• Home
  • Viagem

Blog

O que é ano sabático e 3 dicas para esse período ser inesquecível

Ano Sabático

É muito comum que o significado de tirar um ano sabático seja confuso para a maioria das pessoas.

De tal forma que quem desfruta desse período eventualmente é tachado de rico, preguiçoso ou sem responsabilidades.

Então, primeiro precisamos entender o que é o ano sabático para não cometer esse erro.

Você não quer nem julgar as pessoas e muito menos perder a chance de viver um ano sabático memorável por medo de ser julgado, certo?

O sonho de qualquer pessoa deve ser respeitado 😉 

Sendo assim, continue a leitura para entender de uma vez por todas o que é ano sabático e como viver um ano sabático inesquecível!

Aprenda também a se posicionar quando seus amigos forem te julgar ou fazer brincadeiras sarcásticas sobre o tema. (A gente espera que você não passe por isso, tá? Mas caso aconteça, você já estará preparado).

Ano sabático: o que significa?

O que é Ano Sabático

O termo tem origem na palavra sabá e significa “dia do descanso”. Em inglês, ano sabático é chamado de gap year.

Ano sabático significa um período não menor que 6 meses – geralmente as pessoas optam por 12 meses, no qual você se afasta do trabalho e da rotina para viver um projeto de vida só seu, particular.

Algumas pessoas pedem demissão, outras um afastamento temporário. Depende do modelo que a empresa que você trabalha segue.

É um período de reflexão e, para muitos, a tão esperada oportunidade de realizar um sonho!

Adiciono ainda a tocante definição escrita pela Estela Badajoz, “é um ano em que uma pessoa decide sair de sua rotina habitual para dedicar-se a um projeto pessoal, seja ele relacionado a estudos, trabalho voluntário, cultura, viagem ou qualquer outro aspecto que tenha como foco engrandecer sua alma, mas não o bolso”.

Observe como esse conceito é bonito! 

E agora imagine um ano inteiro só seu, no qual você poderá visitar lugares pela primeira vez, experimentar novos hobbies, conhecer culturas, aprender habilidades!

Sentiu borboletas no estômago, né?!

Agora, se você achou a ideia incrível, deve estar se perguntando…

Mas quanto devo economizar para um ano sabático?

quanto economizar ano sabático

Veja que isso é muito relativo. Vai depender de:

  1. Seu estilo de vida.
  2. O que você espera que aconteça nesse período?
  3. Pretende trabalhar durante o seu ano sabático?
  4. Deseja viajar pelo mundo?
  5. A ideia é ser voluntário e viver de trocas?
  6. Vai fazer algum curso?

Essas perguntas devem ser respondidas no seu planejamento, assim poderá fazer os cálculos e economizar para viver essa experiência de vida.

O ideal é fazer um levantamento de todos os custos do seu ano sabático!

Se for viajar, o que é muito provável, você irá gastar com alimentação, transporte, hospedagem…

Por exemplo, faça uma lista dos países que quer conhecer, o que deseja fazer lá, as atividades que deseja realizar e pesquise pelo preço médio de hospedagem, alimentação, transporte, e não esqueça de adicionar uma reserva para emergências.

Uma dica: a internet é sua melhor fonte de informação.

Procure por blogs de outras pessoas que já fizeram uma viagem semelhante. Foque nos conteúdos atuais, pois o preço de passagens e hospedagens muda muito.

E para criar uma reservas financeiras a fórmula é simples, você deverá gastar menos do que você ganha e para isso precisará de disciplina.

Comece fazendo uma lista de seus gastos mensais para saber quais você pode cortar.

Para facilitar você pode usar aplicativos, como o Zero Paper, GuiaBolso, Wally+, Moni, Finance. O importante aqui é você fazer o que funciona para você, independente da ferramenta que irá usar.

Agora que você já entendeu o que é ano sabático e tem informações para traçar seus objetivos, vamos te dar 3 dicas personalizadas para tornar essa vivência inesquecível!

3 DICAS PARA VIVER UM ANO SABÁTICO INESQUECÍVEL

Mulher mergulhando no ano sabático.

1. Comece um novo hobby ou esporte

Sim, nós vamos puxar a sardinha para o mergulho! Se você nunca experimentou mergulhar, inclua já no planejamento do seu ano sabático!

Por que?

Porque só quem mergulha sabe que não existe nada melhor no mundo do que estar imerso no oceano, interagir com animais que só são vistos no mar, ver uma explosão de cores nos corais, esponjas, respirar com calma e deixar todo o estresse lá no fundo do mar!

Portanto, em um ano sabático você terá tempo de sobra para aprender a mergulhar e fazer isso em muitos lugares do Brasil e do mundo!

Você pode vir à Maceió, uma cidade onde o custo de vida é baixo, e passar um tempo aqui mergulhando, conhecendo a cultura Alagoana, fazendo novos amigos, relaxando.

É muito rápido aprender a respirar embaixo d’água, sabia?

Para obter a certificação PADI internacional de mergulhador ou mergulhadora, em um curso básico de mergulho (Padi Open Water), você precisa de apenas 4 dias!

E se você se apaixonar pelo mergulho, como aconteceu comigo, você pode estender sua estadia e se inscrever no Programa GoPRO aqui na Let’s Dive e tirar as certificações para trabalhar com mergulho no seu ano sabático.

Já imaginou morar alguns meses aqui em Maceió para virar Instrutor de Mergulho e depois poder trabalhar em paraísos como a Tailândia?

