Esta semana resolvi escrever um artigo sobre mulheres no mergulho, pois não aguento mais mergulhar neste clube do bolinha!

A indústria do mergulho está muito carente de profissionais mulheres. A cada dia mais mulheres descobrem o mergulho, abrindo assim um novo mercado.

É comum recebermos meninas aqui na Let’s Dive que querem fazer o curso de mergulho com uma instrutora. Elas querem se sentir mais à vontade, receber dicas mais específicas ou até ter alguém que as entenda melhor.

Então, por que ainda não vemos muitas mulheres trabalhando como instrutoras de mergulho?

DIFERENÇA ENTRE O HOMEM E A MULHER

Diferença entre homem e mulher

Não há como negar que os homens possuem mais força física que as mulheres.

Segundo o site hypescience, em geral as mulheres costumam ter apenas pouco mais da metade da força dos homens na parte superior do corpo, e cerca de dois terços de força nos membros inferiores.

Este é apenas uma das diversas diferenças entre homens e mulheres, mas muitos se apegam neste ponto para dizer que trabalhar com mergulho é coisa para homem!

Ora, acreditar nisso é pensar que ser um profissional de mergulho se resume a carregar cilindros, o que não é verdade.

Ser um instrutor de mergulho requer diversas outras qualidades como comunicação, gestão de problemas e até sensibilidade para ajudar nossos alunos a superarem as dificuldades.

EMPODERAMENTO FEMININO

Empoderamento feminino

Outro ponto que afasta as mulheres do mergulho, segundo minha amiga e mergulhadora Camila Malta, é o fator cultural. “Muitas mulheres acabam sequer se interessando ou se privando do mergulho e aventuras em geral por não associarem a algo feminino”

Quem nunca escutou que “meninas são mais delicadas, meninos são mais brutos, mulheres são boas em afazeres manuais, homens são bons de cálculo e trabalhos mais pesados.”

No passado o mercado de trabalho foi dividido em dois: feminino e masculino

Existem áreas, como tecnologia da informação e engenharia, que culturalmente são vistas predominantemente como  masculinas, e áreas como letras ou enfermagem que são mais femininas.

Essa divisão vem caindo com o empoderamento feminino. Não existe uma predisposição ditada pelo seu gênero.

A mulher está conquistando o seu espaço e quebrando preconceitos. Mostrando cada vez mais que não é preciso somente força, se você tiver sabedoria, jeito e boa vontade.

Nós mulheres não precisamos de ninguém carregando nossos cilindros ou nos ajudando para entrar na água. Não somos o sexo frágil! Somos muito bem capazes de sermos excelentes mergulhadoras.

Para ajudar a acabar de vez com essa noção antiquada de que às mulheres não nasceram para o mergulho, resolvi listar aqui 6 motivos que fazem as mulheres se destacarem como instrutoras de mergulho:

Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse artigo com seus amigos e não se esqueça de deixar o seu comentário.

#1 - AMBIENTE DE TRABALHO

Ambiente de Trabalho

Ambientes equilibrados são mais agradáveis, possuem maior diversidade e, consequentemente, tornam-se mais inovadores.

Ter uma mulher na equipe trás diversidade de opinião. As empresas se beneficiam das diferentes perspectivas que os indivíduos trazem de suas experiências, tornando as tomadas de decisão mais assertivas.

As mulheres tendem a ouvir mais os seus colegas e simpatizar com suas vidas pessoais, criando um ambiente de trabalho melhor, algo importante na atração e retenção de talentos em uma empresa.

Uma instrutora de mergulho torna o ambiente de trabalho mais equilibrado e trás uma nova visão sobre as coisas.

#2 - ATENDIMENTO AO CLIENTE

Atendimento ao cliente

Um curso de mergulho é basicamente uma prestação de serviços e a melhor estratégia para manter e fidelizar os alunos é construir um bom relacionamento interpessoal atrelado a um bom atendimento ao cliente.

E neste ponto nós mulheres saímos na frente!

As mulheres tendem a ser mais sociáveis e a se concentrar mais nas pessoas e nos relacionamentos. Em geral, temos mais sensibilidade para perceber os sentimentos e compreender os clientes.

