Olá, galera! Hoje estamos de volta com o segundo post da nossa série Carreiras no Mergulho.

No primeiro post da série, trouxemos diversas informações sobre a carreira de Divemaster, o primeiro nível profissional da PADI.

No post de hoje, o nível da vez é o Assistente de Instrutor! Seguindo o propósito da série, traremos para vocês informações sobre as possibilidades, o portfólio e o currículo da formação, a média de duração dos cursos e algumas informações sobre o mercado. As contribuições nos comentários são sempre bem-vindas!

Vamos te ajudar com informações como:

  • O que faz um assistente de instrutor?
  • O que você vai aprender no curso de assistente de instrutor?
  • Em quanto tempo você pode se tornar um assistente de instrutor?
  • Como é o mercado de trabalho para o assistente de instrutor?

Vem com a gente!

O que faz um assistente de instrutor?

O que é um assistente de instrutor

Como você já deve saber, o divemaster é o nível mais básico de certificação que você precisa obter para poder iniciar sua carreira no mergulho recreativo.

O assistente de mergulho é o nível imediatamente posterior ao divemaster. O divemaster atua como um monitor de mergulho, mas, ao contrário que do que muitos pensam, ele não pode, de fato, ser o responsável pela ministração de aulas ou cursos de mergulho recreativo e nem fazer batismos de mergulho.

O assistente de mergulho, entretanto, depois de devidamente formado e certificado, pode ministrar aulas, tanto teóricas como práticas, sob a supervisão de um instrutor.

É o primeiro nível profissional PADI que pode estar em sala de aula ensinando outras pessoas e contagiando outros com a paixão pelo mergulho!

Como Assistente de Instrutor você poder ministrar as aulas teóricas dos cursos:

  • Básico de Mergulho
  • Avançado de Mergulho
  • Mergulhador de Resgate
  • Divemaster

Além de poder dividir a aula de piscina do curso básico com um instrutor e ministrar algumas outras aulas práticas dos cursos acima referidos.

O que você vai aprender no curso de assistente de instrutor?

mercado de trabalho de assistente de instrutor de mergulho

O objetivo principal do curso de assistente de instrutor é preparar você para ministrar aulas de mergulho. Você irá aprender a metodologia PADI de ensino e os padrões dos principais cursos de mergulho da instituição, para que, ao final do curso, você esteja apto a ministrar aulas teóricas e práticas de mergulho sob a supervisão de um instrutor.

Durante o curso além da metodologia você irá aprender a ministrar aulas:

  • Teóricas
  • Práticas de piscina
  • Práticas de mar

Acesse nossa página Como Virar Instrutor de Mergulho aqui no site para saber maiores detalhes.

Em quanto tempo você pode se tornar um assistente de instrutor?

Quanto tempo para virar assistente de instrutor

Assim como no curso de divemaster, o prazo para que você finalize seu curso e possa começar a ministrar aulas como assistente de instrutor é bastante relativo e depende da escola que você escolheu.

Para o curso de assistente de instrutor, o prazo gira em torno de 7 dias. Este curso pode ser feito em separado, logo após o seu curso de divemaster ou em um IDC – Curso de Desenvolvimento de Instrutores.

O programa IDC é composto pelo curso de Assistente de Instrutor e pelo curso de Instrutor OWSI – Open Water Scuba Instructor.

Uma das principais vantagens de fazer separado do IDC é que você terá mais tempo para aprender a metodologia das aulas e para praticar as suas aulas antes de iniciar o curso de instrutor.

Na Let’s Dive, você pode ir do zero a assistente de instrutor em aproximadamente 4 meses, incluindo neste prazo todos os cursos pré-requisitos (inclusive a certificação de divemaster) e todos os mergulhos registrados que você precisa fazer para receber sua certificação.

Lembre-se sempre de avaliar a formação e a escola detalhadamente. Verifique se o valor do seu curso inclui todo o material didático necessário que você vai precisar e se os mergulhos que você precisará fazer para obter sua certificação são parte integrante do pacote. Valorize o tempo, o esforço e o dinheiro que você está investindo! 😉

Como é o mercado de trabalho para um assistente de instrutor?

curso de assistente de instrutor

Normalmente o Assistente de Instrutor é uma fase de transição entre o divemaster e o instrutor de mergulho. Os assistentes de instrutores, de uma forma geral, estão aguardando a data do curso de instrutor de mergulho.

Por ser um nível de “passagem” não é comum se encontrar muitas vagas para assistentes de instrutor. O que acontece com mais frequência é concorrer a vagas de divemaster e acabar por também ministrar algumas aulas.

A nossa sugestão é o Assistente de Instrutor aproveitar o tempo de espera para o curso de instrutor para treinar o máximo possível as suas aulas e se capacitar em outras áreas como por exemplo em marketing aplicado ao mergulho ou vendas aplicadas ao mergulho.

Você está curtindo as informações que estamos trazendo sobre as carreiras no mergulho nesta série de posts? Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre a profissão de assistente de instrutor no post de hoje? Comenta aqui embaixo pra gente saber se você está gostando, beleza?

Fonte de imagens: Freepik

Se tiver mais alguma dúvida sobre a carreira de assistente de instrutor, manda uma mensagem pra gente e vamos marcar uma conversa. 😉

Até a próxima!

 

Você também vai gostar de