A correria desenfreada dos dias atuais acaba levando muitas pessoas a, em algum momento da vida, pensarem em ter uma segunda carreira.

Para atender às várias demandas do dia a dia, a gente corre, corre, corre mais um pouco, e, no fim das contas, acaba não tendo tempo para boa parte das coisas que realmente importam mais.

Na busca por uma segunda carreira, muitas pessoas avaliam diversas opções com bastante cautela, já que querem exatamente uma rotina menos corrida e atropelada.

No post de hoje, queremos mostrar para você por que ser instrutor de mergulho é uma ótima opção para sua segunda carreira, sob diversos aspectos.

Vem com a gente!

Mais saúde e qualidade de vida

Mais saúde

Trabalhar com mergulho traz inúmeros benefícios para sua saúde, tanto mental como física.

Um dos maiores desafios de diversos profissionais atualmente, senão o maior, é exatamente encontrar tempo no dia a dia para dedicar aos cuidados com saúde e bem estar do corpo e da mente.

Uma das coisas que mais gostamos e percebemos quando trabalhamos com mergulho é a mudança significativa e notável na qualidade de vida da qual passamos a desfrutar.

Sabe aquele estresse do dia a dia no escritório, com as ligações e e-mails do chefe lembrando constantemente dos prazos das atividades, as novas tarefas e demandas que vão chegando pra consumir ainda mais do seu tempo? Escolhendo o mergulho como segunda carreira, você pode começar a se ver fora dessa rotina. É claro que você ainda terá suas responsabilidades, afinal, você continua sendo um profissional, mas, se organizando da forma correta, você conseguirá viver dias bem menos estressantes.

Além de, como profissão, gerar menos estresse, como atividade, o mergulho ajuda a aliviar as tensões e preocupações. Estar em contato com o maravilhoso universo subaquático e ainda presenciar o primeiro contato de muitos dos seus alunos com este mesmo mundo é altamente relaxante e recompensador.

Uma boa oportunidade de obter renda extra

Renda extra

Já dizia um velho sábio que “dinheiro não compra felicidade”, mas a gente sabe que ele paga o aluguel, o combustível, a conta do supermercado, a viagem dos sonhos e um monte de outras coisas.

Tem muita gente por aí que acredita que teria um pouco mais de sossego de tivesse um plus no orçamento. Inclusive, muitas dessas pessoas procuram uma segunda carreira exatamente por este motivo: ter uma fonte de renda extra.

Trabalhar com mergulho também é uma oportunidade de ouro para estas pessoas, inclusive porque não é necessário abandonar seu emprego atual para se tornar um divemaster ou um instrutor de mergulho. Para quem deseja, é possível trabalhar apenas durante os finais de semana, por exemplo, e, ainda assim, obter uma renda extra legal, que pode ajudar bastante a folgar seu orçamento.

Você pode estar pensando: “mas eu preciso de uma renda extra exatamente para ajudar a pagar minha formação de divemaster e/ou instrutor de mergulho!”. Caso esta seja a sua situação, a gente sugere que você leia um dos últimos posts que publicamos aqui no blog, com dicas de como você pode bancar seu curso de mergulho. 😉

Mais flexibilidade

Horário de trabalho flexível

O principal responsável pela organização da rotina de um profissional de mergulho é ele mesmo.

A vida como profissional de mergulho oferece a você a possibilidade de conseguir conciliar de forma muito mais estruturada o seu trabalho com os seus outros compromissos.

Na grande maioria das vezes, você pode escolher em quais dias e horários deseja trabalhar, de acordo com que for mais adequado à sua agenda. Caso deseje, na semana seguinte, você pode alterar este cronograma e alternar os dias e horários trabalhados na semana anterior.

Todo mundo quer ser um pouco mais dono do próprio nariz. Trabalhando com mergulho, você tem mais controle sobre sua rotina.

Um mundo de possibilidades

Um mundo de possibilidades

Sabe aquela sensação de estar preso à mesma rotina pelo resto da vida? Para o profissional de mergulho, isso não existe!

É claro que, em qualquer atividade, é o profissional que precisa, antes de tudo, identificar as oportunidades e correr atrás do que deseja. A diferença é que, no mundo do mergulho, as possibilidades são naturalmente infinitas.

Para começar, o profissional de mergulho pode escolher se deseja trabalhar em tempo integral ou em regime part time. Como já comentamos acima, é possível, para aqueles que querem, trabalhar apenas nos fins de semana, ou mesmo durante a semana, mas em dias e horários específicos. É o profissional que dita sua disponibilidade.

Inclusive, isso depende bastante de uma outra possibilidade existente para os profissionais de mergulho: a natureza do contrato de trabalho.

Divemasters e instrutores de mergulho podem trabalhar através de um contrato CLT, com todos os direitos (e obrigações) que este regime envolve, assim como também podem firmar contratos independentes, como freelancers, ou ainda, ter contratos das duas naturezas ao mesmo tempo!

Quer mais? Não gosta muito de falar em público e prefere se envolver com o planejamento e a operação das saídas de mergulho? Você pode ter perfil para ser um divemaster! Gosta de dar aulas e compartilhar sua experiência e sua paixão pelo mergulho com outras pessoas que acabaram que conhecer esse universo? Quem sabe você não seria um ótimo instrutor de mergulho?

Você quer trabalhar em uma escola ou centro de mergulho, com um público mais direcionado e com uma abordagem mais técnica? Você pode. Deseja trabalhar em resorts e cruzeiros, guiando pessoas em suas primeiras experiências com mergulho recreativo? Você pode! Prefere organizar viagens e live aboards, levando profissionais e entusiastas já experientes no mergulho a conhecer novos lugares e compartilharem experiências entre si? Você também pode!

Com a certificação da PADI, que é a melhor certificadora profissional de mergulho, sua formação será aceita em diversos países e você pode trabalhar viajando o mundo!

As possibilidades são inúmeras! Você só fica preso a uma rotina monótona e desmotivante se você quiser! Quer segunda carreira melhor que essa? Mesmo depois de anos de experiência, você ainda terá um mar de oportunidades para explorar! 😉

Fonte de imagens: Freepik

Se você curtiu este post ou, até mesmo, tem amigos que estão nessa fase de buscar outras oportunidades de carreira e explorar novos horizontes, dá um help pra eles e compartilha este post nas redes sociais! 😉

 

Você também vai gostar de