Blog

Salário de Instrutor de Mergulho no Brasil

Salário Instrutor de Mergulho

Você que acompanha nosso blog já sabe o que faz um instrutor de mergulho, correto? E, certamente, entende praticamente tudo sobre a profissão, mas deve estar curioso sobre o salário de um instrutor de mergulho aqui no Brasil

Ótimo! Isso significa que você pretende iniciar a sua carreira no mergulho e aproveitar todos os benefícios e as vantagens desse trabalho divertido, prazeroso e muito encantador.

Primeiramente é preciso que você entenda uma coisa: a remuneração de um instrutor de mergulho é composto por um salário fixo e por comissão operacional e até de vendas .

Ou seja, a remuneração está muito ligada a produtividade do profissional e o resultado final é construído pelo trabalho do próprio profissional.

Além disso, o mais legal da profissão é que você vai atuar diariamente no fundo do mar, em contato direto com a natureza e os seus benefícios à saúde, e ainda por cima ajudar outras pessoas que, assim como você, querem descobrir as belezas subaquáticas e viver uma experiência inesquecível.

Gostou da ideia e quer saber sobre o salário de um Instrutor de Mergulho?

Então, vamos mergulhar fundo nesse post!

Antes de falar quanto ganha um Instrutor de Mergulho no Brasil, preciso explicar como funciona o mercado de trabalho aqui.

As operadoras de mergulho aqui no Brasil dão mais preferência aos instrutores de mergulho do que aos divemaster, o que é uma ótima notícia!

Isso porque o instrutor dá mais versatilidade para a logística de operações e cursos.

O instrutor consegue cuidar da logística da operação, guiar os mergulhos e ministrar os cursos. I$$o acaba sendo bastante atrativo, pois isso ajuda a manter o quadro de colaboradores regulado para as empresas.

Portanto, é melhor contratar um profissional que realize todas as funções.

A profissão de instrutor de mergulho chama a atenção de muita gente por conta da flexibilidade e do prazer que ela traz a quem decide seguir essa carreira.

Entretanto, pesquisando na internet ou até conversando com outras pessoas, escutamos algumas reclamações sobre a profissão, mas na maioria das vezes o problema está no próprio profissional.

E se você estava pensando em virar primeiro Divemaster e parar por aí eu sugiro que revise sua estratégia e siga em frente na sua formação.

Vamos direto ao ponto. No Brasil, a média do salário fixo de um instrutor de mergulho fica entre 1.200 a 2.000 reais, sem contar as comissões de cursos ministrados, mergulhos realizados e as comissões de vendas!

Existem vários Dive Centers que pagam uma bonificação em cima do salário fixo pela experiência ou qualificação extra do instrutor:

  • Idioma falado
  • Cursos de especializações que ministra
  • Habilitação para pilotar embarcação
  • Qualificação para realiza fazer recarga de nitrox
  • Qualificação para fazer manutenção em equipamentos
  • Entre outros

Esta estratégia tem o objetivo de estimular o profissional a fazer novos cursos e buscar novos conhecimentos.

Já a comissão por curso ministrado gira em média 10% do valor do curso ministrado e a comissão de vendas varia entre 3% a 5% do valor vendido, quando a meta de vendas é atingida.

Você pode negociar com o seu chefe uma comissão de vendas de cursos, mergulhos, equipamentos e até viagens de mergulho.

Instrutores que trabalham em regime freelancer (part time), geralmente, não recebem salário fixo como os instrutores que trabalham em tempo integral.

Mas, se além de instrutor, você ocupar outras funções, como chefe de operação, por exemplo, provavelmente seu salário fixo será maior.

Cruzeiros e liveaboards costumam pagar salários fixos mais altos aos profissionais de mergulho, mas infelizmente essas modalidades são mais comuns fora do Brasil.

Em média o salário em um liveaboard, fora do Brasil, fica entre 1500 e 2000 dólares mensais, mas você precisa falar inglês e mais algum outro idioma como espanhol, francês, alemão ou italiano.

Resumindo: o salário de um instrutor de mergulho pode variar muito de acordo com a localidade e a função ocupada no Dive Center. Mas em média a remuneração de um Instrutor de Mergulho é composta por:

Como a vida ensina, tempo é muito relativo, na verdade ganhar experiência tem mais relação com a frequência de operações do que com o tempo em que você é formado. É muito diferente mergulhar todos os dias ou uma única vez ao mês, convenhamos!

Vamos considerar que você curte mesmo essa aventura e que o seu sonho é poder atuar na área, ao ponto de abrir mão de outros trabalhos e ter o mergulho como a sua fonte de renda.

Invista em um Programa GoPRO e vire um Instrutor de Mergulho em no máximo 6 meses! E não pare no primeiro nível de instrutor, diver. É mancada!

O primeiro nível, na PADI, é o Open Water Scuba Instructor (OWSI), mas como um Master Scuba Diver Trainer (MSDT) você terá muito mais chances!

Ah, e por falar no nível de Instrutor de Mergulho, uma dica é investir em cursos de marketing e vendas! Como um profissional de mergulho você precisará divulgar e vender seus serviços.

Mergulhar em conhecimento e dedicação é extremamente necessário.

Vendas e marketing são técnicas e todo mundo pode aprender. Com certeza isso fará você se destacar e muitos no mercado de trabalho!

Convenhamos, diver. Para concretizar qualquer sonho, dedicação e conhecimento são essenciais.

Este é o mais importante fator na determinação da sua remuneração salarial. E não apenas da sua remuneração, mas do sucesso da sua carreira como instrutor de mergulho.

Geralmente, as pessoas que reclamam do salário de Instrutor de Mergulho, com frequência, estão estagnadas e não investem em sua carreira.

E temos a certeza que você não será desses! 😀

A forma como você se porta e se relaciona com as pessoas também influencia na sua remuneração. Profissionais mais simpáticos, mais abertos ao diálogo e mais pacientes causam melhor impressão nas outras pessoas.

Para um Instrutor de Mergulho, isso pode significar mais alunos, mais indicações, e, consequentemente, mais dinheiro no bolso!

Resumindo diver, as faixas de remuneração para um Instrutor de Mergulho podem variar bastante no Brasil e no mundo.

Mas, para quem não tem preguiça de trabalhar e procura investir em conhecimento e dedicação, as oportunidades são infinitas.

O importante é estar preparado para abraçá-las no momento em que elas chegarem. Portanto, se você ainda não planejou sua formação para se tornar um Instrutor de Mergulho confira agora o plano de carreira ideal para você!

Gostou do post? Deixa um comentário! E para não perder nenhuma atualização nossa, assine a nossa newsletter no box ao lado.

Até o próximo post, diver! 🙂

QUAL É O INVESTIMENTO PARA VIRAR INSTRUTOR?

Não fique esperando emails de orçamento.
Veja na tela do seu computador os valores e tudo o que está incluso no Programa GoPRO para você virar um profissional do mergulho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.