No primeiro post da nossa série sobre as diversas carreiras no mergulho, falaremos sobre o divemaster.
A ideia é trazer informações sobre as possibilidades da profissão, o portfólio e o currículo da formação, a média de duração dos cursos e algumas informações sobre o mercado. E como sempre, você é sempre muito bem-vind@ a contribuir nos comentários! 😉
Para inaugurar nossa série, vamos começar pelo básico. Por isso, a carreira de mergulho escolhida foi o divemaster, o primeiro nível profissional da PADI.
Vamos esclarecer algumas dúvidas, como:
- O que faz um divemaster?
- O que você vai aprender no curso de divemaster?
- Em quanto tempo você pode se tornar um divemaster?
- Como é o mercado de trabalho para o divemaster?
Curioso? Chega junto e mergulha com a gente nesse universo!
Como já comentamos anteriormente, o divemaster é o primeiro nível profissional da PADI. O divemaster é o nível mais básico de certificação nas carreiras de mergulho, que permitirá que você possa trabalhar com mergulho recreativo.
O divemaster atua como um monitor de mergulho. Ele pode guiar outros mergulhadores certificados, ou, ainda, ser um profissional de suporte para os instrutores de mergulhos em seus cursos.
Aqui, eliminamos a primeira dúvida que muitos ainda possuem: ao contrário do que muitos podem pensar, o divemaster NÃO é um instrutor de mergulho. Mesmo sendo, sim, um profissional do mergulho recreativo, o divemaster não pode ensinar outras pessoas a mergulhar, nem ministrar aulas, por mais simples que possam parecer, relacionadas ao universo do mergulho. Esse é um papel exclusivo dos instrutores de mergulho.
Entretanto, o divemaster pode, sim, auxiliar os instrutores na supervisão e acompanhamento dos alunos durante a realização de um curso (dentro e fora d’água).
O divemaster é um líder de mergulho, responsável pela segurança de outros mergulhadores. Um bom divemaster é indispensável em uma operação de mergulho.
O trabalho do divemaster vai muito além do momento do mergulho propriamente dito. Contempla o antes e o depois. Neste post já publicado aqui no blog, você pode ver de quais formas o divemaster contribui ativamente, sendo essencial para o sucesso de uma operação de mergulho.
Antes de entrar nas especificidades do curso, é preciso destacar uma informação importante: o divemaster é o primeiro nível para aqueles que desejam iniciar suas carreiras no mergulho. Mas antes de se tornar um divemaster, existem outros cursos de mergulho que você precisa fazer.
Para iniciar o curso de divemaster, você precisa fazer outros 4 cursos:
- Básico de Mergulho
- Avançado de Mergulho
- RCP e Primeiros Socorros
- Mergulhador de Resgate
Além disso, você precisará ter 40 mergulhos registrados para iniciar seu curso de divemaster. Os quatro cursos acima já garantem 14 mergulhos de treinamento.
Durante o curso, os futuros divemasters aprendem desde temas mais técnicos como o gerenciamento das operações, a segurança e supervisão de alunos e outros mergulhadores certificados, até temas mais estratégicos como atendimento ao cliente e gestão de negócios.
No curso são abordados os seguintes temas:
- Meio ambiente;
- Equipamentos;
- Planejamento avançado de mergulho;
- Fisiologia aplicada ao mergulho;
- Física aplicada ao mergulho;
- Normas e padrões PADI.
Em nossa página Como Virar Instrutor de Mergulho você encontrará mais informações!
O prazo para finalizar seu curso e poder trabalhar como divemaster é relativo e depende bastante da escola escolhida.
O curso de divemaster (sem considerar os cursos que citamos acima, que são pré-requisitos) dura em torno de 30 dias, pois requer um tempo maior para explorar suas habilidades de mergulho e resolução de problemas.
Na Oceano Sub, você pode ir do zero a divemaster em 3 meses, já considerando neste prazo todos os mergulhos registrados que você precisa fazer para receber sua certificação.
Uma coisa importante que já falamos em outros posts, mas que é sempre bom lembrar é a necessidade de avaliar com calma e muito cuidado suas possíveis escolas. Verifique se o curso que você está escolhendo já inclui (no valor do curso e no cronograma) todos os mergulhos necessários para a conclusão do seu curso, além do material didático, como a enciclopédia do mergulho, workbook e o eRDPml. Isso pode fazer muita diferença no seu investimento de dinheiro, esforço e tempo.
Aqui no Brasil não é muito comum contratarem divemasters. A indústria do mergulho ainda está em desenvolvimento e as operadoras de mergulho preferem contratar instrutores de mergulho, já que oferecem mais flexibilidade às operações.
Entretanto, é possível encontrar trabalho de divemaster em Fernando de Noronha ou Arraial do Cabo, locais com maior volume de operações de mergulho. Porém, lembre-se que como muitos buscam trabalhar como divemaster nesses destinos, você precisará de um bom currículo para se destacar no processo seletivo.
Por isso é tão importante investir em sua formação, fazendo cursos como manutenção de equipamento ou blender nitrox (recarga de nitrox), aprender línguas e adquirir experiência com operações de mergulho.
Após se formar como divemaster procure estagiar o máximo possível, mesmo que não seja remunerado. Você precisa ter experiência em operações de mergulho e isso não significa mergulhar como cliente.
Fora do Brasil é mais comum a contratação de divemasters. Existem muitas vagas de trabalho ou de estágio, também conhecido como interships.
Se o seu objetivo é viajar e conhecer novas culturas, então sua certificação de divemaster será seu passaporte de entrada. Diferentemente das profissões tradicionais, onde seu diploma não é reconhecido em muitos países, uma certificação PADI lhe garantirá uma facilidade maior em conseguir trabalho e até um visto de permanência,
Já pensou em trabalhar no Caribe? No site divezone.net e e no próprio site da PADI você encontrará diversas oportunidades espalhadas pelo mundo. 🙂
E aí? Gostou do primeiro post da nossa série de carreiras no mergulho? Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre a profissão de divemaster? Que outras carreiras você quer que sejam abordadas aqui no blog? Deixe sua sugestão pra gente nos comentários!