• Home

Blog

Passo a passo infalível para se destacar como Instrutor de Mergulho

instrutor-de-mergulho

Saber como se destacar como instrutor de mergulho vai te ajudar a ganhar mais dinheiro e ter sucesso em sua carreira, concorda?

Mas para isso é preciso mais do que determinação e dedicação.

Este artigo vai te ajudar a encontrar conhecimentos valiosos que vão te transformar em um profissional mais completo.

Para facilitar, ao longo de todo texto escreveremos instrutor para nos referenciarmos à profissionais de ambos os sexos. Leiam instrutor e instrutora de mergulho, afinal esse mercado é também das mulheres!

Continue a leitura e aprenda como se destacar como instrutor de mergulho, essa profissão que vai muito além de ministrar cursos de mergulho.

Antes das dicas, se liga nessa breve introdução de como é o processo de formação para quem deseja trabalhar com mergulho, pois nem todo mundo sabe disso.

Caso você já saiba, pula direto para as dicas! 😉

O que é preciso para se tornar instrutor de mergulho

O curso de instrutor de mergulho não é um curso que encontramos em faculdades públicas ou privadas. Diferente do ensino tradicional, não existe uma faculdade que forme profissionais de mergulho.

A formação se dá por certificadoras de mergulho, como PADI, SSI, Naui, PDIC, SDI, IDEA.

Para participar de um Curso de Instrutor você precisará cumprir alguns pré-requisitos:

  • Ter 18 anos de idade;
  • Ser Divemaster;
  • Ter no mínimo 100 mergulhos;
  • Ser mergulhador certificado por pelo menos 6 meses.

Para ser um divemaster, primeiro nível profissional, você precisará passar por alguns cursos. Mas não se preocupe, pois essa jornada pode ser cumprida em poucos meses caso você opte por um treinamento intensivo, como nosso programa gopro.

trabalho-instrutor-de-mergulho

Como instrutor de mergulho PADI você vai poder trabalhar em qualquer lugar do mundo e vai fazer do mar seu escritório de trabalho!

Agora que está claro como obter a certificação de instrutor de mergulho, vem comigo para o assunto principal do artigo:

Como se destacar como instrutor de mergulho?

Para responder essa pergunta precisamos entender o que o mercado de trabalho procura nesse profissional. 

Você pode ter clareza sobre isso analisando as vagas de emprego para instrutor de mergulho no site da PADI Jobs ou no Dive Jobs.

Acesse as vagas periodicamente, veja os pré-requisitos, e entenda o que o mercado de trabalho está buscando.

Analise quais habilidades você já possui e quais você precisa desenvolver para ser contratado e ocupar a vaga dos seus sonhos.

E lembre-se: mantenha o seu currículo de profissional do mergulho atualizado

Descubra abaixo o passo a passo das habilidades que vão fazer você se destacar como instrutor de mergulho!

destacar-instrutor-de-mergulho

1. Saiba vender o seu peixe

A primeira coisa que você precisa fazer é se destacar nas entrevistas de emprego e para isso você precisa se preparar.

Pega papel e caneta ou abre o bloco de notas e responde às seguintes perguntas:

  1. Dos pré-requisitos exigidos pela vaga, quais você preenche?
  2. Quais são seus pontos fortes?
  3. Quais são seus pontos fracos?
  4. Qual a sua experiência profissional?
  5. Nos seus últimos trabalhos, quais lições você aprendeu quando errou e o que faria diferente agora?
  6. Quais foram as suas maiores realizações nos empregos anteriores?
  7. Por que você deveria ser o escolhido para a vaga?

É muito importante ter clareza sobre essas respostas para que no momento de uma entrevista você saiba responder de uma forma que te favoreça.

Conte a sua história de forma interessante, venda o seu peixe, destaque o que você tem de melhor a oferecer e ocupe a vaga dos seus sonhos!

2.  Seja líder e não chefe

operaçao-de-mergulho

Existe uma busca constante no mercado de trabalho por pessoas que tenham habilidades diversificadas. Por isso, trabalhando como instrutor de mergulho recreativo, é muito provável que você se envolva em atividades gerenciais. 

Fica tranquilo, não é preciso ter curso de administração de empresas para desenvolver essas habilidades, mas é muito importante estudar esses temas e praticar sempre que possível.

Falando sobre liderança, tente se lembrar de líderes que te inspiraram ao longo da sua vida. Pode até ser um familiar. Tenho certeza que algumas das características que te marcaram serão citadas abaixo.

