Quando o assunto é aposentadoria, a grande maioria das pessoas pensam em tranquilidade para aproveitar os dias livres com mais qualidade de vida e uma boa reserva financeira.
Mas, não é todo aposentado que pensa em parar de trabalhar. Há quem volte à labuta para complementar a renda, por exemplo, e há quem volte às atividades, simplesmente, por não conseguir se acostumar com a nova vida.
Seja qual for a forma de pensamento, há uma vontade em comum em todos: manter-se ocupado de alguma forma. E, preferencialmente, com alguma atividade para “diminuir o ritmo”.
Você é uma dessas pessoas? Então, as dicas que preparei são especialmente para você!
Pronto para mergulhar fundo nelas? Vamos lá!
Agora que você está numa mais tranquila da vida e tem mais tempo para realizar algumas atividades que você já queria, utilize o tempo ao seu favor!
Uma das melhores maneiras para isso é desenvolver o potencial da sua sabedoria, mantendo a mente ativa.
Para continuar trabalhando, você precisa estar ciente que deve focar em outras coisas para a melhoria das suas habilidades e para dar uma aliviada nas cargas de estresse também.
Sendo assim, utilize o seu tempo livre para:
- Estudar um novo idioma
- Aprender novos hobbies
- Ler livros
- Praticar atividades físicas
Até porque, para quem já tanto trabalhou, um momento de lazer e aprendizado é puro merecimento!
Outra dica bem importante é manter-se o mais atualizado possível, e isso inclui as novas tecnologias e Internet.
Você pode começar sendo um consumidor mais assíduo das redes sociais, por exemplo. Busque entender as suas funcionalidades. Lá na frente, elas vão te ajudar na sua carreira!
Inclusive, falando em atualização, é bacana lembrar que um currículo atualizado em conjunto com uma boa e ativa rede de contatos ainda são ingredientes indispensáveis para a vida profissional.
Com o tempo mais livre, você pode, também, preparar uma lista de atividades que te interessam. O que você gostaria de fazer nessa nova etapa após a aposentadoria?
Pense bem nas suas aptidões e em atividades que te proporcionam prazer, isso inclui os seus hobbies também. Liste-as de acordo com as áreas em que você mais gostaria de atuar.
Vale a pena pensar e pesquisar nos pós e contras. Afinal, a tomada de decisão só pode ser feita quando existe algum planejamento.
Você já teve uma vida profissional ativa, e talvez nem faça tanto tempo que se aposentou, então deve saber: não vale a pena arriscar se jogar em qualquer nicho de qualquer forma, não é?
O momento da aposentadoria é uma oportunidade para que você possa se dedicar mais aos seus hobbies! Eles também podem se tornar uma fonte de renda, sabia?
Então, após preparar a lista de atividades que te interessam, e agora que você chegou a este momento da vida, dedique o seu tempo a aperfeiçoar suas técnicas e conhecimentos fazendo o que te faz bem.
Assim como quando com a vida profissional ativa, quando você se aposenta, você pode sim dedicar um tempo às suas atividades atuais e adicionar algumas outras.
Agora que você sabe mais sobre as atividades que te proporcionam prazer, estude, leia, busque informação e, principalmente, pratique tudo o que você está aprendendo.
Além de se manter atualizado, é importante manter-se ativo nas atividades que te despertam o interesse.
Em caso de erro, relaxa! Eles acontecem. E você deve saber que é com os erros que aprendemos a não os repetir, certo?
Persistir é necessário para todo novo ciclo. Tome nota!
Um pouco mais acima, falei sobre o risco de não planejar a sua nova etapa. Raros são os casos em que existe o sucesso sem planejamento, e isso não quer dizer que você tenha que se arriscar dessa forma.
Até porque, enquanto aposentado, o que você menos quer é risco, correto?
Avalie o mercado, ofertas, os tipos de consumo, demandas e tudo mais. Você quer trabalhar após a aposentadoria, então, não cometa o erro de dar o primeiro passo nesse novo ciclo sem planejar.
Dedique o seu tempo, também, a pensar nos benefícios das atividades que te despertam o interesse.
Vale a pena compartilhar ideias e trocar experiências com pessoas que também estão buscando novas empreitadas após a aposentadoria.
Novas perspectivas se abrem quando compartilhamos nossos projetos, não tenha medo de falar sobre eles!
Após tantos anos trabalhados, com certeza, você vai procurar uma profissão que te proporcione prazer e mais qualidade de vida!
E o mergulho é a escolha perfeita! Quer alguns motivos para isso?
A busca pelo mergulho enquanto profissão tem aumentado muito por conta dos seus benefícios, principalmente pelo fator satisfação pessoal!
Trabalhando com mergulho, você tem a opção de fazer os seus horários, o que te dá a possibilidade de ter mais tempo livre durante a semana, caso prefira assim.
Você pode separar os dias dos seus fins de semana para fazer do mar o seu escritório, por exemplo. E pode ser ótimo, afinal, a ideia de voltar a trabalhar após a aposentadoria envolve também momentos de lazer, não é?
Além disso, você estará em contato direto com a natureza, podendo trabalhar em verdadeiros paraísos de qualquer parte do mundo, pois a certificação da PADI é aceita no mundo todo.
E você vai estar fazendo um bem enorme à sua saúde também! Inclusive, para a sua saúde mental também, pois, além de ser um forte aliado contra problemas como a ansiedade, há quem considere o mergulho como forma de meditação!
Como você pode ver, são realmente muitos benefícios! Quer saber mais? Entre em contato com a gente. Será um prazer bater um papo com você!
No mais, espero que você tenha curtido as dicas.
Você tem alguma dúvida? Deixe um comentário! E para não perder nenhuma atualização, assine a nossa newsletter no box ao lado.
Até o próximo post!