É impossível não notar que, nos últimos anos, houve um aumento considerável no cuidado que as pessoas têm com a própria saúde e bem-estar.

Hoje, percebe-se que as pessoas buscam se alimentar melhor, dando maior atenção às propriedades nutricionais e à qualidade dos alimentos, praticar exercícios de forma regular e responsável, visando evitar o surgimento ou a complicação de diversos problemas de saúde, e manter a mente livre do estresse constante.

O maior desafio que grande parte das pessoas que decidem adotar um estilo de vida mais saudável enfrenta é a dificuldade de encontrar um ponto de equilíbrio entre as atividades diárias (trabalho, estudos, tarefas domésticas) que permita que elas possam desfrutar de uma vida mais leve e agradável.

Infelizmente, não há uma receita única que sirva para todos. É preciso levar em consideração diversas variáveis e, inclusive, as preferências de cada um. Enquanto algumas pessoas adoram correr na rua, outras preferem frequentar academias, ou praticar outros tipos de esportes, como artes marciais, ciclismo, trekking, mergulho.

Nós aqui da Let’s Dive, como você já deve saber, somos fascinados pelo mergulho por diversas razões. Mergulhar, além de ser uma ótima alternativa para uma segunda carreira e, certamente, uma paixão para a vida toda, traz inúmeros benefícios para sua saúde física e mental, e, neste post, vamos te contar quais são eles. Vem com a gente!

Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse artigo com seus amigos e não se esqueça de deixar o seu comentário.

#1 - O mergulho ajuda a aliviar a tensão e o estresse

Alivia o estresse

Uma vida com um ritmo exageradamente acelerado pode ser extremamente cansativa. Uma rotina que inclui acordar, preparar o café da manhã, levar os filhos para a escola, trabalhar e estudar pode fazer cada dia parecer uma batalha extenuante.

Por conta disso, cada vez mais, as pessoas têm procurado profissões que permitam, entre outras coisas, um ambiente de trabalho com menos prazos apertados, reuniões repetitivas e pressão constante; maior flexibilidade para desempenhar suas atividades; mas, principalmente, uma carreira que traga propósito e satisfação pessoal.

Trabalhando com mergulho, você pode personalizar seus horários de trabalho de acordo com as suas necessidades. Você não precisa cumprir horários, desde que consiga realizar o que estava dentro da sua programação de trabalho. O ambiente de trabalho, seja o mar ou a sala de aula, favorece a cooperação e o compartilhamento de ótimas experiências.

Sabe todo aquele estresse e pressão do ambiente das grandes empresas, com cobranças constantes sobre a entrega de relatórios, finalização de apresentações e cumprimento de metas? Pode esquecer! Trabalhando com mergulho você ainda terá suas responsabilidades, afinal, você continua sendo um profissional no ambiente de trabalho, mas com o nível certo de organização, sua rotina será muita mais tranquila!

#2 - Mergulhar é uma ótima forma de melhorar a capacidade respiratória

Melhora a capacidade respiratória

Para otimizar o consumo de ar durante o mergulho, é fundamental ter controle sobre a respiração, fazendo o processo de forma lenta e profunda.

Ao aprender a controlar a velocidade e a intensidade da respiração durante o mergulho, você estará, também, otimizando a utilização do oxigênio pelo seu corpo, e melhorando sua capacidade para realizar qualquer outra atividade aeróbica.

Além disso, a respiração controlada, com ritmo equilibrado, leva a um estado de calma e relaxamento, o que ajuda a reduzir o nível de estresse e, inclusive, pode auxiliar na prevenção da depressão.

Ao absorver o oxigênio de forma mais eficiente, o corpo aumenta os níveis de energia e estimula a circulação sanguínea, estendendo os benefícios ao coração, ao pulmão e ao cérebro.

#3 - O mergulho favorece a tonificação muscular

Tonifica os músculos

Mergulhar, obviamente, também é um exercício físico. Se levarmos em consideração apenas a carga extra de materiais e equipamentos necessários para a atividade, já podemos identificar um certo nível de esforço requerido.

Somando a isso a resistência do meio (água), temos, então, uma atividade física que pede um certo nível de condicionamento muscular. Uma hora de mergulho pode levar uma pessoa a queimar até 900 calorias.

A própria carga de equipamentos necessários para a prática do mergulho já é algo que contribui para tonificar os músculos das costas e pernas. Músculos mais tonificados e estimulados regularmente auxiliam na redução da tensão. No caso dos músculos das costas, o fortalecimento pode ajudar inclusive a poupar o esforço direcionado para a coluna vertebral.

#4 - Observar o ecossistema da vida marinha pode ser extremamente relaxante

Contato com a natureza

Que atire a primeira pedra quem nunca foi a uma exposição sobre vida marinha e ficou fascinado com o que viu. Ou quem nunca procurou uma programação na TV de forma aleatória, encontrou algum documentário sobre naufrágios e deixou o controle remoto de lado. Ou, ainda, quem nunca ficou vários minutos parado olhando o comportamento dos peixes em um aquário.

A verdade é que as várias formas de vida marinha encantam todos aqueles que têm a oportunidade de conhecer mais de perto o ambiente subaquático. Aqueles que fazem do mergulho sua profissão podem encantar-se com essas maravilhas todos os dias, em todo lugar.

Estar inserido nesse ambiente cheio de vida, cores e movimentos pode fazer você esquecer, mesmo que apenas por alguns minutos, de todas as suas preocupações do dia a dia, e proporcionar momentos de tranquilidade, paz e muita calma.

É claro que estes não são os únicos benefícios que o mergulho pode proporcionar para a saúde. Existem diversos outros. Cada um possui necessidades diferentes e a forma como o mergulho contribui para melhorar estes fatores varia de uma pessoa para outra.

Para aqueles que buscam uma vida mais saudável e uma rotina menos exaustiva, para aqueles que estão insatisfeitos com o que fazem e querem mudar de carreira, para aqueles que procuram uma opção para seu ano sabático, ou mesmo para aqueles que querem apenas descobrir ou experimentar um novo hobby, o mergulho é uma ótima opção.

A vida é muito curta para que desperdicemos o pouco tempo que temos em algo que não nos satisfaz e que ainda adoece nossa mente e nosso corpo.

Fonte de imagens: Freepik

Curtiu nosso post sobre os benefícios do mergulho para a sua saúde? Conhece alguém que também poderia se beneficiar das nossas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude-nos a mostrar para todo mundo que mergulho é vida!

 

Você também vai gostar de