Curso de Instrutor de Mergulho: tire todas as suas dúvidas

Agora que você sabe mais sobre a profissão de Instrutor de Mergulho, que tal tirar as suas dúvidas sobre o Curso de Instrutor de Mergulho? 

Como você deve imaginar, o instrutor de mergulho é um profissional indispensável para o mundo do mergulho! 

É essencial a presença desse profissional para transmitir segurança, todo o conteúdo e técnicas que envolvem o mergulho autônomo.

O Curso de Instrutor de Mergulho é o ponta pé inicial para a sua carreira no mergulho! Vamos saber mais sobre ele? 

#1 – Quais os pré-requisitos para o Curso de Instrutor de Mergulho?

Para se inscrever no curso de Instrutor de Mergulho da PADI você precisa:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ser um divemaster formado pela PADI ou por qualquer outra certificadora;
  • Ter no mínimo 100 mergulhos registrados;
  • Ser um mergulhador certificado a pelo menos 6 meses, ou seja, sua certificação de mergulhador básico precisa ter sido emitida há pelo menos 6 meses;
  • Apresentar um atestado médico que comprove que você está apto para a prática do mergulho

Caso você não seja um divemaster, existem outros cursos que você precisará fazer antes de poder se inscrever no curso de divemaster.

Obviamente, toda formação pela PADI traz vantagens ao ser formar como instrutor de mergulho PADI, pois ao fazer os cursos você já conhece seus padrões e sua metodologia.

No caso dos mergulhos, ao finalizar o curso de divemaster, você terá feito 60 mergulhos de treinamento, ou seja, precisará fazer mais 40 mergulhos.

Se você já é um instrutor de mergulho por outra certificadora, para fazer um crossover você precisará participar de um IDC PADI completo.

Você deve estar pensando agora: mas por que participar de todo o treinamento se eu já sou instrutor?

Mesmo sendo instrutor, você ainda não conhece bem a metodologia e os padrões PADI de ensino. Tembém é necessário conhecer os cursos e serviços da PADI para aprender como comercializá-los.

Além disso, você precisa ter concluído a formação de Instrutor RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e Primeiros Socorros – EFR (Emergency First Response), que normalmente já faz parte do IDC.

#2 –  Como funciona o Curso de Instrutor de Mergulho?

A formação de um instrutor de mergulho passa pelo domínio de questões teóricas e práticas do mergulho recreativo.

O interessado em se tornar um instrutor de mergulho participará do Programa de Desenvolvimento de Instrutores, também conhecido por IDC PADI.

O programa IDC PADI possui um currículo mínimo, uma matriz básica que deve ser seguida pelo Course Director, para garantir a qualidade e o nível dos profissionais formados.

A PADI preza pela qualidade de seus profissionais e, por isso, todos os dive centers que oferecem a formação IDC PADI precisam oferecer todas as aulas discriminadas nesse currículo básico, obedecendo, inclusive, a carga horária definida.

Porém, isso não quer dizer que você precisa se restringir ao mínimo exigido. E, aqui, queremos deixar algo bem claro, para não gerar nenhuma dúvida: o currículo estabelecido pela PADI para o programa de IDC atende sim a todos os requisitos e necessidades da carreira.

Como dito anteriormente para participar de um IDC PADI você terá passado por diversos outros cursos. Clique aqui e veja mais detalhes sobre o passo a passo para chegar ao nível de instrutor.

#3 – O que vou aprender durante o curso?

No curso de instrutor de mergulho PADI, você será preparado para ministrar aulas de mergulho conforme a metodologia de ensino e os padrões PADI.

Você também aprenderá sobre como organizar e ministrar aulas dos diversos programas PADI, como o DSD (Discovery Scuba Diving) e será capacitado a ministrar tanto aulas teóricas como práticas, em diversos ambientes (piscinas e mar).

No âmbito teórico, você terá a oportunidade de revisar toda a teoria do mergulho, revendo todos os conceitos de física e fisiologia do mergulho, meio ambiente, equipamentos e uso de tabelas de planejamento de mergulho.

Você aprenderá sobre gerenciamento e manejo de riscos e quais serão as suas responsabilidades legais.

Além disso, também aprenderá sobre o negócio do mergulho, como precificar e comercializar os diversos cursos e programas PADI, de forma a conseguir atrair e reter melhor seus alunos. 

#4 – Em quanto tempo consigo me tornar um Instrutor de Mergulho?

Ao ver a lista de cursos necessários para se tornar um instrutor de mergulho, você deve se perguntar: em quanto tempo eu consigo me tornar um instrutor de mergulho?

Diferente do que você imagina, tornar-se um instrutor de mergulho não leva muito tempo, como numa faculdade, por exemplo. No máximo em seis meses você finaliza toda a sua formação, partindo do zero ao instrutor de mergulho. 

Porém, caso você já seja um mergulhador básico ou avançado, esse tempo é reduzido para apenas 4 meses. E se você chegou até o curso Rescue Diver, então bastam 2 meses para conquistar rapidamente a sua certificação.

O tempo de duração está ligado diretamente ao seu nível como mergulhador e ao número de mergulhos registrados. Para se tornar um Instrutor de Mergulho são necessários 100 mergulhos registrados

#5 – E o que acontece depois do meu curso de Instrutor de Mergulho? 

Ao final do curso de instrutor de mergulho PADI e sendo aprovado no Exame Final, você se formará como Open Water Scuba Instructor (OWSI) e será habilitado a ministrar:

  • Curso Básico de Mergulho (Open Water Diver)
  • Curso Avançado de Mergulho (Advanced Open Water Diver)
  • Curso de RCP e Primeiros Socorros
  • Curso Mergulhador de Resgate (Rescue Diver)
  • Curso de Divemaster
  • Especialização em Máxima Performance em Flutuabilidade (Peak Performance Buoyancy, ou PPB)
  • Especialização Project AWARE
  • Especialização em Conservação de Corais

Também estará apto e autorizado a realizar mergulhos guiados com mergulhadores certificados e com iniciantes.

Melhore suas chances

Você pode incluir no seu IDC o programa de formação de instrutor MSDT, sendo habilitado a ministrar mais alguns cursos de especialização PADI, o que pode aumentar ainda mais suas chances de se destacar na profissão e conseguir melhores oportunidades.

Incluir idiomas em seu currículo também é muito importante, diver! Afinal, a PADI é a maior e mais reconhecida certificadora do mundo e oferece a oportunidade de mergulhar em verdadeiros paraísos ao redor de todo o globo! 

Assim, após a conclusão do seu curso de Instrutor de Mergulho, você poderá escolher qualquer parte do mundo para realizar os seus mergulhos… quantas vezes quiser! Clique aqui  e veja onde poderá trabalhar sendo um instrutor de mergulho.

Escolha uma boa escola de mergulho para a sua formação e mantenha contato com as pessoas que também realizaram o curso. Ter indicações num mercado tão pequeno quanto o mergulho é essencial! 

Gostou das dicas? Deixe aqui seu comentário! E se você gostou do post, lembre-se de compartilhar em suas redes sociais, marcando os seus amigos. Ah, e para não perder nenhuma atualização, assine a nossa newsletter no box ao lado.

Até o próximo post! 😀

QUER TRABALHAR COM MERGULHO?

Veja como é mais simples do que você imagina. Clique no link e saiba como!

Adicionar o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *