Blog

Quanto ganha um Instrutor de Mergulho?

Salário de Instrutor de Mergulho

Sem dúvida, uma das perguntas que mais recebemos é quanto ganha um Instrutor de Mergulho. É natural que todos aqueles que desejam realizar o seu sonho queiram saber se também vale a pena financeiramente.

Ao investir em uma formação de instrutor de mergulho, qualquer pessoa pensa com que velocidade conseguirá recuperar o valor investido. A verdade é que, assim como em qualquer outra vertente profissional, a amplitude das faixas de remuneração entre instrutores de mergulho é bastante ampla e depende de vários fatores.

Continue aqui conosco e vamos te explicar quanto ganha um instrutor de mergulho e quais fatores podem influenciar diretamente em sua remuneração.

  • Tipos de remuneração
    • Salário Fixo
    • Comissão
  • Fatores que influenciam a remuneração
    • Localidade
    • Função ocupada
    • Qualificação profissional
    • Dedicação

Tipos de remuneração

Salário Fixo

Salário Fixo

As políticas de remuneração fixa são comuns em diversos tipos de negócios e no mergulho não é diferente.

Em 2015, foi criada no Brasil a ocupação de Condutores de Turismo de Aventura no CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, gerenciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No CBO existe a ocupação de mergulhador profissional, sendo que esta é voltada para o mergulho comercial e não deve ser usada para o mergulho recreativo, já que traz exigências pertinentes apenas ao mergulho comercial.

Não há no CBO uma ocupação específica para o instrutor de mergulho, ou seja, não é possível assinar sua carteira com esta ocupação. Entretanto, você pode utilizar a classificação do Condutores de Turismo de Aventura.

Algumas ocupações do CBO possuem piso salarial estabelecido, como em outras ocupações como médicos e advogados. Mas infelizmente não é o caso do instrutor de mergulho.

Assim, sem um piso salarial, a variação de salário fixo varia muito de região para região, além de depender da função que você irá ocupar dentro do dive center. Em média, aqui no Brasil, um instrutor de mergulho receberá entre 1.200 a 2.000 reais mensais.

Salários mais altos

Instrutores part time não recebem salário fixo como os instrutores que trabalham em tempo integral. Se além de instrutor, ocupar funções de chefe de operação, provavelmente terá um salário fixo maior.

Cruzeiros e live aboards, por exemplo, costumam pagar salários fixos mais altos aos profissionais de mergulho, porém os valores são calculados com base na média do mercado local. Na Tailândia, por exemplo, a média fica entre 1000 e 1500 dólares mensais.

A maior vantagem da remuneração através de salário fixo é a estabilidade, tão sonhada e desejada por muitos. Porém, com a estabilidade do salário fixo, vem também o risco de ganhar menos que os profissionais que recebem sua remuneração comissionada, baseada em desempenho e produtividade.

Remuneração por comissão

Honestidade no mergulho

Na maioria dos casos em que é pago um salário fixo, ainda é possível receber uma renda extra através das vendas comissionadas de equipamentos, viagens e cursos de mergulhos.

Você também pode ser remunerado pela produtividade, ou seja pela quantidade de cursos que ministra. Trabalhando em locais com mais operações de mergulho do que cursos, é bem provável que seja remunerado pelas operações realizadas ou mergulhadores guiados.

Neste tipo de contrato de trabalho você irá receber por produção, ou seja, quanto mais trabalhar maior será a sua remuneração.

Essa é, inclusive, umas das maiores razões pela quais as faixas de remuneração dos instrutores de mergulho são tão diferentes. Os instrutores de mergulho que conseguem atrair e reter mais alunos conseguem ter mais sucesso e ganhar bastante dinheiro.

Não há um padrão para políticas de comissionamento. Esta parte do seu salário dependerá exclusivamente da sua negociação com o dive center.

Nosso conselho é: não tenha medo de trabalhar recebendo um salário fixo mais comissão. Esta pode ser uma grande oportunidade para você receber mais!

Fatores que influenciam a remuneração

Localidade

Localidade

Outro fator que influencia em quanto ganha um instrutor de mergulho a ser considerado e que pode fazer bastante diferença na determinação da média salarial é a localidade escolhida para trabalhar.

