Blog

6 vantagens de se tornar um Instrutor de Mergulho PADI

Instrutor de Mergulho PADI

,

Estamos sempre recebendo perguntas sobre quais são as vantagens de se tornar um instrutor de mergulho PADI.

Mas antes de começarmos a listar as 6 vantagens de se tornar um Instrutor de Mergulho PADI, queremos te dizer que ficamos muito felizes em saber que cada vez mais as pessoas estão se apaixonando pelo maravilhoso mundo do mergulho. Isso é fantástico e bastante motivador!

Como notamos que muitas dessas pessoas possuíam dúvidas sobre os diferenciais de ser um profissional PADI, escrevemos este post para compartilhar com vocês as razões pelas quais acreditamos que a PADI (Professional Association of Diving Instructors) é a melhor certificadora de mergulho do mundo, e porque ela forma os melhores instrutores de mergulho.

Portanto, se você está querendo mudar de profissão ou busca uma segunda carreira, e sonha em ser um instrutor de mergulho, este post é pra você! Continue lendo este post e você descobrirá as seis vantagens de se tornar um Instrutor de Mergulho certificado pela PADI!

#1 – A melhor do mundo

PADI melhor certificadora de mergulho

A PADI é a melhor certificadora de profissionais de mergulho do mundo. Só isso já seria suficiente, mas veremos em detalhes porque ela é a melhor.

A PADI é responsável pela formação de mais de 25 milhões de mergulhadores e conta com mais de 136 mil membros, entre divemasters e instrutores de mergulho, e 6.300 dive centers espalhados por todo o mundo.  As certificações da PADI são reconhecidas em mais de 186 países e territórios! Em qualquer lugar do planeta sua credencial de profissional de mergulho será reconhecida e aceita.

Ser um profissional certificado pela PADI garante muito mais visibilidade e confiabilidade, já que você terá as credenciais de mergulho mais desejadas e respeitadas do mercado.

#2 – O melhor material didático

Material Didático PADI

Uma das melhores vantagens de se tornar um profissional PADI é ter acesso ao que existe de melhor e mais completo no mercado no que diz respeito a material didático.

Os materiais desenvolvidos pela PADI são desenvolvidos com base em uma linguagem de fácil compreensão e estão disponíveis em 26 línguas. Seu objetivo é tornar o processo de aprendizagem agradável fazer a experiência valer a pena.

Durante seu curso de instrutor de mergulho, você terá o suporte de manuais, vídeos, livros de exercícios e DVD’s de alta qualidade, que facilitam o aprendizado dos alunos.

A PADI é a primeira certificadora de mergulho a oferecer uma linha de materiais interativos desenvolvidos para tablet, além de uma plataforma de ensino online. Issos garante maior flexibilidade, já que o aluno pode organizar melhor os horários de seu estudo, além de aprender do conforto da sua casa, deixando para o final de semana ou viagem a parte mais legal: os mergulhos!

#3 – Garantia de certificação de qualidade

Para reafirmar seu compromisso com a seriedade e com a qualidade de suas formações, a PADI é a única certificadora de mergulho que tem um rigoroso programa de controle de qualidade.

Todos os cursos PADI são construídos sob padrões educativos de alto rigor, e passam periodicamente por verificações com monitoramento para assegurar sua confiabilidade. Para isso, a PADI convoca, aleatoriamente, diversos mergulhadores para garantir que seu padrão de qualidade esteja sendo seguido à risca por seus instrutores. Em casos de divergências ou desvios, a PADI prontamente define ações corretivas para que o padrão de qualidade das formações seja mantido.

Assim, a metodologia de ensino desenvolvida pela PADI para a certificação de mergulhadores é uma forma bastante eficaz de garantir que os instrutores associados do mundo inteiro ministrem seus cursos de formação em mergulho com coerência e padronização.

Em contrapartida, a PADI permite também que o aprendizado seja adaptado às necessidades de cada escola e aos requisitos e limitações do ambiente de mergulho local.

Assim, a qualidade da formação ministrada aqui no Brasil tem o mesmo nível que a de um centro de mergulho PADI no México, por exemplo. Cada uma delas é adaptada para levar em conta a cultura, os costumes, os protocolos e as implicações legais de cada local.

Desta forma, trabalhando com a PADI você traz consigo a qualidade e o peso da marca. Atualmente, os cursos PADI são os mais procurados do mundo! As pessoas já procuram os dive center atrás da sua tão sonhada certificação PADI.