Tratamento humanizado: aquele dia que você não estava tão bem e te perguntaram, “aconteceu algo? Posso te ajudar?”. Ou você estava confuso sobre como fazer algo, e essa pessoa percebeu e te orientou. 

Bons líderes são pessoas empáticas, que se colocam no lugar do outro, que sabem elogiar em público e corrigem em particular. As pessoas têm diferentes necessidades, entenda as particularidades de cada um de sua equipe.

Vamos a um exemplo prático de como isso se aplica na rotina de instrutor de mergulho!

Você é instrutor de mergulho aqui na Let’s Dive, estava tudo certo para a saída de mergulho, vagas esgotadas para os mergulhos no Naufrágio Draguinha. De repente, o tempo vira e a saída tem que ser cancelada para garantir a segurança de todos.

Você fica nervoso, pois muitos mergulhadores eram turistas e só tinham aquele dia para mergulhar. Então você transparece esse sentimento ruim. Qual o reflexo dessa atitude em sua equipe? Estresse, preocupação e desmotivação.

E se você agir de forma criativa e dar ideias, o que pode acontecer? 

Por exemplo, “time vamos aproveitar que a saída foi cancelada e estamos reunidos para ouvir a opinião de todos sobre como tem sido a nossa rotina de trabalho para vocês”, ou “vamos fazer brainstorming de ideias para inovarmos na operação, galera!”.

Vocês também podem usar o tempo para rever e inovar o cardápio do lanche no barco, fazer vídeos sobre os equipamentos que chegaram e divulgar aos clientes, contatar antigos alunos e convidá-los para mergulhar!

Todas essas iniciativas podem gerar mais vendas de cursos, de equipamentos de mergulho e consequentemente comissão para toda equipe!

Concorda que uma atitude positiva e criativa pode contornar a situação e manter o time motivado?

Você é o responsável por motivar a sua equipe. Isso não quer dizer que você não pode ter dias ruins, mas lembre-se: se você quer ocupar um cargo de liderança, inteligência emocional é um pilar.

O seu time vai se espelhar em você e isso é muito legal! Você pode construir um ambiente de trabalho divertido, descontraído, leve e eficiente!

Assim a sua equipe terá a mesma empatia por você! Em dias difíceis, ou em casos de imprevisto, terá toda uma equipe para contar!

Confira mais dicas sobre liderança aqui. Você também pode se aprimorar nesses temas assistindo vídeos no Youtube, e fazendo cursos online, por exemplo.

Alguns cursos são gratuitos e outros pagos, veja o que melhor se adequa a sua realidade.

Outra sugestão é: fique ligado na Escola Conquer de Negócios e Soft Skills que eventualmente abre cursos de forma gratuita. São cursos muito bons e atuais.

3. Encante o cliente

trabalho-com-mergulho

Você já ouviu falar em conceitos de Customer Success?

Podem ser traduzidos em, manter seus clientes por mais tempo através de estratégias eficazes de pós venda. Você sabia que o custo de vender novamente para um cliente é 7x menor que o custo para adquirir um novo cliente?

Talvez ao ler isso você se perguntou: mas o que eu tenho a ver com isso? Veja, o sucesso da empresa que você trabalha é consequentemente seu sucesso. Isso garantirá seu emprego e suas comissões.

Pensa comigo, quando você compra algo pela primeira vez, o que te faz comprar novamente? A qualidade do atendimento, do produto, o ambiente em si… podem ser vários fatores!

Mantenha isso em mente e trace estratégias na escola de mergulho ou dive center que você trabalha. Como por exemplo:

  • Envie ofertas de equipamentos de mergulho;
  • Divulgue viagens;
  • Faça contato convidando para o próximo mergulho e destaque o que de imperdível ele viverá nessa saída;
  • Seu cliente quer mergulhar em um local que vocês não levam? O ajude: organize uma saída ou indique um dive center de confiança para ele;
  • Convide seu cliente para ir até a loja para um café e um bate papo sobre mergulho;
  • Ao vender saídas de mergulho, uma vez que é oferecido lanche no barco, pergunte se o cliente tem alguma restrição alimentar, 
  • Organize um evento para assistir um filme de mergulho.

No geral, muitas pessoas se sentem sozinhas e a atenção é uma estratégia que nunca falha!

