7 lugares para trabalhar com mergulho no Brasil

Está procurando locais para trabalhar com mergulho no Brasil?

Nosso país possui uma costa litorânea com mais de sete mil quilômetros de extensão, um grande potencial para as profissões ligadas ao mergulho!

Listamos 7 locais incríveis e suas características mais relevantes para quem está decidindo onde trabalhar.

Entre essas informações estão: visibilidade, temperatura da água, principais espécies marinhas, periodicidade de mergulhos, custo de vida e principais dive centers PADI.

  1. Arraial do Cabo
  2. Ubatuba
  3. Angra dos Reis
  4. Ilhabela
  5. Paraty
  6. Nordeste do Brasil
  7. Fernando de Noronha

#1 – Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Trabalhar com mergulho em Arraial do Cabo

Localizado no litoral do Rio de Janeiro, é perfeito para quem está à procura de praias paradisíacas e mergulhos inesquecíveis!

Não é atoa que é popularmente conhecida como a capital brasileira do mergulho!

Você não vai ficar parado, lá a frequência dos mergulhos são altas. São mais de 30 pontos de mergulho, muitos deles sem a necessidade de longos períodos de navegação e em quaisquer condições de tempo.

Suas águas são geladas e de boa visibilidade, possibilitando acompanhar as várias espécies de animais marinhos encontradas no local.

Comparado à capital Rio de Janeiro, o custo de vida é consideravelmente mais baixo, chegando, em alguns casos, a mais de 60% de economia.

Tornando um ótimo local para viver e trabalhar com mergulho!

Trabalhar com mergulho em Arraial do Cabo: Seaquest Sub e Queiroz Diver.

#2 – Ubatuba, São Paulo

Trabalhar com mergulho em Ubatuba

É o principal refúgio para os turistas da região do Vale do Paraíba e Grande São Paulo. Agrega uma enorme variedade de praias calmas de águas cristalinas e temperatura agradável, convidativas ao mergulho.

Os principais pontos de mergulho localizam-se nas ilhas Anchieta, Vitória, das Couves, Palmas, Rapada, Mar Virado e Ilhote do Sul.

A riqueza da fauna, flora e grandes peixes de passagem permitem uma bela viagem pelo mundo submarino, bastante procurada por fotógrafos subaquáticos.

A visibilidade varia muito em função de correntes e condições climáticas, indo de 2 a 10 metros.

E a temperatura média fica entre 20 °C e 28 °C, porém, é normal ocorrer quedas bruscas de temperatura, chegando a até 15 °C dentro d’água. Por isso, o uso de roupas isotérmicas de 5mm é recomendável o ano todo.

Pode-se observar facilmente corais cérebro, esponjas, algas, tartarugas, budiões, arraias-prego, garoupas, badejos e peixes coloridos.

Trabalhar com mergulho em Ubatuba: NDS Mergulho e Omnimare.

#3 – Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Trabalhar com mergulho em Angra dos Reis

Com certeza, o diferencial de Angra dos Reis é seu mar de coloração esmeralda, rodeado por inúmeras ilhas com vegetação tropical.

É possível, em qualquer parte do litoral, nadar ao lado de peixes coloridos, mas a marca registrada certamente é a grande variedade de estrelas do mar.

Outra atração é um helicóptero, afundado propositalmente, localizado em uma profundidade de 8 metros e de fácil observação.

A vida marinha é muito comum em todos os pontos de mergulho!

Certamente você irá encontrar Frades, Maria da Toca, Peixe Borboleta, Trombeta, Peixe Cofre, Tartaruga-verde e Golfinhos.

Trabalhar com mergulho em Angra dos Reis: Elite Dive Center, Ocean e Sottomare.

#4 – Ilhabela, São Paulo

Trabalhar com mergulho em Ilhabela

Ilhabela é um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos brasileiros. Está localizada a cerca de 135 quilômetros da capital paulista e a 140 quilômetros da divisa com o estado do Rio de Janeiro.

Vários recifes artificiais formados em naufrágios podem ser encontrados por toda a costa. Isso possibilita uma rica diversidade de vida marinha e uma grande procura pelo mergulho.

Possui águas transparentes, geralmente calmas e de temperatura média de 22 °C, onde a visibilidade pode ultrapassar os 20 metros.

Já os points chegam até 52 metros de profundidade, possibilitando mergulhos para iniciantes e técnicos.

