Se quer ganhar dinheiro viajando para outros estados ou países, então com certeza vai gostar de organizar viagem de mergulho.
E isso é perfeitamente possível como instrutor de mergulho.
Promovendo os pacotes de viagem de mergulho você ganha um bom comissionamento e ainda uma vaga grátis, ou seja, você acompanha o grupo e mergulha de graça.
Normalmente para garantir este benefício você precisa de atingir um certo número de participantes.
Seja como for, a ideia de fazer uma bela viagem a um custo bem baixo é realmente muito tentadora!
Como eu sei muito bem disso (afinal, estou nessa já há algum tempo), pensei em escrever para aqueles que acompanham o blog e que também têm muita vontade de viajar por aí.
Vamos então aos tópicos do artigo?
Dicas de como o instrutor de mergulho deve organizar uma viagem de mergulho
Nos tópicos a seguir você vai saber exatamente como o instrutor de mergulho deve organizar as viagens.
Aproveite as informações!
#01 – Comece pequeno
A primeira dica para o instrutor de mergulho é começar organizando uma viagem para um destino próximo para um final de semana.
Assim você dá uma agitada no grupo e ainda por cima tem a possibilidade de mostrar o seu trabalho.
Depois que você explorar os destinos mais próximos e ganhar experiência você estará pronto para expandir seus horizontes.
Que tal um destino internacional?
Mas lembre-se: organizar esse tipo de passeio não é a mesma coisa que sair de férias.
Considere que precisará estruturar todo o processo e os eventuais problemas que aparecerem, afinal, você é o responsável em garantir que os mergulhadores façam uma ótima viagem.
Então, cuide deles não só dentro da água, mas fora dela também!
#02 – Pesquise sobre os destinos de mergulho
Pra vender você precisa conhecer.
Pra vender você precisa passar confiança.
Pensando nessas duas frases, é muito importante que saiba tudo sobre o lugar que vão mergulhar, qual a melhor época, quais os pontos de mergulho mais procurados, qual vida marinha pode ser vista no local, como será a operação de mergulho, entre outras informações importantes.
Busque informação nos sites de viagem de mergulho, no YouTube, nos blogs, enfim a internet tem muita informação disponível.
Mas não se limite nas informações sobre os pontos de mergulho.
Você precisa conhecer a cidade, os hotéis, os restaurantes, as opções de voos e transfer e tudo que possa ser útil em sua viagem.
Jamais vá para um lugar sem pesquisar antes. Pode ter certeza de que perderá toda a sua credibilidade diante do grupo e isso não será nada bom para a confiança das pessoas no seu trabalho, certo?
Se possível faça uma viagem individual antes, pois vivenciar na prática é muito melhor do que pesquisar as informações na internet.
#03 – Aposte em uma agência de viagens especializada
Na hora de montar os pacotes é essencial que aposte em uma agência de viagens especializada em mergulho, principalmente quando sua viagem envolve transporte aéreo.
O mais legal é que os roteiros são elaborados de forma a atender as necessidades dos mergulhadores, mas também dos seus familiares.
Uma ótima opção é a Vectra Viagens, que está no mercado há mais de 20 anos. Ela não só dá informações sobre os destinos e as melhores épocas para viajar, como também disponibiliza programas especiais nos melhores lugares do mundo.
A Viagem e Mergulho é uma outra alternativa. Essa agência conta com os principais destinos para mergulho no Brasil e no mundo.
Pra melhorar, no site mostra várias opções de estadia com os respectivos preços e ainda proporciona informações ilustradas de cada localidade. Quer coisa melhor?
Ainda temos a opção da própria PADI Travel, que tem opções de liveaboards, resorts e pacotes de mergulho, mas como os pagamentos são em dólar e no cartão de crédito, acaba não sendo muito vantajoso para os brasileiros. Gostou?
#04 – Organize a viagem em parceria com uma escola de mergulho
Se você organizar a sua viagem em parceria com uma boa escola de mergulho, pode ter certeza de que garantirá maior credibilidade na hora de vender os pacotes.
