Se o seu objetivo este ano é encontrar uma profissão que te possibilite viajar ao redor do mundo, então precisa ler este artigo!
Viajar pelo mundo é, sem dúvidas, o hobby preferido da maioria das pessoas que estão de férias do trabalho. E se eu te disser que é possível unir o melhor dos dois mundos?
Vamos falar sobre estas profissões que você deve considerar se quer viajar o mundo trabalhando:
- Profissionais de TI e Desenvolvedores
- Trabalhar em Navio de Cruzeiro
- Piloto Comercial
- Arqueólogo
- Profissional de Relações Internacionais
- Tradutor ou Intérprete
- Instrutor de Mergulho
Até o final deste artigo você descobrirá a profissão ideal para viajar pelo mundo trabalhando!
#1 – Profissionais de TI e Desenvolvedores
Uma das áreas com maior vantagem em trabalhar de qualquer lugar é a dos profissionais da tecnologia. Basta ter um computador e acesso à internet!
É possível desenvolver softwares, criar websites e aplicativos e atender empresas dos mais variados segmentos trabalhando em regime freelancer.
Quando o assunto é viajar pelo mundo trabalhando, os profissionais de TI e desenvolvedores são os primeiros a serem lembrados.
#2 – Trabalhar em Navio de Cruzeiro e viajar pelo mundo
As temporadas de cruzeiros contratam um grande volume de pessoas para trabalhar em seus navios. Isso traz uma ótima oportunidade de desbravar o mundo sem gastar com alojamento e outros benefícios, como praticar vários idiomas.
Mas não se engane, trabalhar em cruzeiros é igual a todo trabalho, você está ali para pegar no pesado e certamente o fará. Mas é um trabalho recompensador: você acumula experiências incríveis, e de quebra ainda se torna poliglota.
#3 – Viajar o mundo como Piloto Comercial
Uma das profissões que você pode considerar para viajar pelo mundo trabalhando é ser Piloto Comercial.
Talvez seja uma das profissões mais encantadoras e procuradas por quem ama viajar pelo mundo. Afinal, é possível estar em vários países em um só dia!
Ser piloto comercial te garante ótimos ganhos, porém o processo é muito mais lento, burocrático e caro.
Desde a matrícula no curso teórico de piloto privado de avião até a licença de piloto comercial, o futuro profissional precisará desembolsar a partir de R$ 90 mil. Ainda assim o investimento pode valer muito a pena para quem sempre sonhou em voar mundo afora.
#4 – Arqueólogo
Sim, é isso mesmo que você leu. O arqueólogo é responsável por estudar as sociedades e culturas por meio de objetos fabricados e utilizado por povos antigos.
Dessa forma, pode viajar por todo o mundo em busca de vestígios de uma antiga civilização e, assim, conhecer melhor a cultura do lugar e por quais transformações ele passou.
Pode trabalhar em centros de pesquisa, universidades e também como consultor na elaboração de relatórios de sítios arqueológicos e licenças ambientais, antes da construção de grandes empreendimentos, como hidrelétricas, rodovias ou indústrias.
Talvez a grande desvantagem dessa profissão seja a dificuldade em achar cursos de graduação e, com isso, a demora em qualificar-se. Para se ter uma ideia, em todo o território brasileiro são encontradas apenas 14 universidades que possibilitam a formação em Arqueologia!
Caso a sua cidade não seja sede de uma dessas universidades, o mais indicado seria fazer uma outra formação, em Geologia, por exemplo, e só depois fazer mestrado em Arqueologia. O que prolongará consideravelmente o tempo até que você possa viajar pelo mundo com esta carreira.
#5 – Profissional de Relações Internacionais
O profissional de relações internacionais é a pessoa que viabiliza o contato entre povos, governos ou empresas de diferentes países.
Pode atuar viajando pelo mundo em funções de diplomacia ou como analista internacional, coletando dados e elaborando relatórios sobre a situação internacional para empresas privadas, por exemplo.
Assemelha-se ao arqueólogo em relação ao tempo de formação. Mas aqui, além de alguma formação superior, é necessário passar em um concurso super concorrido para ter o cargo de diplomata, por exemplo.
No que diz respeito ao concurso, nenhum curso superior prepara integralmente o candidato para a prova, pois seu conteúdo é bastante abrangente. É comum, depois da graduação, dedicar muito tempo de estudo para ter alguma chance de aprovação.
#6 – Tradutor ou Intérprete
Ao alcançar a fluência em outros idiomas, você poderá trabalhar em multinacionais ou como prestador de serviços na função de tradutor, transcrevendo documentos em geral.
Como intérprete, você poderá acompanhar reuniões, viagens e viabilizar a comunicação entre pessoas que não falam a mesma língua pelo mundo.
Para isso, ambos os profissionais precisam dominar o vocabulário, a gramática, as gírias e as expressões coloquiais do português e de outras línguas.
Também é preciso conhecer a fundo os costumes, as tradições e a cultura de povos estrangeiros.
#7 – Instrutor de Mergulho
Se você passa o mês pensando em quando vai mergulhar, talvez seja a hora de fazer disso o seu trabalho e mergulhar todos os dias em lugares paradisíacos!
Ao contrário dos exemplos acima, trabalhar com mergulho é muito mais relaxante e prazeroso.
Se você ainda não possui experiência com mergulho, então precisará realizar alguns cursos. Mas não pense que serão anos até que eles sejam devidamente concluídos.
Em apenas 6 meses é possível garantir a certificação. Esse tempo pode ser reduzido ainda mais caso você já seja mergulhador básico ou avançado.
É possível fazer um planejamento para trabalhar cada temporada em um lugar diferente. Assim, você viaja pelo mundo e ainda ganha uma boa grana.
E existem diversos dive centers e resorts PADI espalhados pelos mundo!
Um grande ponto positivo é que a sua certificação de instrutor de mergulho possui reconhecimento internacional. Ou seja, você não precisará fazer a validação do seu diploma no país onde deseja trabalhar.
Outra forma de trabalhar com mergulho é de forma independente, organizando viagens de mergulho nacionais ou internacionais. Isso te possibilitará fazer seus próprios horários e / ou adequar-se à necessidade dos seus clientes.
E se você quer saber mais sobre a profissão de Instrutor de Mergulho, clique aqui e baixe nosso eBook gratuito e exclusivo com tudo o que você precisa saber!