Então mesmo que o cliente não compre nada aquele dia, existe uma grande chance dele voltar e indicar o local, e/ou o seu atendimento.

São tantas possibilidades… seja criativo. Essa é uma boa forma de se destacar!

4. Aprenda sobre vendas

Indicamos para você, instrutor ou futuro instrutor de mergulho, dois canais no Youtube nos quais você pode aprender muito sobre equipamentos de mergulho e dicas gerais que poderá aplicar em aulas teóricas e práticas de mergulho, e também durante as vendas.

O Simply Scuba e o Alec Peirce Scuba

Saber promover a venda de equipamentos, cursos e viagens é ideal para quem deseja aumentar seus ganhos com comissões. Mas não se engane pensando que isso só é bom para o profissional que está vendendo. Seu cliente espera isso de você!

Ele precisará de ajuda de um consultor especializado para comprar equipamentos de mergulho ou escolher sua próxima viagem de mergulho.

Se ele for novo no mundo do mergulho com certeza não conhece o leque de cursos e especializações de mergulho que existem.

É seu dever como profissional do mergulho fornecer informações e ajudá-lo a traçar um caminho nas certificações que mais tem a ver com os gostos dele.

Reflita: quais são os cursos e especializações que seriam ideais para seu cliente? Você só saberá responder essa pergunta se tiver construído um relacionamento com o cliente. Faça isso!

Vender não é um dom, e sim um conjunto de técnicas que qualquer pessoa pode aprender.

Se ficou curioso, quando terminar a leitura do artigo, pesquisa sobre Gatilhos Mentais e uma dica de um ótimo livro sobre esse tema é o Armas da Persuasão. 

Ah! E aqui na Let’s Dive, nosso Course Director Miguel desenvolveu uma Especialização de Vendas Aplicadas ao Mergulho, na qual ele ensina todas essas técnicas.

5. Mergulhe no marketing digital

Você pode reclamar que são muitos profissionais no mercado e poucas vagas, ou…muito melhor que isso é você aprender novas habilidades e se tornar um profissional mais completo.

É com essa postura que você vai se destacar no mercado de trabalho!

Muitas operadoras de mergulho, dive resorts, dive center, escolas de mergulho, querem alguém que faça atividades diversas, além de apenas dar curso de mergulho.

Logo, as redes sociais e websites de escolas de mergulho também são uma oportunidade de atuação para o instrutor de mergulho.

Existem diversos cursos de marketing digital na internet. Navegue pelos blogs da Rock Content, Resultados Digitais, Viver de Blog.

Além desses, indicamos o curso inovador de Especialização PADI de Marketing Aplicado ao Mergulho, desenvolvido pela Fernanda, Course Director da Let’s Dive.

Ideal para Dive Masters e Instrutores de mergulho que desejam promover seu trabalho e atrair mais clientes.

6. Após aprender o básico, se especialize

trabalhar-com-mergulho

Quanto mais variedades de cursos de mergulho você puder ensinar, mais versátil você será.

Logo, mais útil ao dive center ou escola de mergulho que te contratar. Apesar de dar mais ênfase à contratação, se optar por atuar como um profissional autônomo, essas dicas também se aplicam a você!

Invista na sua formação de instrutor de mergulho PADI e se torne instrutor em especialidades como naufrágio, mergulho profundo, mergulho adaptado. São tantas! O que você mais ama no mergulho? Provavelmente o caminho é por aí!

Opte pelo que você mais gosta, pois certamente fazendo o que ama você terá mais chances de ser bom naquilo e consequentemente ser bem remunerado! 

E por fim, aprenda idiomas! Existem diversos canais no Youtube nos quais você pode aprender gratuitamente. É essencial até se você for trabalhar no Brasil, pois cada vez mais recebemos turistas de todos os lugares.

Lembra lá no começo do artigo quando eu disse que quem trabalha com mergulho precisa se dedicar e buscar conhecimento?! Então seja autodidata para se destacar nesse mercado.

Confira também nosso outro artigo sobre esse tema 5 dicas para você ter sucesso como instrutor de mergulho. Eles se complementam!

Aqui na Let’s Dive nós fazemos muito mais do que ensinar apenas sobre mergulho. Para saber mais sobre como se tornar um instrutor de mergulho pelo curso PADI IDC (instructor development course) na Let’s Dive clica aqui!

SEJA UM IDC STAFF

Cresça na sua carreira como Instrutor de Mergulho e abra novas oportunidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.