Carreiras no Mergulho: Especialização em Técnicas Adaptativas

Você é um profissional do mergulho que tem interesse em acompanhar e ensinar deficientes físicos e mentais? A especialização em técnicas adaptativas foi feita para você!

Antes de mais nada, parabéns!

De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE a cada 10 anos, quase 50 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência, seja ela visual, auditiva, motora ou intelectual.

Por isso esse assunto também é tão relevante para nós mergulhadores!

Neste artigo abordaremos este tema tão importante e como você pode apresentar um novo mundo para essas pessoas.

O que é a Especialização em Técnicas Adaptativas?

O que é a Especialização em Técnicas Adaptativas

A deficiência não é um fator que impede a pessoa de praticar o mergulho, mas é importante que o curso e as saídas de mergulho sejam feitas por profissionais capacitados.

Por este motivo, o curso de Especialização em Técnicas Adaptativas da PADI tem foco em melhorar a perspectiva de várias habilidades e técnicas de ensino adaptadas.

Isso possibilita que instrutores de mergulho tornem-se capacitados a aplicar esses métodos em treinamentos e mergulhos com deficientes físicos e mentais.

O curso consiste em desenvolver conhecimento sobre o assunto, sendo realizado dois workshops de aperfeiçoamento de habilidades em águas confinadas e dois em águas abertas.

Há ainda um subgrupo deste curso, o PADI Adaptive Support Diver. Este é destinado aos mergulhadores que querem aprender como podem dar suporte aos companheiros de mergulho que possuem limitações físicas ou mentais.

É importante frisar que a PADI não é uma certificadora especializada em mergulho autônomo adaptado, como a HSA.

Quais os benefícios do curso?

Quais os benefícios do curso

Torne-se mais consciente e atento às considerações individuais ao introduzir pessoas com deficiência no mundo do mergulho.

Explore técnicas adaptativas que podem ser aplicadas enquanto supervisiona e ensina mergulhadores com deficiência em cursos da PADI.

Aprenda técnicas para motivar e encorajar alunos com limitações físicas ou mentais.

Sua especialização servirá como um diferencial profissional, aumentando suas chances de ser contratado por um Dive Center renomado.

Ative as legendas do vídeo abaixo e entenda a mudança que o mergulho faz na vida dessas pessoas!

Técnicas Adaptativas Youtube

O que é HSA?

O que é HSA

A Handicapped Scuba Association (HSA) é a primeira certificadora de mergulho autônomo adaptado do mundo.

Os alunos com deficiências são treinados e certificados de acordo com os requisitos de desempenho físico da HSA e o sistema de certificação multinível.

Requisitos de desempenho físico

São as habilidades necessárias que devem ser executadas para a certificação.

E apesar da HSA ser uma certificadora de mergulhadores com deficiência, os requisitos de desempenho não são mais fáceis.

Ao contrário, além de estarem entre os principais requisitos de desempenho da indústria do mergulho, incluem requisitos “adicionais” para garantir maior segurança.

Certificação multinível

Com base na capacidade dos alunos nos requisitos de desempenho físico da HSA, foi elaborado um método para avaliar e acomodar as necessidades específicas individuais.

NÍVEL A
NÍVEL A

O aluno desafiou e obteve êxito em todos os requisitos de desempenho físico da HSA, demonstrando que pode mergulhar com segurança, resolver emergências pessoais básicas, ajudar outro mergulhador em perigo e realizar resgates básicos. São certificados para mergulhar com um outro mergulhador certificado.

NÍVEL B
NÍVEL B

O aluno teve sucesso em todos os requisitos, com exceção nos que demonstram sua capacidade de ajudar outro mergulhador em perigo. Portanto, o nível B é certificado para mergulhar com dois companheiros de mergulho Nível A ou acima.

No caso de emergência, este sistema fornecerá um parceiro de mergulho efetivo para todos os membros da equipe.

NÍVEL C
NÍVEL C

O aluno demonstrou capacidade de mergulhar com segurança. No entanto, não conseguiu solucionar emergências pessoais básicas de forma independente, ou até mesmo executar habilidades básicas de mergulho. Este nível exige que o parceiro tenha habilidades profissionais.

Este assunto é emocionante!

Se identificou? Que tal começar a planejar sua nova carreira?

Clique aqui e conheça os nossos planos de carreira!

Conheça nossos planos

Orçamentos personalizados para o seu nível de mergulhador!