas, claramente. Assim como um fotografo precisa da sua câmera, você precisa entender que quantos mais materiais disponíveis você tiver, melhor e mais profissional o resultado do seu trabalho será.

#5 – REDE DE CONTATOS:

É provável que algumas pessoas já saibam da sua paixão pelo que faz, antes mesmo de você decidir transformar o seu hobby em profissão. Mas, apenas isso não basta.

Tenha uma referência. Busque falar com pessoas que já trabalham na área que você pretende ingressar.

Converse sobre as atividades que elas realizam, quais as maiores dificuldades no meio do caminho e o que é preciso parar tornar-se um bom profissional em determinada área. Ainda vale saber como é que fazem para se dar bem na profissão.

Caso exista algum tipo de intimidade com quem você conversa, busque também por indicações de lugares que estejam buscando profissionais na área que você almeja! 

O melhor dessa dica é que, além de estar fazendo o que realmente gosta, você poderá aprender com pessoas que já atuam há mais tempo, e trocar experiência é uma outra forma de aperfeiçoar o seu conhecimento! 🙂  

#6 – MONTE UM PORTFÓLIO:

Você já buscou cursos, contatos e todo o necessário, agora está na hora de mostrar o seu trabalho para todo mundo!

Para dar início a sua trajetória, é importante que você tenha um portfólio, uma amostra do que você pode realizar.

Inicialmente, é interessante que você faça alguns trabalhos gratuitos para os seus amigos e depois os use como cases.

Uma boa dica, também, é utilizar as redes sociais para divulgar o seu trabalho. Por exemplo, se você é fotógrafo, porque não criar uma fanpage no Facebook e um perfil no Instagram com as suas fotos? Dá uma pegada mais direcionada e profissional ao seu trabalho! 😉

#7 – PLANEJAMENTO:

Na introdução falei sobre o planejamento, sucesso sem planejar? Raros são os casos, e você não precisa se arriscar dessa forma.

Avalie o mercado, ofertas, consumo, preços, demandas e tudo mais.

Não cometa o erro absurdo de fazer algo e não planejar, dedique o seu tempo a pensar nas alternativas para o seu novo negócio, seja sensato e ponha exatamente tudo no seu plano de negócio.

Podemos voltar à dica sobre a redes de contatos: converse com outros profissionais para trocar experiência!

Existem alguns profissionais e empreendedores que, por medo de falar sobre a sua profissão ou negócio, deixam de ouvir a opinião de quem já trilhou um caminho muito parecido com o que você vai percorrer. Não cometa o mesmo erro!

Novas perspectivas se abrem quando compartilhamos nossos projetos, não tenha medo de buscar ajuda.

#8 – PLANEJAMENTO FINANCEIRO:

Existem alguns riscos envolvendo o negócio, e não está preparado para eles é bem ruim. Então, é fundamental planejar-se financeiramente, pensando e acompanhando os investimentos e despesas.

E todo negócio tem os seus altos e baixos, diver. Você precisa estar atento a esses períodos para planejar as oportunidades de promoções e ofertas.

#9 – PRATIQUE TUDO O QUE ESTÁ APRENDENDO:

Estude, leia, busque informação e, principalmente, pratique o que você está aprendendo.

Errou? Normal, diver. Acontece. Aprenda com o erro e faça de novo. Persistência e determinação são essenciais para o sucesso do seu hobby enquanto profissão!

DICA EXTRA: CONSIDERE O MERGULHO COMO PROFISSÃO!  

Se você está pensando em seguir profissão com o seu hobby, porque não considerar o mergulho como sua nova profissão? Ou até mesmo o seu hobby, caso ele não seja.

Quer motivos para isso? Bem, vamos lá!

A busca pelo mergulho enquanto profissão tem aumentado muito por conta dos seus benefícios, principalmente pelo fator satisfação pessoal!

Trabalhando com mergulho, você tem a opção de fazer os seus horários, o que te dá a possibilidade de não precisar largar o seu emprego, caso não queira.

Você pode trabalhar aos fins de semana, por exemplo. E pode ser ótimo, afinal, quem quer trabalhar com o seu hobby, pretende ter algum momento de lazer enquanto trabalha, não é?

Além disso, você estará em contato direto com a natureza, podendo trabalhar em verdadeiros paraísos de qualquer parte do mundo, pois a certificação da PADI é aceita no mundo todo.

E você vai estar fazendo um bem enorme à sua saúde também, diver! Inclusive, para a sua saúde mental também, pois, além de ser um forte aliado contra problemas como a ansiedade, há quem considere o mergulho como forma de meditação!

São realmente muitos benefícios, diver! Quer saber mais? Entre em contato com a gente. Será um prazer bater um papo com você!

No mais, espero que você tenha curtido as dicas, diver.

Você tem alguma dúvida? Deixe um comentário! E para não perder nenhuma atualização, assine a nossa newsletter no box ao lado.

Até o próximo post! 😀

Que tal trabalhar com mergulho? Clique no link e veja como!