Você leva ou quer levar o mergulho como segunda carreira e se pergunta sobre como conciliá-lo com as funções da sua profissão? Primeiramente, saiba que sim, é super possível! Aliás, essa é a realidade de muita gente no mundo todo!
Em seguida, fique atento às dicas desse post, elas foram feitas especialmente para você, diver! 😉
Estamos vivendo um período de profundas modificações nas relações de trabalho no mundo inteiro, o que vem acarretando – consequentemente – em grandes mudanças nas formas como nos relacionamos com as nossas carreiras.
Inclusive, o mergulho oferece muitos benefícios para quem pensa em seguir carreira. Então, conciliar os seus mergulhos com as funções da sua profissão soa ainda melhor!
No entanto, para conseguir conciliar o exercer das funções da sua profissão com o mergulho, é preciso ter algumas coisas que existem como “coisas em comum” na maioria dos profissionais que exercem mais de uma atividade: gestão de tempo, foco e disciplina.
Até porque, se um trabalho já exige muita organização, o que não dizer de duas atividades – na grande maioria das vezes – bastante distintas?
Daí, para que você tirar de letra o exercer das duas funções – a sua profissão e o mergulho – criei algumas dicas que vão te ajudar muito!
Pronto para mergulhar fundo? Vamos lá! 😀
#1 – DÊ PRIORIDADE ÀS SUAS ATIVIDADES:
O maior medo de quem tem mais de uma carreira é acabar não dando conta de todas elas, mas acredito que, com inteligência e dedicação, é possível, sim, levar tanto a sua profissão quanto o mergulho com a mesma qualidade!
Uma ótima maneira para pôr em prática essa dica é seguir rigorosamente uma agenda planejada, na qual você deve colocar todas as suas atividades, cumprindo-as integralmente.
Anota essa parte como dica também, diver: quando se tem muito a fazer, não temos tempo de procrastinar. E isso nos ajuda bastante a nos tornamos mais produtivos. 🙂
Quando você não sabe para onde se destina cada uma das suas atividades, fica mais difícil conseguir traçar as suas prioridades e, assim sendo, a tendência é que alguma delas acabe sendo negligenciada.
Por isso, o planejamento é essencial! É altamente recomendado manter-se atualizado e planejar o tempo dedicado a cada uma das carreiras.
O equilíbrio também é parte importante desta dica: tente não pender para um dos lados, dedique igualmente o seu tempo e a forma como se mantém atualizado.
Quem tem mais de uma carreira sabe que a distinção entre dias de trabalho e dias sem trabalho, praticamente, não existe mais.
Todo tempo livre que você tiver servirá para pensar em diferentes estratégias e investir na sua capacitação. Não misture as coisas! Tenha horários bem definidos para cada uma das suas carreiras.
Diver, você precisa entender que as duas carreiras exigirão sua concentração, e isso significa ter o momento certo para lidar com cada uma, não deixe que o seu tempo vire uma bagunça!
Você não pode, por exemplo, estar no papel de gerente em uma empresa e atender o celular para confirmar uma saída de mergulho em grupo.
Cada função por vez, diver.
Usar celulares e caixas de e-mails diferentes te ajudará a organizar melhor o seu trabalho. Aposte!
Com duas carreiras em modo ativo, a quantidade de energia demandada será bem grande… e não será diferente com a sua rotina, ela também ficará maior.
Mas, não deixe que a sua rotina acabe te consumindo e impedindo que suas carreiras se mantenham na ativa, saiba exatamente onde você quer chegar com cada projeto.
Com um objetivo claro, será mais fácil para você saber o ponto em que se sentirá realizado. O que te traz maior liberdade para pisar no freio na hora certa.
Por exemplo, você quer se tornar um divemaster? O que será necessário? Até quando você pretende alcançar tal nível?
Quando você responde os questionamentos e estabelece um deadline para que as atividades aconteçam, sua energia está direcionada e não dispersa, e isso te ajudará bastante a focar em outras coisas, como as funções da sua profissão.
Diver, nem sempre conseguimos dar conta de tudo a todo tempo. E assim, provavelmente, acontecerá com alguma das atividades que você desempenha.
Ainda que não seja necessário, tenha um plano B na manga!
Temos um dupla quando o assunto é o mergulho, certo? Então, porque não considerar alguém de confiança para contar quando a situ apertar? 🙂
Especialmente em situações críticas, que exigem mais da nossa atenção em momentos completamente não planejados, você pode precisar de alguém que possa te cobrir.
Vale muito a pena encontrar uma pessoa em que você possa confiar, deixando-a informada – mais uma vez, como fazemos com o nosso dupla de mergulho – com, no mínimo, o básico dos básicos para agir em casos de emergência.
Tome nota, diver: uma simples ação pode evitar uma dezena de reações não desejadas! 😉
Sabe aquele trecho da música do Charlie Brown Jr. que diz: “meu escritório é na praia, eu tô sempre na área”… bom, se você trabalha com mergulho, o mar meio que já é o seu escritório, não é? Rs
A questão é: leve o seu escritório sempre com você! Neste caso, o seu escritório pode ser um computador, um celular…
É algo que cabe bem ao que foi dito na terceira dica sobre dias com e sem trabalho, se você tem tempo e o seu “escritório” com você, vai lá e faz acontecer.
Ter tudo à mão das suas duas carreiras é essencial para conseguir desenrolar o que for preciso e estar sempre pronto para qualquer necessidade.
Eu mesmo, se estou numa sala de espera com o meu escritório na mochila e sobra um tempinho… não tenho um pingo de dúvida! Abro o meu note e estou pronto para adiantar ou resolver algo.
Citando outra música: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. E com duas carreiras, então, você vai sentir o quão verdadeira e aplicável é a citação! 😉
No mais, diver, você “só” precisará vencer a insegurança e tocar para frente os seus projetos profissionais. Ter duas carreiras – ainda que distintas – conciliadas é algo possível, sim, e só depende de você!
E se manter regrados os seus compromissos e responsabilidades profissionais é assim tão importante, ter a mesma disciplina na vida pessoal é indispensável.
Reserve datas e horários para se divertir e cuidar-se, e não abra mão deles!
Espero que você tenha curtido as dicas, diver.
Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário. E para não perder nenhuma atualização, inscreva-se em nossa newsletter no box ao lado.
Ah! Não esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais e marcar os seus amigos!
Até a próxima! 🙂