Desta forma, uma instrutora de mergulho tem mais facilidade em construir relacionamentos duradouros com os alunos, contribuindo para a estratégia de retenção da escola. É muito mais barato manter seus clientes do que prospectar novos alunos!

Tá vendo que a nossa habilidade de falar pelos cotovelos e fazer amizade fácil faz toda a diferença no mundo do mergulho?

Com mais mulheres no mergulho é super importante ter alguém na equipe que compreenda seus comportamentos e saiba a melhor forma de satisfazer suas necessidades.

É provavelmente ela quem irá conseguir convencer a sua namorada que morre de medo do mergulho a se inscrever no curso e se tornar sua dupla nas aventuras subaquáticas.

#3 - FACILIDADE EM LIDAR COM VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO

Facilidade em fazer diversas coisas ao mesmo tempo

Não é segredo que as mulheres conseguem fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Então pense como isso pode ser útil no dia a dia do mergulho!

Imagine no verão onde todo mundo se lembra que mergulhar é legal. O telefone não para. A escola fica cheia de gente. Todo mundo quer marcar aula, agendar viagem, pedir informação de curso, etc

O homem tem uma visão mais objetiva e a mulher tem uma visão mais ampla.

Uma instrutora de mergulho conseguirá ter uma visão geral da situação e criar rapidamente uma programação que englobe todas as atividades.

Além é claro que ela provavelmente conseguirá lembrar quais foram os alunos que demonstraram interesse em algum curso ou alguma viagem, para encaixá-los na programação.

Manter os alunos mergulhando é o segredo para o sucesso na indústria do mergulho, pois faz eles se inscrevem para cursos e até adquirirem novos equipamentos.

#4 - GERENCIAMENTO DE CONFLITOS

Gestão de Conflitos

Enfrentar pequenos ou grandes problemas ao longo do dia é uma realidade na vida de qualquer profissional.

E no mundo do mergulho parece que o Jacque Cousteau fez um pacto com o Murphy! rsrs

Então, sabe aquela aula que precisa ser agendada, mas o barco está com problema ou a piscina está verde? Certamente uma instrutora de mergulho acharia uma solução.

Ah! O tempo mudou e a programação terá que ser cancelada. Ela conseguirá ser mais flexível e rápida achar uma solução para deixar todo mundo feliz!

As mulheres possuem mais empatia, a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa, o que nos ajuda a compreender as razões dos conflitos, por mais estranhas que pareçam.

Não é à toa que mais mulheres ocupam posições nas áreas de psicologia, relações públicas e recursos humanos.

#5 - COMUNICAÇÃO

Comunicação

Se pararmos para pensar um instrutor de mergulho é também um professor. E uma das qualidades mais importante para o sucesso de suas aulas é a forma como ele comunica.

Claro que conhecimento é importante, mas do que vale saber se não consegue passar?

Já vi muito instrutor de mergulho dinossauro que realmente tem muito conhecimento, mas que deixa muito a desejar na sua comunicação.

Uma aula de mergulho precisa ser divertida e de fácil entendimento, e a chave para isso é uma boa didática.

Normalmente as mulheres são mais pacientes, falam de maneira mais calma e com maior clareza. Isso torna as mulheres excelentes instrutoras de mergulho.

#6 - SENSIBILIDADE AGUÇADA

Sensibilidade aguçada

Outra qualidade super importante para um profissional de mergulho é a sensibilidade aguçada, principalmente quando estamos lidando com os níveis de entrada.

Imagine que você está com sua turma do curso básico e algum aluno está com problema em aprender a desalagar a máscara.

Você precisará de sensibilidade para encontrar onde a pessoa está errando, além de se colocar no lugar dele para saber o que ela está sentindo.

A aí que as mulheres se destacam! A mulher tem um dom natural para cuidar e educar.

É preciso estudar os alunos. Você precisa conhecer o seu grupo, saber quem são as pessoas que você vai ensinar. Quem nasceu pra coisa e quem vai ter mais dificuldade?

Com mais mulheres no mergulho, é preciso ir além das habilidades de mergulho. Só ela vai entender que a máscara não foi feita para nossos longos cabelos e que os neoprenes não vestem direito.

Gostou? Deixe seu comentário contando como você o mercado de mergulho para as mulheres ou se preferir, escreva também sobre as suas dúvidas neste assunto que eu lhe responderei.

 

Você também vai gostar de