Além de ter um lugar físico para receber seu potenciais clientes, você tem os alunos da própria escolas para divulgar seus pacotes de viagem.
Além de passar mais segurança ao grupo, você ainda terá um importante apoio diante de situações mais complexas que possam eventualmente aparecer no caminho.
#05 – Inclua nos pacotes a possibilidade de realização de cursos de mergulho
Por que será que incluir nos pacotes essa possibilidade é interessante?
Para responder, vou dar alguns exemplos práticos!
Vamos supor que você organize uma viagem para Maceió e que inclua a especialização em Naufrágio. Ou então que planeje uma viagem para Abrolhos com uma especialização de Drif.
O que acha que vai acontecer?
Você vai agregar valor para o passeio e ao mesmo tempo vai ter a chance de promover os cursos, aumentando sua receita.
Os mergulhadores vão aprender algo novo e experimentar novas experiências, ao mesmo tempo que melhora seu desempenho no mergulho e conquistam mais uma certificação de mergulho.
O que achou da dica?
Pode ter certeza de que isso é muito mais estratégico do que simplesmente organizar uma viagem de mergulho!
#06 – Surpreenda os seus clientes
Os clientes estão cada vez mais exigentes e com um mundo de informações na palma da mão, desejam muito mais do que produtos ou serviços.
Todos buscam experiências inovadoras, que agreguem valor e contribuam de alguma forma com a melhoria de suas vidas.
É claro que a viagem será especial para todos, que provavelmente vão terminar a experiência se sentindo diferentes e renovados.
Pois é… nós sabemos que passar pela aventura e ainda por cima em um lugar lindo e paradisíaco é algo realmente muito importante na vida de alguém.
Mas já pensou como se sentiria se depois de tudo isso você ainda recebesse um brinde personalizado da viagem?
Se acha que ia ficar muito mais encantado, pode ter certeza de que os seus clientes também ficarão.
A estratégia vai fazer com que as pessoas se sintam especiais e ainda vai proporcionar uma recordação pra lá de inesquecível desse momento, não é?
Então, organize uma viagem diferenciada, mas não se esqueça de deixar a sua marca!
A excelência no atendimento é uma arma poderosíssima de fidelização!
Como consequência, seus clientes se tornarão mais fiéis e verdadeiros embaixadores dos seus serviços.
#07 – Invista em uma boa divulgação
Se você não é um designer, então contrate um para fazer a arte para cartaz, panfleto, e banner eletrônicos.
Uma arte bonita e eficiente te ajuda, e muito, a captar mergulhadores para a viagem.
É inegável que as pessoas julguem as coisas por sua aparência.
Por mais que você não goste da ideia, é provável que escolha o prato pela foto no cardápio, o livro pela capa ou mesmo avalie as pessoas pela forma que estão vestidas.
Essa percepção acontece em menos de um segundo.
Antes mesmo de que você se dê conta, seu cérebro já fez um pre-julgamento.
E é por isso que o design é tão importante para a sua empresa.
É claro que você precisa também estar na internet. Isso mesmo! É mais que garantido que alguém vai procurar por você ali. Existem milhões de pessoas pesquisando por viagem de mergulho no Google e você precisa aparecer nessas buscas.
Crie um site pessoal ou até mesmo aposte na divulgação do seu trabalho no site da própria escola em que está trabalhando em parceria.
Além disso, você pode investir nas redes sociais. As pessoas então passando muitas horas no facebook e no instagram e uma boa estratégia de marketing fará você alcançar mais pessoas.
Mas não deixe de dar às pessoas a chance de te encontrarem e de se comunicarem com você! Prepare uma forma padronizada e bonita de passar as informações do pacote de viagem.
Não basta informar só o local e o preço, você precisa apresentar as vantagens e os detalhes do seu pacote, para mostrar valor e só depois apresentar o preço.
Estude as formas de pagamento, como desconto à vista, dividir no cartão ou no cheque. Isso pode fazer muita diferença na hora de fechar a venda.
Gostou desse artigo? Espero que sim!
Já pensou em conhecer o mundo organizando viagens de mergulho? O que acha então de conhecer os nossos planos de carreira?