Blog

Divemaster VS. Instrutor de Mergulho PADI

Divemaster vs Instrutor

Quer saber a diferença entre um Divemaster e um Instrutor de mergulho PADI, e quais oportunidades essas 2 profissões irão lhe trazer?

Então fica comigo, pois é disso que vamos falar hoje. 

Essa é com certeza a dúvida de 90% dos mergulhadores que estão pensando em trabalhar com mergulho. 

Você pode estar querendo mudar de profissão, ou apenas crescer no mundo do mergulho, desenvolver suas habilidades e ser reconhecido.

Às vezes, esses objetivos podem parecer iguais, mas na verdade não são e por isso é importante entender o que significa trabalhar com mergulho e quais são as diferenças entre ser um divemaster e um instrutor.

O mergulho lhe trará diversas oportunidades como viajar o mundo, ter uma segunda carreira, montar seu próprio negócio ou até mesmo transformar seu hobby em uma fonte de renda e poder estar mais na água. 

E aí, ficou curioso, então vamos lá!

#1 – COMO SER UM DIVEMASTER

Divemaster

O Divemaster é o primeiro nível profissional da PADI, ou seja, apenas como um divemaster é que você pode trabalhar com mergulho.

Antes de iniciar sua jornada no Curso de Divemaster, você terá passado pelos diversos níveis do mergulho recreativo, como

Esse são os principais, mas existem alguns cursos de especialização super recomendados para quem deseja entrar com o pé direito na profissão:

  • Esp. em Flutuabilidade: um bom controle de flutuabilidade é obrigatório para um profissional
  • Esp. em Nitrox: para guiar mergulhadores certificados com nitrox você terá que mergulhar com nitrox
  • Esp.em Blender Nitrox: fique habilitado a fazer recargas com nitrox e se diferencie no mercado
  • Esp. em Fotografia: aprenda a tirar boas fotografias sub e melhore a divulgação do seu trabalho

Para iniciar o Curso de Divemaster você precisará ter finalizado o Curso Rescue Diver e ter 40 mergulhos registrados.

Para atingir este número de mergulhos o ideal são os cursos de especialização juntamente com o Programa GoPRO.

Vamos ver o que um Divemaster está habilitado a fazer.

#2 – RESPONSABILIDADES DE UM DIVEMASTER

Responsabilidade de um Divemaster

Um bom divemaster é fundamental nas operações de mergulho. Ele funciona como uma espécie de supervisor de mergulho, responsável por guiar outros mergulhadores, auxiliando-os, cuidando de sua segurança e mostrando o que há de mais bonito no fundo do mar, além de dar suporte aos instrutores.

Como um Divemaster você estará habilitado a:

  • Gerenciar a logística das operações, separando, organizando e cuidando dos equipamentos antes e depois dos mergulhos e/ou das aulas;
  • Dar assistência aos Instrutores durante os diversos cursos de mergulho. O divemaster irá cuidar dos alunos durante as aulas e ainda irá ajudá-los com suas dificuldades;
  • Guiar mergulhadores certificados durante seus mergulhos, dando assistência aos mergulhadores antes, durante e depois dos mergulhos;

Atenção: não é função do divemaster ensinar outras pessoas a mergulhar. Esta é função exclusiva do instrutor de mergulho.

#3 – COMO SER UM INSTRUTOR DE MERGULHO

Instrutor de Mergulho

Para se tornar um Instrutor de Mergulho PADI você precisará concluir o Programa IDC e, em seguida, ser aprovado no Exame do instrutor da PADI.

Durante o IDC (Curso de Instrutor) você aprenderá a metodologia PADI de ensino, ou seja, aprenderá a ministrar aulas acadêmicas, aulas em águas confinadas e águas abertas.

No exame PADI, os candidatos são avaliados por examinador PADI que garantirá que eles estão aptos para ministrarem os cursos de mergulho. 

Durante o exame os candidatos farão exames escritos de teoria do mergulhos e padrões PADI, além de apresentarem 1 aula acadêmica, 1 aula de piscina e 2 aulas de mar.

Mas não fique preocupado, pois a Let’s Dive tem a maior taxa de aprovação das Américas, com 96% de aprovação! 🏆

Clique aqui e saiba o passo a passo detalhado para virar instrutor.

#4 – RESPONSABILIDADES DE UM INSTRUTOR DE MERGULHO

Como Instrutor de Mergulho você estará apto a fazer tudo o que um Divemaster faz, além de:

Para se inscrever no IDC PADI você precisará:

  •       Ter pelo menos 18 anos de idade
  •       Ser certificado como PADI Divemaster ou equivalente
  •       Ter 100 mergulhos registrados

Aqui em Maceió, nossos alunos do Programa GoPRO conseguem facilmente atingir esse número de mergulho em poucos meses, pois na alta temporada temos saídas de mergulho quase todos os dias.

