Se você está planejando investir em IDC PADI para virar Instrutor de Mergulho, essa foi (ou ainda é), provavelmente, uma das perguntas mais frequentes na sua cabeça.

Se a PADI criou e mantém um padrão para o programa de IDC, isso significa que todos os dive centers certificados PADI oferecem a mesma experiência de aprendizado?

E, caso sejam diferentes, isso significa que alguns deles não seguem o padrão determinado pela PADI?

Já adiantamos que a resposta é não, mas queremos convidar você a ler este post até o final e descobrir como a mesma formação, com o mesmo padrão de qualidade, regido pela mesma empresa certificadora pode ser diferente, a depender de onde você escolher para fazer seu programa.

Vamos lá?

Grade Curricular

currículo IDC PADI

O programa IDC PADI possui um currículo mínimo, uma matriz básica que deve ser seguida pelo Course Director, para garantir a qualidade e o nível dos profissionais formados.

A PADI preza muito pela qualidade de seus profissionais e, por isso, todos os dive centers que oferecem a formação IDC PADI precisam oferecer todas as aulas discriminadas nesse currículo básico, obedecendo, inclusive, a carga horária definida.

Porém, isso não quer dizer que você precisa se restringir ao mínimo exigido. E, aqui, queremos deixar algo bem claro, para não gerar nenhuma dúvida: o currículo estabelecido pela PADI para o programa de IDC atende, sim, todos os requisitos e necessidades desta carreira.

Mas todo bom profissional (e bom aluno, consequentemente) deseja sempre alcançar o melhor que pode.

Alguns dive centers, por focarem no sucesso de seus alunos após o IDC PADI, oferecem aulas complementares para incrementar a grade curricular do curso ou, ainda, estendem a carga horária de algumas aulas, a fim de garantir que o aluno esteja mais seguro de como aplicar aquele conhecimento no seu dia a dia como profissional em um futuro breve.

Suporte após as Aulas

Suporte IDC PADI

Todo mundo sabe que nosso cérebro não consegue guardar toda a informação que recebe durante o dia.

Durante uma ou duas horas de aula em um curso IDC PADI, você recebe diversas informações, todas muito específicas e extremamente importante para a sua formação.

É de se esperar que seu cérebro guarde parte delas e acabe menosprezando o restante. Quando seu processo de aprendizado acaba junto com o horário da aula, seu cérebro processa uma parte da informação que você recebeu e a outra parte, se não for processada também, é descartada.

Daí a importância do suporte pós-aula oferecido por alguns dive centers. Conversar com os colegas e tirar dúvidas com os instrutores depois do momento de aula, permite que seu cérebro consiga processar, em um horário diferente, as informações que não foram absorvidas durante a aula.

Desta forma, você tem uma possibilidade bem menor de acabar, involuntariamente, jogando fora parte do conhecimento que deveria ficar com você.

Localização do Dive Center

Localização IDC PADI

Um dos fatores que tem grande importância e acaba sendo ignorado é a localização do dive center onde você fará seu IDC.

Mesmo que você não queira avaliar este quesito, há algo que você não pode deixar de considerar durante seu processo de decisão: durante seu programa, você precisará realizar aulas práticas, não é? Você já parou para pensar nos custos extras e na logística necessária para a realização destas aulas, caso o dive center que você venha a escolher fique distante do mar?

Além disso, você já observou se o dive center que você escolheu tem uma localização conveniente? Você tem opções para alimentar-se nas proximidades para não perder tempo e focar nos estudos? O acesso aos locais de suas aulas e mergulhos é fácil e há diversas opções de transporte disponíveis? Você precisará se deslocar para outra cidade para fazer seus mergulho? Já levantou os cursos com hospedagem e transporte?

Outra coisa, você tem acesso à internet no local, seja via Wi-Fi, ou 3G/4G, por exemplo? Durante seu IDC você receberá por e-mail diversos materiais de estudo e cadernos de exercícios, além de poder assistir via Youtube a vídeos que ajudarão no seus aprendizado. Você pode até se questionar, será que existe ainda lugar sem internet? Mas o fato é que infelizmente não são todas as localidades onde o sinal da internet é estável aqui no Brasil.

Esteja atento a esses detalhes, pois eles costumam passar desapercebidos e acabam fazendo muita diferença na sua experiência de aprendizado.