Mas cuidado! Conheço incontáveis executivas, gestores, pessoas que estavam quase surtando com rotinas de trabalho sem fim, e se apaixonaram pelo mergulho durante um ano sabático.

O resultado? Trocaram de profissão após os 30.

Hoje elas são muito mais felizes, têm mais saúde, amam trabalhar com mergulho! É o caso da Fernanda, Course Director da Let’s Dive, sabia?

A Fê era gestora na Votorantim, agora trabalha realizando sonhos e vivendo o sonho dela. Inspirador né?!

hobbies

2. Resgatar ou desenvolver novas habilidades

Todos nós quando éramos crianças fazíamos coisas divertidas que eventualmente paramos de fazer quando crescemos.

Pare um minutinho aí e tente se lembrar desse tempo bom!

Me lembro que eu desenhava pokemóns e vendia na escola, pintava pássaros em camisetas e sonhei até meus 26 anos com o dia que eu faria meu curso de mergulho!

O ano sabático é uma excelente oportunidade para você retomar ou começar atividades, como:

  • Pintar, desenhar, fotografar
  • Estar ao ar livre, subir em árvores
  • Jogar jogos de tabuleiro ou video game
  • Fazer uma festa do pijama
  • Voltar a fazer ou começar um esporte
  • Realizar sonhos: como aprender a mergulhar! 

A sua primeira experiência de mergulho pode começar com um curso de mergulho ou um batismo de mergulho.

Na experiência de batismo, o instrutor de mergulho vai junto com você, te dando todo apoio e seguindo regras internacionais de segurança.

Fotos embaixo d’água é algo que você vai amar guardar de recordação do seu ano sabático!

E se você já mergulha, é uma ótima oportunidade para continuar suas certificações.

Veja, eu estou falando de mergulho aqui, mas aplique essa motivação e incentivo para qualquer que seja seu hobby ou seu sonho!

O mais importante é que você se sinta livre para viver tudo que tem vontade no seu período sabático!

Ser feliz no ano sabático

3. Trabalhe com algo que ama durante seu ano sabático

Vamos ser honestos aqui, nem todo mundo trabalha com o que ama.

Muitas vezes fazemos o que amamos após o expediente ou aos finais de semana.

O fato é que algumas pessoas precisam trabalhar e ganhar dinheiro para viabilizar um ano sabático. Então por que não trabalhar com algo que te dê prazer?

Culinária, Teatro, Dança, Desenho, Tecnologia, Fotografia, Mergulho…Seja lá qual for seu sonho, no ano sabático é sua chance de ter tempo para realizá-lo e de experimentar coisas novas.

Vai que ao final desse período você descobre uma nova profissão. Tudo pode acontecer!

Eu tenho um amigo que é instrutor de mergulho em São Sebastião/SP, que tirou um ano sabático, e foi aprender inglês nos Estados Unidos. 

Na segunda-feira, durante a aula de inglês, a primeira pergunta do professor para os alunos era como tinha sido o fim de semana…

A maioria das pessoas trabalhava como garçom ou garçonete, lavando pratos, limpando. Faziam dinheiro, mas não era algo emocionante que recarrega as energias, concorda? 

Enquanto ele, que trabalhava com mergulho, chegava renovado e cheio de histórias empolgantes para contar! 

Trabalhando com mergulho, o Daniel conheceu muitas culturas e aprendeu a falar inglês.

E você pode fazer isso no Brasil mesmo, se aventurar pelos lindos estados do Nordeste, passar um tempo mágico na Ilha de Fernando de Noronha…

Diferente da maioria das profissões nas quais você precisa validar seu diploma para trabalhar em outros países, a certificação de instrutor de mergulho é reconhecida internacionalmente, e lhe garantirá trabalho em qualquer lugar do mundo.

E aí, Caribe, Hawaii, Jamaica, Indonésia, Noronha? Até eu já estou empolgada por você!

E uma das coisas mais legais sobre ser instrutor de mergulho, é que você ajuda outras pessoas a realizarem o sonho delas, que é mergulhar!

Isso é incrível, né?!

Imagina ser o responsável por aquele sorriso no rosto da pessoa após um mergulho… Não tem dinheiro que pague esse tipo de experiência!

Faz sentido para você tudo isso que acabei de dizer?

Se sim, se você gostou da ideia de trabalhar com mergulho no seu ano sabático, o programa GoPRO é ideal para você, pois você terá formação intensiva e focada no profissional desde o início.

E poderá ficar hospedado na Casa Let’s Dive, economizando hospedagem durante os cursos de mergulho e vivendo uma imersão com uma galera massa!

Além disso, só na Let’s Dive o Programa GoPRO inclui workshops exclusivos, como marketing e técnicas de vendas aplicadas ao mergulho, que vão lhe preparar melhor para o mercado de trabalho.

Ao fim do curso você será instrutor(a) de mergulho e ficará habilitado(a) a ministrar diversos cursos de mergulho PADI no mundo inteiro!

Para saber mais sobre como tirar um ano sabático trabalhando com mergulho, se liga nesse conteúdo com todas informações que você precisa saber!

E por fim, fica aqui nosso sincero encorajamento para você viver seus sonhos! Não se limite por julgamentos ou por regras da sociedade.

Você veio nesse mundo para ser feliz!

QUAL É O INVESTIMENTO PARA VIRAR INSTRUTOR?

Não fique esperando emails de orçamento.
Veja na tela do seu computador os valores e tudo o que está incluso no Programa GoPRO para você virar um profissional do mergulho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.