#4 – Formação contínua

Nunca pare sua formação

Um bom profissional precisa se manter sempre atualizado, estudando para continuar sendo um profissional de alto nível.

A PADI se preocupa com a continuidade do aprendizado, e por isso disponibiliza aos profissionais certificados diversos cursos de mergulho, com objetivo de potencializar suas habilidades técnicas de instrutor de mergulho.

Além dos cursos de formação mais comuns, que vão do básico ao instrutor de mergulho, a PADI disponibiliza para seus profissionais credenciados mais de 25 cursos de instrução de  especializações, como mergulho noturno e mergulho em naufrágios.

Um grande diferencial para o mergulhador já que, após a formação tradicional, ele pode focar seu aprendizado nas vertentes que mais lhe atraem ou que mais possuem demanda em sua região. Portanto, para o profissional PADI, há sempre algo novo para descobrir, há sempre algo novo para aprender.

E não para por aí! A PADI tem um departamento responsável por acompanhar o mercado e desenvolver novos cursos. Nos últimos anos foram lançados, por exemplo, os cursos de Sidemount Diver e Public Safety Diver.

A PADI oferece também a possibilidade de que você possa desenvolver seu próprio curso de especialização, chamada de especialização distinta. Isso é mais uma vantagem, pois se você é um instrutor PADI, domina algum conhecimento extra e identifica um nicho de mercado, bingo! Nasce uma nova especialização que fará você se diferenciar no mercado.

Aqui na Let’s Dive, por exemplo, nossos instrutores Fernanda e Miguel desenvolveram a Especialização de Marketing para Profissionais PADI.

#5 – Muito além de um bom mergulhador

Faça as contas

Em outro post aqui do blog nós falamos sobre como uma boa formação técnica é fundamental para o sucesso na profissão de instrutor de mergulho. Mas isso não é tudo!

Assim como todo profissional do século XXI, o profissional de mergulho precisa ser multidisciplinar e colecionar habilidades de diferentes áreas.

A PADI possui um profundo conhecimento sobre o mercado de trabalho para mergulhadores. No curso de instrutor de mergulho PADI, os alunos passam por aulas de conceitos e estratégias de marketing, técnicas de precificação, e aprendem a entender o mergulho como um negócio. Isso é fundamental para garantir que, além de possuir todas as habilidades técnicas para prestar um bom serviço, os futuros profissionais também estejam aptos a vender cursos de mergulho e conseguir manter sua competitividade no mercado.

#6 – Garante a sua empregabilidade

Conheça a natureza mais de perto

Há muito mais dive centers PADI espalhados pelo mundo do que qualquer outra certificadora. E essa é uma informação crucial para os futuros profissionais de mergulho.

O número de vagas de emprego para os profissionais PADI é muito maior do que para os instrutores de outras certificadores. Você pode entrar nos principais sites de vagas de emprego no mergulho como o Divers Jobs e o Dive Zone e conferir agora mesmo.

Cruzeiros e Resorts também dão preferência para profissionais PADI. Isso acontece por 2 motivos: a garantia de qualidade  e o reconhecimento da marca  PADI no mundo.

Aqui no Brasil não é diferente. Com uma simples pesquisa na internet você verá que as principais escolas são PADI e que darão prioridade, senão exclusiva, para a contratação de profissionais PADI.

Neste ponto, o futuro profissional de mergulho deve tomar mais cuidado, já que muitas vezes o barato sai caro. Sabemos que é possível pagar bem mais barato pela sua formação como instrutor de mergulho em outra certificadora, mas e depois? Como conseguir um bom emprego para recuperar seu investimento e dar continuidade em sua carreira na indústria do mergulho?

Aqui reunimos apenas seis das principais vantagens das certificações PADI. Existem muitas outras, que detalhamos aqui  no blog em outros posts.

Obviamente, qualidade tem seu custo. Muitas vezes, pensamos em economizar e esquecemos de analisar com mais atenção a complexidade do investimento que vamos realizar. Portanto, quando estiver escolhendo sua formação profissional em mergulho, pare um pouco, pense bastante e analise com cuidado a relação custo benefício. 

E se você quer saber mais sobre as formações PADI ou se ainda tem dúvidas sobre as vantagens de um profissional de mergulho credenciado pela maior certificadora do mundo, entra em contato com a gente! Vamos ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.