A utilização de tecnologia no ensino tem revolucionado os métodos empregados na formação de diversos profissionais.Depois da internet, dos smartphones, dos tablets e de todos os outros dispositivos inteligentes como os quais lidamos hoje, todos os dias, as pessoas passaram a se relacionar entre si, com a informação e com o conhecimento de forma diferente.Se foi assim com a forma como as pessoas se comunicam, por que não seria assim com os métodos e as ferramentas utilizadas na formação de mergulho?

Assim como acontece em outras profissões, os instrutores de mergulho podem, e muito, se beneficiar da utilização dessas novas tecnologia no ensino.

No post de hoje, trazemos para vocês algumas das ferramentas que têm sido utilizadas por profissionais de mergulho para melhorar a experiência de aprendizado dos alunos ao redor do mundo.

Vamos lá?

Sistema E-learning

E-learning PADI

Se você acredita que a utilização de tecnologia no ensino se limita à disponibilização de material didático em formato digital como o PDF, saiba que ela vai muito além.

Você precisa conhecer o sistema e-learning da PADI!

Para aqueles que não são tão fluentes em inglês, o termo “e-learning” é uma abreviação para “electronic learning”, que, em tradução livre, quer dizer “aprendizado eletrônico”.

Se você já acha fantástico não precisar carregar livros por aí para ter acesso às informações que você precisa, você vai ficar encantado com os cursos online que a PADI disponibiliza para seus instrutores.

Com o ensino online o aluno tem a flexibilidade de criar sua própria agenda de estudos para a parte teórica de seus cursos. Seja de noite após o trabalho ou durante seu horário de almoço, o aluno acessa o curso, assisti vídeos, acompanha apresentações e faz os exercícios e testes necessário de maneira prática e rápida.

Este tipo de tecnologia ajuda principalmente nos casos dos turistas, que podem iniciar o curso antes de sua viagem e assim otimizam o tempo que ele despenderá com o curso de mergulho durante a viagem, não perdendo tempo em sala de aula e focando na parte prática.

O sistema elearning da PADI está disponível em várias línguas como inglês, alemão, francês, chinês, entre outras. Este é outro grande benefício, pois o aluno pode optar por estudar os conceitos teóricos dos cursos em sua língua mãe, facilitando assim o aprendizado.

A única desvantagem do elearning da PADI é que o aluno precisa estar 100% online para acessar o conteúdos dos cursos e realizar os testes. Para sanar este problema, a PADI vem trabalhando em seus materiais em formato digital.

Materiais em formato digital

Material touch PADI

Nos dias de hoje, é difícil encontrar alguém que não tenha um smartphone ou um tablet. Estes dispositivos se tornaram parte da vida e estão presentes na rotina das pessoas. Neles, as pessoas guardam as suas agendas, calculadoras, blocos de notas, arquivos pessoais e tudo mais que elas consideram fundamental para o dia a dia.

Se você teve outra carreira antes de se tornar um instrutor de mergulho, você provavelmente sabe como era complicado para um profissional manter a leitura em dia e permanecer atualizado sem ter que carregar um ou dois livros consigo e assinar diversas revistas.

Hoje, qualquer instrutor de mergulho credenciado pela PADI têm à sua disposição o material didático utilizado na formação ministrada em sala de aula.

O mesmo material impresso utilizado nas aulas é disponibilizado em formato digital ou touch, para que você leve nos seus dispositivos eletrônicos e tenha-os à sua disposição nos momentos mais convenientes para você.

Veja esse vídeo e se encante com os materiais digitais da PADI!

Como é possível ver no vídeo, o material digital dos cursos é bem mais que um compilado de material digitalizado. O aluno pode, de fato, interagir com o conteúdo vendo vídeos, imagens e sendo submetido a exercícios e tarefas, que atestam a eficácia do processo de aprendizado que acontece através da interação com o material eletrônico.