Ao final você se formará como um Open Water Scuba Instructor e estará apto ministrar os cursos de mergulho do básico ao divemaster.

É importante ressaltar que o Instrutor de Mergulho também é responsável por cuidar da logística das operações e cursos, ou seja, vai ter que separar os equipamentos, carregar a embarcação, lavar os equipamentos após o mergulho/aula e recarregar os cilindros para o próximo dia.

Muitos querem deixar de ser divemaster e virar instrutor apenas por acreditarem que vão apenas dar aula, mas essa é uma ideia errada.

O instrutor faz parte da equipe assim como o divemaster e não existe uma hierarquia e sim uma diferença em o que cada um um pode fazer durante a operação de mergulho.

Como instrutor de mergulho você também pode optar por ministrar especializações de mergulho, mas para isso você precisa fazer o Cursos de Instrutor de Especialidades para virar um Instrutor MSDT.

Neste caso você pode fazer o Programa MSDT, juntamente com o seu IDC, e assim virar instrutor de mais 6 cursos de especialização PADI: 

  • Esp. em Nitrox
  • Esp. Mergulho em Naufrágio
  • Esp. Mergulho Profundo
  • Esp. Mergulho Noturno
  • Esp. Provedor em Oxigênio
  • Esp. em Busca e Recuperação – oferta Let’s Dive 👍

Muitas pessoas acreditam que por ser um curso padronizado pela PADI isso significa que todos os dive centers certificados PADI oferecem o mesmo curso, correto?

A resposta é NÃO!

Isso porque a PADI estabelece os padrões mínimo, ou seja, cada escola de mergulho pode adicionar os benefícios extras que quiser.

A Let’s Dive é a única escola de mergulho do Brasil especializada na formação de profissionais de mergulho e por isso criamos o programa de formação mais completo do país.

#5 – TRABALHE COM MERGULHO! 

Responsabilidades de um Instrutor de Mergulho

Acima de tudo, trabalhar com mergulho apresenta muitas vantagens, assim como também representa uma vida cheia de aventuras e grandes emoções!

Se você está querendo mudar de vida e ter mais qualidade de vida e satisfação pessoal, talvez o mergulho seja o que você está procurando.

Existem mais oportunidades de emprego para os Instrutores de Mergulho do que para os Divemaster. Isso porque os instrutores fazem tudo o que um divemaster faz e ainda ministram os cursos de mergulho, o que fornece mais flexibilidade a empresa.

Aqui no Brasil a preferência das escola e operadoras de mergulho não é diferente e por isso existem mais vaga para instrutores. Os divemaster acabam indo trabalhar mais em regiões que focam em batismo de mergulho ou acabam trabalhando com fotografia subaquática.

Além disso a PADI é maior certificadora de mergulho, e você poderá trabalhar em qualquer lugar do mundo sem nenhuma burocracia, pois ela é uma certificadora reconhecida mundialmente. 

O Programa GoPRO é um pacote de cursos ideal para quem desejar se tornar um Divemaster ou Instrutor de Mergulho.

Ele é muito mais do que um simples pacote de cursos. 

Em primeiro lugar, você terá um treinamento intensivo e sua formação será focada no seu desenvolvimento profissional desde o início.

Ou seja, desde do momento da sua chegada em nossa instalação você irá participar das operações e cursos como um membro de staff em treinamento, bem como aprenderá todo o back office de uma operadora de mergulho.

Enfim se você quer começar a se aventurar no mar e desbravar as belezas subaquáticas com o auxílio de instrutores de mergulho de alto nível?

Conheça os nossos planos de carreira!

Conseguiu tirar as suas dúvidas, diver?

Desde já esperamos ter ajudado, ainda assim, se você tem alguma sugestão de pauta. Deixa um comentário!

Antes de mais nada deixamos aqui um canal aberto para conversarmos e podermos ajudar você a realizar este sonho.

Assine nossa Newsletter e saiba mais com nossos outros posts aqui no portal.

Ah! Se quiser bater um papo mais detalhado sobre a carreira, benefícios e salário de Instrutor de Mergulho, você pode mandar uma mensagem para gente marcar um horário. Será um prazer!

Até o próximo post, diver! 😀

QUAL É O INVESTIMENTO PARA VIRAR INSTRUTOR?

Não fique esperando emails de orçamento.
Veja na tela do seu computador os valores e tudo o que está incluso no Programa GoPRO para você virar um profissional do mergulho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.