O programa IDC PADI é um período muito intenso, normalmente com uma grande carga horária e um alto volume de atividade para você fazer e preparar fora de sala de aula, e por isso precisa avaliar a logística das aulas e seu conforto para que não afetem seu rendimento.

Benefícios Extras

Benefícios extra IDC PADI

Já que estamos falando de localização e outras facilidades que podem agregar valor à sua formação em um IDC PADI, temos alguns outros aspectos para citar que podem fazer bastante diferença.

Por exemplo, após seu IDC PADI, mesmo trabalhando de maneira independente ou em um dive center, com um instrutor de mergulho você precisará, além de conhecimento técnico de mergulho, de habilidades de marketing e vendas, para poder de fato divulgar e vender os cursos que ministra.

Outro ponto é que não é incomum que as pessoas viajem para fazer seu curso IDC PADI em outras cidades. Se este é o seu caso, você provavelmente irá querer gastar o mínimo possível com hospedagem e outras despesas.

Alguns dive centers oferecem alojamento durante todo o período da formação, e o valor já está incluso no investimento total do seu curso IDC PADI.

Além de facilitar parte da sua logística e ajudar você a fazer uma economia das boas, hospedar-se em um alojamento de um dive center traz ainda o benefício da convivência constante com outros alunos e instrutores.

Isso ajuda você a manter seu cérebro no “dive mode” durante todo o seu período de formação. Assim, enquanto você ouve sobre as experiências de outros, você agrega mais valor à sua experiência de aprendizado e ainda faz grandes contatos para sua carreira.

Horário das Aulas

Horário IDC PADI

Outro fator a ser avaliado quando for escolher onde fazer seu IDC PADI é o horário das aulas.

Existem dive centers que oferecem o programa no período noturno, a fim de atender aqueles que trabalham. Mas a pergunta aqui é: será que não vale mais a pena você se planejar para se dedicar 100% ao seu IDC?

Como já dissemos, o período do IDC é intenso. A carga de informação que você receberá é bem grande, o que demandará uma certa dedicação da sua parte.

Imagina trabalhar o dia todo, enfrentar o trânsito, chegar na aula as 19h00, só parar à meia noite e ainda ter que preparar aulas ou fazer exercícios para apresentar no próximo dia.

Será que ao sentar em sala de aula sua cabeça estará focada no conteúdo do curso ou nos problemas do trabalho que deverão ser resolvidos no dia seguinte?

O programa IDC é um dos momentos mais importantes para sua carreira como instrutor de mergulho. Você estará investindo uma grana alta e deverá aproveitar ao máximo.

Normalmente o IDC PADI tem uma duração de duas semanas, e existem várias opções para você sair da rotina e se dedicar exclusivamente ao IDC. Você pode se organizar para tirar férias, tirar seu banco de horas ou até tirar uma licença para treinamento caso você já trabalhe com algo que se relacione com o mergulho.

Como uma dedicação exclusiva, seu rendimento será muito maior e você terá a oportunidade também de relaxar e se divertir longe da sua rotina estressante de trabalho.

Foco no exame vs Foco na formação

Horário IDC PADI

É certo que quando você decide fazer seu IDC PADI, seu primeiro objetivo a ser alcançado é conseguir ser aprovado no exame final e, posteriormente, receber seu certificado.

Mas, mais importante que a sua aprovação no IE da PADI, é a qualidade da sua formação.

É parecido com quando vamos aprender a dirigir um carro. Temos duas opções durante as aulas na autoescola: aprender os conceitos e práticas ensinados e aplicá-los ao volante ou aprender todos os “macetes” para ser aprovado no exame de habilitação.

O nível de qualidade da sua formação em longo prazo tem muito mais importância (e fará diferença na construção da sua carreira) do que apenas o seu resultado no exame final de aprovação.

A prova avalia um momento seu, mas o futuro da sua carreira como instrutor de mergulho PADI depende muito mais do quanto da sua formação realmente ficou com você e vai permanecer por um longo tempo.

Não se contente com um curso que prepara você apenas para ser aprovado no exame. Seu dinheiro é muito suado para ser investido em algo tão temporário. Analise com cautela e entregue seu dinheiro a quem está comprometido com os resultados que a sua formação após o IDC PADI, proporcionando a você um futuro promissor.

Gostou deste post? Já tinha parado para pensar nesses fatores? Compartilhe suas preocupações com a gente!

Quer ser um instrutor de sucesso?

Venha para o mais completo programa de formação de Instrutores de Mergulho do Brasil

 

Você também vai gostar de