Alguns lugares possuem, naturalmente, uma demanda maior que outros. Quanto maior a demanda por mergulho, maior a demanda por profissionais. Com isso a probabilidade de maiores salários é grande.

Se você tem mobilidade e orçamento disponível para testar diversos lugares antes de se estabelecer em uma determinada região, experimente! Teste! Sinta e analise a movimentação.

Em todo caso, se você precisa tomar uma decisão mais direcionada e não está em condições de experimentar, faça o dever de casa e pesquise bastante sobre cada uma das regiões que você acha interessantes

Se possível, converse com profissionais de mergulho que já estão estabelecidos nessas regiões, ouça as experiências deles e decida qual é a melhor opção para você.

Função ocupada

Salário de um instrutor de mergulho

Como você já deve saber, existem diferentes tipos de negócio no universo do mergulho. Um instrutor de mergulho pode trabalhar em um centro ou escola de mergulho (dive center), em um cruzeiro, em um resort, ou até mesmo uma loja de artigos e equipamentos para mergulho. O local pode ser no meio da cidade ou a apenas uma quadra da praia. São várias as possibilidades.

Nessa hora, a pergunta é: o que você vai fazer melhor? A paixão pelo que fazemos é transmitida e pode ser vista por outros de forma clara enquanto fazemos aquilo pelo que somos apaixonados.

Você está sempre pesquisando sobre os equipamentos mais modernos, está sempre antenado com as novidades das marcas mais respeitadas pelos profissionais? Talvez você consiga desenvolver um trabalho legal junto aos seus alunos (e consequentemente ganhar mais) estabelecendo uma parceria com uma loja de equipamentos para mergulho. Já pensou nisso?

Para um instrutor de mergulho, existem muitas formas de atuar profissionalmente. Conheça cada uma delas e veja onde você se destaca e se realiza mais. Seja apaixonado pelo seu dia a dia e veja isso ser transformado em ganhos financeiros!

Qualificação profissional

Qualificação

Já falamos aqui no blog que apenas uma boa formação técnica não é suficiente para quem deseja ser um profissional de mergulho de destaque. Existem diversas outras habilidades que podem fazer toda a diferença e levar sua carreira a outro nível.

Falar outro idioma pode ser essencial, em alguns casos. Mesmo quando não é uma necessidade, é sempre bom estar preparado para abraçar uma oportunidade que pode surgir mais à frente.

Habilidades de gestão, marketing e vendas também podem fazer toda a diferença, principalmente para os instrutores de mergulhos que são remunerados em regime de comissão.

A ideia aqui é encontrar a resposta para perguntas como “por que seus alunos devem escolher você e não outro instrutor?” e “por que você é o melhor instrutor de mergulho da região?”.

Dedicação

Dedicação

Este é, sem sombra de dúvida, o fator mais importante em quanto ganha um instrutor de mergulho. E não apenas na remuneração, mas no sucesso de sua carreira como instrutor de mergulho.

Para ser um instrutor de mergulho de sucesso é necessário ter perfil para a profissão e se dedicar bastante.

A maioria das pessoas que reclamam da remuneração de um instrutor de mergulho, costumam, com frequência, reclamar de diversas outras coisas, e por conta disso acabam se transformando em pessoas fechadas que demonstram pouca ou nenhuma simpatia. Vamos combinar: ninguém quer passar por um processo de aprendizado de algo novo com um instrutor desse tipo, não é mesmo?

Portanto, o modo como você se porta e se relaciona com as pessoas também influencia em sua remuneração. Profissionais mais simpáticos, mais abertos ao diálogo e mais compassivos causam melhor impressão nas outras pessoas. Para um profissional de mergulho, isso pode significar mais alunos, mais indicações, que também se convertem em mais novos alunos, e, por fim, mais dinheiro no bolso!

As faixas de remuneração para um instrutor de mergulho podem realmente variar bastante. Mas, para quem não tem preguiça de trabalhar e procura aprender sempre, as oportunidades sempre se apresentam.

O importante é estar preparado para abraçá-las no momento em que elas chegarem. Portanto, se você ainda não planejou sua formação para se tornar um instrutor de mergulho, não adie mais.

Entre em contato conosco da OceanoSub e peça todas as informações sobre as próximas turmas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.