Tudo isso pode acessado em qualquer lugar, a qualquer hora. Você pode absorver o conteúdo das aulas enquanto espera atendimento na fila do banco, do supermercado ou no consultório médico. Assim, você pode acelerar sua formação, melhorar seu aproveitamento nas aulas e conseguir melhores resultados.

Depois de baixar o material no seu dispositivo, você não precisa mais nem mesmo de internet para ter acesso ao conteúdo. Tudo fica armazenado no seu smartphone ou tablet. Ou seja, você pode acessar o conteúdo dos materiais e fazer os exercícios mesmo estando offline, o que é ótimo caso esteja numa área remota como a ilha de Fernando de Noronha.

Utilizando a tecnologia dos materiais digitais da PADI, você pode ler, assistir, ouvir e interagir com todo o conteúdo que é ministrado na sala de aula durante toda a sua formação, durante quanto tempo achar necessário.

Atualmente já está disponível em português os manuais digitais para os seguintes cursos:

  • Curso Básico de Mergulho (Open Water Diver) em
  • Curso Avançado de Mergulho (Advanced Open Water Diver)
  • Curso Mergulhador de Resgate (Rescue Diver)
  • Programa de Revisão (ReActivate)
  • Curso de Especialista em Equipamento

Aplicativos exclusivos

Aplicativo PADI

Todo mundo carrega diversos aplicativos no celular hoje, com o objetivo de facilitar a vida e manter à mão tudo aquilo que é necessário para o dia a dia, muito embora, em alguns momentos, fiquemos perdidos no meio de tantos “programinhas” instalados para acompanhar as particularidades da nossa rotina.

Sabendo disso, e pensando em como melhorar a vida dos alunos e profissionais de mergulho, a PADI lançou um aplicativo mobile cheio de ferramentas interessantes e extremamente úteis para os profissionais de mergulho!

Depois que você instalar o aplicativo PADI – Scuba Diving Essentials no seu smartphone, você vai ver como sua vida de mergulhador vai ficar mais fácil.

Através do aplicativo, você pode, por exemplo, localizar dive centers PADI, verificar o status do profissional que está mergulhando com você e assim garantir que ele está apto para lhe guiar ou ministrar seu curso. Isso pode ser bastante útil para aqueles que gostam de viajar por diversos lugares conhecendo novos locais para mergulho.

O aplicativo também dá acesso a uma gama de conteúdos e ferramentas relevantes para profissionais e alunos do ramo do mergulho, como checklists, lembretes, instruções para fazer diversos tipos de nós e sinais com as mãos. Você também pode, no aplicativo, consultar informações sobre os destinos mais procurados para mergulho.

Outra funcionalidade genial do aplicativo são os eCards. Seguindo a mesma lógica de abreviação de “e-learning”, eCard significa cartão digital. Isso significa que todas as suas credenciais, de todos os cursos PADI que você realizou, vão estar disponíveis com você, o tempo todo, por onde você for. Você não corre o risco de precisar ficar andando por aí com as suas credenciais originais e perdê-las. Fantástico, não?

Todos os seus mergulhos podem ser registrados facilmente através da função Log Book do aplicativo, de uma forma rápida e segura, e você também pode, a qualquer momento, verificar informações sobre qualquer um dos cursos profissionais PADI.

A utilização de tecnologia no ensino do mergulho não se restringe apenas ao material didático. Toda forma de consulta, toda fonte de informação deve estar disponível, ao alcance dos alunos e dos profissionais.

A tecnologia não muda somente a forma como costumamos trabalhar. Ela muda também a forma como costumamos aprender e consumir conteúdo.

Você já sabia que havia ferramentas como estas disponíveis para te ajudar na sua melhoria contínua de profissionais e na formação de novos alunos? Você já teve alguma experiência com a utilização de tecnologia no ensino e na formação de novos mergulhadores? Você utiliza algum desses recursos? Conta pra gente nos comentários!

Fonte de imagens: Freepik

 

Você também vai gostar de