Com cerca de 21 naufrágios, entre rebocadores, cargueiros, veleiros antigos, vapores e navios de passageiros, Ilhabela é vista como o maior cemitério de navios da costa nacional.

Um dos principais pontos de imensa vida marinha pode ser encontrado no Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, permitindo o mergulho diretamente da praia.

Trabalhar com mergulho em Ilhabela: Colonial Diver e Narwhal Ilhabela.

Principais erros que fazem você parecer um idiota na hora de procurar um emprego de instrutor

#5 – Paraty, Rio de Janeiro

Trabalhar com mergulho em Paraty

Paraty, a 258 km da capital fluminense, preserva até hoje seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos, além de seu exclusivo e charmoso centro histórico.

Com suas águas calmas e claras, e suas inúmeras ilhas e praias, Paraty é um eterno convite para se conhecer as suas belezas marinhas!

Destacam-se pontos de mergulho como a Ilha dos Meros, onde há um pequeno avião naufragado, uma estátua de tubarão e outra do Cristo Redentor, em miniatura.

Assemelha-se à Arraial do Cabo, mencionada acima, em relação ao custo de vida baixo.

Há a possibilidade de aproveitar o melhor do mergulho durante todo o ano. As chuvas são mais presentes no verão.

Trabalhar com mergulho em Paraty: Adrenalina Mergulho e Una Dive.

#6 – Nordeste do Brasil

Trabalhar com mergulho no Nordeste do Brasil

Praia, sol, mar e um verdadeiro paraíso ao redor é o que chama a atenção de grande parte dos profissionais de mergulho que decidem largar tudo e ir trabalhar no nordeste do Brasil.

Você irá experimentar uma vida que muitos sonham, calmaria e tranquilidade te esperam!

Sobre a intensidade dos mergulhos, durante o verão, as saídas acontecem quase que diariamente. Por outro lado, devido as constantes chuvas, os mergulhos no inverno são mais raros.

Aqui a operação começa cedinho! O sol nasce às 4h15 e se põe às 17h30, muito diferente do litoral do sul e sudeste do país.

Os mergulhos são fantásticos, com direito a visibilidade de 30 metros e, o melhor, água sempre quentinha!

Diferente dos grandes centros urbanos, você não precisará se preocupar com trânsitos caóticos. Em alguns casos é possível fazer o seu percurso diário a pé.

Sua vida muito mais simples!

Se você quer aprender mais sobre o mergulho e ver a operação como um todo, incluindo o atendimento ao cliente, a recarga de cilindros, a manutenção de equipamentos, entre outros pontos, além de ministrar uma maior diversidade de cursos, o ideal é procurar uma operação mais especializada e não um turismo em massa.

Nesse caso, procure por oportunidades no continente: Natal, Recife, Porto de Galinhas ou Maceió são ótimos exemplos.

Nos locais citados, as operadoras de mergulho trabalham com equipes mais enxutas. Isso possibilita um aprendizado muito mais focado, agregando valor ao seu currículo.

Não se preocupe com o custo de vida, aqui no nordeste a alimentação, transporte e lazer são bem em conta.

Trabalhe com mergulho no nordeste do Brasil: Let’s Dive, Aquáticos, Caju Divers e outros.

Interessado por esta região? Saiba mais no post Como ser contratado como instrutor de mergulho no nordeste?

#7 – Fernando de Noronha, Pernambuco

Trabalhar com mergulho em Fernando de Noronha

Apesar de estar localizado no nordeste brasileiro, Fernando de Noronha merece um tópico à parte!

Visibilidade superior a 30 metros, temperatura da água agradável e vida marinha em abundância fazem deste o destino de mergulho mais desejado do Brasil.

Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso!

São mais de 30 pontos de mergulhos espalhados por toda a ilha, e que podem ser explorados praticamente em todos os meses do ano.

Há opções tanto para quem ainda não mergulha, sendo possível realizar um batismo de mergulho ou curso básico, quanto para mergulhadores mais experientes, podendo explorar os naufrágios da região, sendo a Corveta V17 uma das experiências mais procuradas.

Por ser um local quase intocado e isolado, onde 70% da ilha é reservada ao Parque Marinho e o transporte de insumos é realizado apenas por navio ou avião, é preciso considerar o alto custo de vida no arquipélago.

Trabalhe com mergulho em Fernando de Noronha: Águas Claras, Atlantis Divers e Noronha Diver.

Conheça nossos planos!

E garanta seu reconhecimento no mercado de trabalho!