Quer mais qualidade de vida e satisfação pessoal por meio do trabalho, mas não sabe como mudar de carreira? Confira dicas para mudar de carreira aos 30 anos!

Em um mundo cada vez mais agitado e conectado, não é incomum nos depararmos com a pergunta: “Eu realmente gosto do que faço?”

A verdade é que muitos de nós acabamos por seguir carreiras que nos parecem interessantes em um primeiro momento, mas que nem sempre nos trazem felicidade ou satisfação pessoal.

Muitos chegam aos 30 ou 40 anos exercendo a mesma função, que nem sempre lhes deixa satisfeitos. Mas será que vale a pena viver assim?

Para nós, encontrar satisfação pessoal no trabalho é um dos momentos mais importantes da jornada da vida. Para isso, listamos 6 dicas incríveis para lhe ajudar a mudar de carreira aos 30 anos!

Animado para conferir o que preparamos para você essa semana? Compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes sociais e não esqueça de deixar seu comentário no final!

#1 – Faça uma reflexão sobre sua vida profissional: o que lhe dá prazer?

Reflexão vida profissional

O primeiro passo para descobrir aquilo que irá fazer com que satisfação pessoal e profissional caminhem juntas é refletir.

Afinal, é necessário realizar uma reflexão a respeito de sua vida profissional e encontrar aquilo que lhe dá prazer.

Já dizia Confúcio: “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”.

Isso significa que o trabalho, quando feito com amor e baseado em algo que gostamos, não cai no peso da rotina, mas se torna satisfatório e gratificante.

Procurar aquilo que lhe dá prazer em sua vida profissional é o primeiro passo para  encontrar um trabalho que realmente lhe agrade.

Encontre áreas nas quais você tem habilidade ou gosta de praticar.

Resgate seu sonho de criança!

Outra dica interessante é buscar por atividades que você gosta de praticar ou mesmo é habilidoso, mas acabou deixando de lado ao longo da jornada profissional.

Lembra aquele sonho de criança de trabalhar com animais ou mesmo ser um instrutor de mergulho? Ele pode ser a chave para uma carreira feliz e de sucesso!

Apostar em habilidades que você possui ou em áreas que você já tem afinidade é um passo certeiro para encontrar o meio termo entre trabalho e diversão.

Já pensou ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais gosta? Você pode!

#2 – Faça do seu hobby a sua profissão

hobby-como-profissao

Outra maneira de encontrar a profissão que vai agradar sua mente e também seu bolso está em investir em um hobby que você já possui ou já pratica.

Afinal, se você já faz algo por gostar, imagina só ganhar para fazer o que você ama?

Muitas pessoas tem hobbies que podem ser transformados em profissões. No entanto, poucas pessoas se dão conta da oportunidade.

Estude os detalhes daquilo que você mais gosta de fazer; procure por formas de monetizar esse hobby; e depois planeje os passos para transformar seu hobby em profissão!

Você gosta de editar seus vídeos de viagem? Você passa horas fazendo peças de artesanato? Você mergulha e adora ajudar o pessoal nas operações?

Sua segunda carreira pode estar mais próxima do que você imagina!

#3 – Planeje a mudança

Planeje a mudança

Depois de encontrar a maneira que mais lhe agrada e se decidir em mudar de carreira, o passo seguinte é planejar como será a mudança e organizar os passos necessários para conquistá-la com sucesso.

É importante realizar um planejamento detalhado das possibilidades e, mais do que isso, organizar qual será o plano de ação para esse passo importante.

É interessante definir qual seu objetivo principal e, também, quais as ações necessárias para atingir com sucesso nessa empreitada.

Vale também ficar atento para os passos necessários para realizar essa transição de carreira. Você precisa aprender um novo idioma? Obter um certificado ou mesmo uma nova graduação? Qual o tempo necessário para finalizar esse processo?

Ficar de olho em cada uma dessas perguntas e em outras que possam surgir é fundamental para que você consiga mudar de carreira e se realizar pessoal e profissionalmente.

Para começar seu planejamento defina uma meta.  Quando você quer estar formado em sua nova carreira? Pense, quero estar trabalhando com essa nova profissão no final do ano que vem.

Feito isso, faça uma lista de coisas que precisam ser feitas para isso acontecer.

Liste todos os cursos e habilidade que você precisa fazer para conseguir sucesso em sua nova carreira.

E por fim faça um plano de ação. O que você deverá fazer para colocar isso em prática?

#4 – Prepare-se financeiramente

Prepare-se financeiramente

Decidiu quais serão os passos necessários para conquistar a mudança que você deseja e poder mudar de carreira aos 30 anos, sem aborrecimentos ou arrependimentos? Boa!

Agora é hora de realizar o planejamento financeiro, se organizar e preparar o pé de meia para enfrentar essa nova fase de sua vida.

Como toda mudança, mudar de carreira pode ser muito impactante para o corpo, para a mente e, também, para o bolso.

Caso a nova carreira exija que você realize treinamentos, adquira equipamentos ou mesmo se desloque com mais frequência, é importante estabelecer uma reserva financeira ou outras formas de aumentar sua renda.

Também vale realizar a transição de uma carreira para a outra aos poucos, se for possível, para que você possa se organizar e se preparar com mais calma.

#5 – Estude e se qualifique

Estude e qualifique-se

Mesmo que a nova carreira não exija que você se profissionalize ou se qualifique para exercê-la, é importante que você busque estudar e se preparar para a nova função.

Muitas carreiras exigem que o profissional tenha formação específica para o exercício da profissão e, por isso, você deve estar preparado para se qualificar profissionalmente e estudar bastante.

Além de garantir que você seja um profissional de destaque e que esteja preparado para o mercado, estudar e se qualificar permite também que você avalie o mercado escolhido e mesmo a profissão.

Qualificar-se não significa pensar só na profissão. Você pode estudar outros idiomas, finanças, marketing, dentre mitas outras coisas que vão te ajudar a ter sucesso em sua nova carreira.

#6 – Já imaginou se tornar instrutor de mergulho?

Case Fernanda Paiva

Muitas pessoas desejam trabalhar com arte, enquanto outras juram que seu sonho maior é estar em uma cozinha ou confeitaria de um hotel renomado. Mas você já imaginou mudar de carreira e se tornar instrutor de mergulho?

Isso foi o que aconteceu com Fernanda Paiva, coordenadora de logística de uma grande empresa em São Paulo, que aos 30 anos largou o cargo e buscou uma nova carreira como instrutora de mergulho.

Como ela mesmo diz em seu depoimento, a decisão de mudar de carreira aos 30 anos não é nada fácil, pois sempre existe o medo da mudança!

Você escutará coisas que muitas vezes são apenas mitos da profissão Instrutor de Mergulho.

Já pensou em poder mudar completamente sua rotina, trabalhar em qualquer lugar do mundo e ainda ter benefícios para o corpo e para a mente?

Esses são apenas alguns dos benefícios da profissão de instrutor de mergulho!

GOSTOU DA IDEIA?

Veja o passo a passo para virar um Instrutor de Mergulho!

E você? Como anda a sua vida profissional? Já sonhou em ser instrutor de mergulho, mas ainda tem dúvida em como fazer isso virar realidade?

Deixe sua dúvida nos comentários que nós teremos o maior prazer em responder.

 

Você também vai gostar de