Crossover PADI, porquê fazer a mudança?

O Crossover PADI é a mudança de uma organização de treinamento para PADI.

Os candidatos aprendem sobre o sistema, abordagem, materiais e filosofia da PADI, para adaptar as suas habilidades de ensino para condução de cursos PADI.

É muito comum ver instrutores de mergulho escolhendo mudar de uma determinada certificadora para a PADI por muitos motivos. O principal deles é a PADI ser a maior e mais reconhecida organização de treinamento em mergulho ao redor do mundo. São mais de 6,600 dive centers e resorts espalhados, que juntos somam mais de 75% do total global. 

Todo ano, a PADI certifica mais instrutores de mergulho que todas as outras organizações de treinamento recreativo juntas. UAU!

Ser um instrutor de mergulho PADI não significa somente dizer que você faz parte da maior e mais respeitada organização de treinamento de mergulho do mundo, mas, também, que você terá maior acesso a oportunidades e resultados como consequência.

Basta dar uma olhada em alguns dos principais sites de vagas para emprego na área do mergulho, você verá que a maioria das vagas são para profissionais certificados PADI. Confira:

Tornar-se um instrutor de mergulho certificado PADI é uma escolha de crescimento profissional certeira e bem simples de explicar: a maioria dos dive centers – mundialmente falando –  são associados PADI e contratam, exclusivamente, instrutores certificados PADI. 

Ou seja, mudando a sua agência de certificação de mergulho para a PADI, as suas chances de ascensão na carreira de mergulho crescem exponencialmente. FATO!  

#01 – VOCÊ SABE O QUE VAI APRENDER DURANTE O CROSSOVER PADI?

O que vou aprender

Os instrutores de outras certificadoras podem passar para PADI através do programa Crossover PADI Open Water Scuba Instructor (OWSI).

Durante o Crossover, você aprenderá a usar e a adaptar o sistema PADI para a educação de mergulhadores conforme as necessidades de cada aluno, apoiado por uma ampla variedade de materiais didáticos.

Durante o programa Crossover PADI você aprenderá:

  • Recomendações Gerais sobre as Técnicas de Ensino
  • Organizando o Treinamento PADI
  • Filosofia e Abordagem PADI
  • Como Conduzir e Recomendações
  • Como apresentar aula de Desenvolvimento de Conhecimentos
  • Como apresentar aula em águas confinadas
  • Como apresentar aula em águas abertas
  • Workshop de Demonstração de Habilidades de Mergulho
  • Workshop de Condução de Habilidade de Resgate
  • Natação contínua por 800 metros com mascara, nadadeira e snorkel

A segunda etapa é o Exame de Instrutor, etapa conduzida por um avaliador do escritório PADI para verificação das habilidades e conhecimentos do candidato.

Após a aprovação em um Exame de Instrutor (IE-Instructor Evaluation), o candidato aguardará o recebimento da condição de que está apto e autorizado a iniciar sua carreira de instrutor de mergulho autônomo na PADI.

A duração do programa ocorre, geralmente, em sete dias corridos e existem alguns pré-requisitos para a realização do Crossover PADI. São eles: 

  • Ser Instrutor de outra certificadora reconhecida em condição de ensino 
  • Ter pelo menos 18 anos de idade
  • Ter pelo menos 100 mergulhos registrados
  • Certificado como mergulhador por no mínimo 6 meses
  • Formulário médico assinado
  • Instrutor de Primeiros Socorros EFR em condições de ensino ou de outra organização reconhecida

Um profissional de mergulho que seja certificado através de outra organização de treinamento em mergulho reconhecida pode atender aos pré-requisitos para o próximo nível de certificação PADI.

E, como antes dito, aqueles que já alcançaram o nível de instrutor por meio de outra certificadora de mergulho reconhecida podem fazer o Crossover e se tornar um instrutor da PADI, mas para isso, devem concluir com êxito um exame PADI Instructor.

Isso introduz o instrutor de outras agências de treinamento aos métodos de ensino da PADI e nas filosofias instrucionais, garantindo assim um entendimento dos padrões aceitos da organização.

#02 – ONDE POSSO TRABALHAR APÓS O MEU CROSSOVER PADI?

Onde posso trabalhar

Basicamente, como você leu, a PADI é a certificadora de mergulho mais popular do mundo, líder de mercado nos cinco continentes e com destaque para paraísos como: Brasil, México, Tailândia, Maldivas, Filipinas, Galápagos, Egito… 

Além disso, a PADI é a única certificadora de mergulho que possui um departamento de controle de qualidade.

Esse departamento de qualidade é o responsável por monitorar, através de pesquisas enviadas a uma amostragem de alunos certificados, se o instrutor seguiu os padrões do curso.

Nessa pesquisa o aluno certificado responde a várias perguntas como, por exemplo, se recebeu o material original, quantos mergulhos fez e até mesmo quais foram os exercícios realizados.

Caso alguma quebra de algum padrão seja identificada, é aberto um processo administrativo para investigação e tratamento, podendo resultar – em casos muito graves – na expulsão do instrutor.

Assim, tem-se a garantia de que os padrões PADI são criteriosamente respeitados e seguidos, garantido a qualidade máxima dos cursos. 

Outro grande ponto positivo é a certificação PADI ser aceita no mundo todo. Então, respondendo a pergunta do subtítulo: considere os quatro cantos do globo como resposta! 

Ou seja, se você busca se inserir no mercado de trabalho mais facilmente e, de quebra, ter a possibilidade de trabalhar em qualquer parte do mundo, a PADI é a certificadora  de mergulho certa para você! 🙂 

Estes são alguns dos benefícios de fazer o Crossover PADI e tornar-se um instrutor de mergulho PADI o quanto antes. Você já parou para pensar em todos essas vantagens?

Ainda sobra alguma dúvida sobre as vantagens de ser um instrutor de mergulho PADI? 

Bem, se ficou alguma dúvida não esqueça de deixar um comentário! E para não perder nenhuma atualização, inscreva-se em nossa newsletter no box ao lado. 

Ah! Não esqueça de compartilhar o post nas redes sociais e marcar os seus amigos. 😀

Que tal bater um papo?

Converse com um dos nossos instrutores para tirar as suas dúvidas