Todos nós temos algo que gostamos de fazer nas horas vagas. Algo que não faz, necessariamente, parte do nosso dia a dia, mas que, quando fazemos, proporciona uma certa sensação de paz, liberdade e bem-estar.

Nos últimos anos, a busca pela satisfação pessoal tem crescido bastante. Quando não decidem mudar de carreira, ou testar uma segunda opção, boa parte das pessoas têm procurado descobrir como ganhar dinheiro com seu hobby.

Se é algo que dá prazer, traz realização e faz bem, porque não transformar em uma fonte de renda extra, ou até mesmo, na principal?

Para ajudar você a entender como você pode ganhar dinheiro com seu hobby, reunimos 6 dicas neste post (e mais uma dica extra no final do post que você não pode deixar de ler!).

Vamos lá?

Esteja certo de que transformar seu hobby em trabalho é uma boa ideia

Ganhe dinheiro com seu hobby

Antes de qualquer coisa, você deve parar um pouco e pensar se o seu hobby continuará te trazendo o mesmo nível de satisfação se você passar a encará-lo como trabalho.

Sejam quais forem as atividades que você tem como hobby, elas são caracterizadas desta forma porque você tem a opção de realizá-las quando quiser e como quiser. Para algumas pessoas, essa dinâmica acaba saindo de cena e o que era algo agradável e prazeroso de se fazer vira um peso.

Pense bastante nisso antes de dar um passo adiante.

Busque todas as informações possíveis

Pesquise

Pesquise sobre o mercado da profissão, a dinâmica de trabalho, as tendências. Veja se você está por dentro do dia a dia da atividade e se vai conseguir ser um bom profissional nesta nova área.

Conversar com outras pessoas que já atuam na área em questão também é uma ótima ideia. Elas já possuem um histórico de relacionamento com a profissão, o mercado, os clientes, e podem ajudar bastante a formar um conceito mais claro na sua mente sobre os desafios e as vantagens envolvidos.

Estude e pratique

Estude

Não existem outros caminhos para se tornar ainda melhor do que você já é no que você já vem fazendo de forma mais descontraída.

A decisão de ganhar dinheiro com seu hobby exige que você estude mais profundamente a atividade que você está transformando em fonte de renda.

Afinal, é pouco provável que alguém contrate seus serviços se seu trabalho não passar um mínimo de credibilidade, não acha?

Mantenha-se atualizado e por dentro das novidades estudando as tendências que vão surgindo. Pratique mais e mais até estar seguro de que seu trabalho deixou de ser totalmente amador e alcançou um nível mais profissional.

Faça as contas

Faça as contas

Muitas vezes, para ganhar dinheiro com seu hobby, você precisa, antes, gastar um pouco.

Pode ser que seu projeto de profissionalizar-se nessa atividade requeira investimentos em material de estudo, aulas, aquisição ou locação de equipamentos, e diversas outras coisas.

Para evitar surpresas, o ideal é fazer um levantamento de tudo aquilo relacionado ao projeto que envolverá desembolso.

Anote cada item, com os respectivos valores e prazos de pagamento e veja se tudo cabe no seu orçamento. Tome muito cuidado para não dar um passo maior que a perna!

Se você já tiver objetivos definidos e for possível, tente fazer uma projeção de quanto você irá faturar depois que começar a ganhar dinheiro com seu hobby, para saber quando seu investimento inicial irá se pagar, e a partir de que momento você começará a, de fato, ganhar dinheiro.

Organize-se

Planeje

Não importa se você está fazendo (ou quer fazer) isso como uma transição de carreira ou como uma atividade para obtenção de renda extra. Em todos os casos, organização é fundamental.

Depois de já ter feito sua pesquisa sobre todos os aspectos relacionados à atividade e ter colocado no papel todos os gastos que você terá nesse processo, é hora de montar um planejamento para traçar as ações necessárias para que você alcance seu objetivo.

Para cada ação desse plano, defina o custo envolvido e um prazo para conclusão. Assim, é mais provável que você consiga dar seguimento ao projeto e fica mais fácil acompanhar o ritmo de andamento das coisas.

Adote uma postura mais profissional

Seja profissional

Certamente, muitas pessoas já conhecem sua relação de amor com seu hobby. Por isso, para mudar a percepção delas acerca do seu relacionamento com a atividade em questão e fazê-las entender que você não é mais um amador, você precisa adotar uma postura mais profissional.

Isso não quer dizer que você precisa perder a paixão. Ao contrário, você deve deixar claro que continua muito envolvido com seu hobby, inclusive mostrando que o envolvimento e a paixão são tão grandes que você decidiu conhecer a atividade mais a fundo e fazer dela seu trabalho.

Dessa forma, as pessoas te darão mais crédito e você terá mais possibilidades de ser contratado e indicado.

DICA EXTRA: Ganhe dinheiro trabalhando com MERGULHO!

Contato com a natureza

Você quer ganhar dinheiro com seu hobby, não é mesmo? Já considerou essa possibilidade?

Talvez o mergulho ainda não seja nem um hobby para você, mas isso, com certeza, é apenas devido ao fato de que você ainda não conhece muito sobre o assunto, já que mergulhar é APAIXONANTE!

Para início de conversa, o mergulho oferece vários benefícios para a sua saúde! Além disso, trabalhando com mergulho, você pode fazer seus próprios horários, inclusive sem a necessidade de abandonar seu emprego atual, caso não queira.

Você pode trabalhar apenas nos fins de semana, por exemplo, ou durante suas férias. Afinal, as pessoas que querem ganhar dinheiro com seu hobby desejam poder se divertir enquanto trabalham, não é mesmo?

Quer mais? O mergulho permite que você trabalhe EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO!

A PADI é a maior e mais reconhecida empresa certificadora de profissionais de mergulho no mundo. Com a certificação PADI você está habilitado a trabalhar com mergulho em mais de 186 países! Os profissionais certificados possuem acesso exclusivo às diversas ofertas de trabalho espalhadas pelo mundo e podem candidatar-se a qualquer uma das vagas, desde que atendam o perfil.

Quer saber se você tem o que é necessário para ser um instrutor de mergulho? Faça nosso quiz e descubra!

Fonte de imagens: Freepik

 

Você também vai gostar de